Devido às recomendações das autoridades de saúde e à suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da UFJF, por conta do novo coronavírus (COVID-19), a Clínica Veterinária de Ensino da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) suspendeu novos agendamentos de atendimentos. Além da interrupção das marcações, que normalmente são realizadas após cadastramento prévio e triagem no Departamento de Controle Animal (DCAN) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, ficam paralisados também os serviços de cirurgias eletivas.
De acordo com o coordenador da clínica, Leonardo Lara e Lanna, um ofício foi enviado à Faculdade de Medicina, a qual o setor pertence, informando os serviços que pretendem manter. “Nossa intenção é permanecer somente com os atendimentos de casos agudos, graves, que já estávamos acompanhando ou haviam sido agendados, e os considerados inadiáveis, tanto clínicos quanto cirúrgicos. Já os procedimentos eletivos e que podem ser adiados com segurança estão suspensos até segunda ordem, com a garantia de que vamos cumprir esses atendimentos e disponibilizar horários assim que a situação se normalizar”, afirma Lanna.
Já para o atendimento aos animais que ainda necessitam de cuidados, a equipe da clínica está trabalhando em sistema de rodízio, com a presença de veterinários essenciais. Alunos e servidores administrativos foram dispensados. “Estamos entrando em contato com todos os tutores que tinham agendamento, orientando sobre a situação. Disponibilizamos o turno da manhã, preferencialmente, para orientações pelo telefone (32) 3213-0414”, destaca.
A unidade, localizada na Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, 135, no bairro Jardim Glória, tem atendimento voltado para cães e gatos de tutores em condição de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aqueles inscritos no Cadastro Único (CAD Único) para programas sociais do Governo Federal. O local não possui pronto atendimento.
Mais informações
(32) 3213-0414 – Clínica Veterinária de Ensino da UFJF