Os membros da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19) e como deverão se portar em meio à pandemia. As informações foram dadas por integrantes do Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre o Coronavírus, que visitaram o local na manhã desta segunda-feira (23). Durante esse período, a Farmácia Universitária segue em funcionamento, mantendo a parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e atendendo exclusivamente aos usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro São Pedro.

A orientação é um paciente por vez, a mais de um metro de distância do atendente e, ao entrar e sair, todos deverem higienizar as mãos com o álcool em gel. (Foto: Gustavo Tempone)

O Comitê verificou as medidas de segurança já iniciadas pelos trabalhadores da farmácia e complementou com outras. A partir de agora, somente um paciente por vez poderá entrar no ambiente; ele também deve permanecer a pelo menos um metro de distância do atendente. Ao entrar e sair da Farmácia, o usuário será orientado a higienizar as mãos com o álcool em gel disponível no local. Já do lado externo, foram realizadas marcações no chão para que as pessoas possam manter uma distância segura enquanto aguardam na fila.

“Os farmacêuticos, trabalhadores terceirizados e residentes em farmácia da UFJF estão empenhados em dar continuidade no atendimento, mas garantindo toda essa segurança aos usuários e trabalhadores”, ressalta o diretor da faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério.

A diretora da Faculdade de Medicina e membro do Comitê, Maria Cristina Vasconcellos, defende a importância dessas precauções: “Essas medidas de afastamento são necessárias. Além disso, os trabalhadores também irão tomar medidas de segurança no processo de entrega dos medicamentos”, explica.

Funcionamento

A Farmácia Universitária funciona em horário alterado durante a pandemia de Covid-19. A unidade, que fica localizada no campus da UFJF, próxima ao Pórtico Norte, fica aberta das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Cristina propõe que os usuários busquem visitar a farmácia em horários com menor movimentação. “Muitas pessoas costumam ir pela manhã, mas como a farmácia possui um horário maior, elas podem utilizar também o turno da tarde”.