Está disponível a versão digital e gratuita do livro “Diálogos sobre formação e trabalho docente”, organizado pelas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), Caroline Souza Ferreira e Maria Paula Belcavello. O livro traz uma coletânea de artigos que dialogam com os desafios enfrentados e postos à formação de professores ao trabalho docente no momento atual. A previsão de lançamento da versão física é para o início de abril.
A ideia do livro surgiu a partir da disciplina “Tópicos Especiais em LCS: Trabalho e Formação Docente”, lecionada pelas professoras Andréia Garcia Reis e Tânia Magalhães. Nesses encontros, alunas da disciplina foram desafiadas a problematizar a formação e o trabalho docente, produzindo, como consequência, uma série de artigos. Os trabalhos produzidos a partir das leituras e discussões foram organizados, resultando na obra em questão. Cada capítulo trata de um projeto institucional de formação docente, inicial ou continuada.
Segundo uma das organizadoras, Maria Paula Belcavello, o livro ─ produzido e organizado por mulheres ─ exibe trabalhos realizados em meio a um cenário de luta e resistência contra a crise no campo da educação. “Os artigos que compõem o livro trazem contribuições relevantes para as discussões sobre os programas de formação, bem como a inter-relação entre escola básica e Universidade, destacando a importância e o compromisso assumido e exercido pelas Universidades Públicas frente ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”
Também organizadora do livro, Caroline Souza Ferreira complementa dizendo que a obra não apenas se encaixa na realidade da UFJF, mas nasce na instituição, uma vez que é fruto de pesquisas realizadas em aulas. “É preciso ressaltar que a obra surge em um contexto político em que nós, professores, estamos sendo extremamente afetados. Enxergamos a obra como um movimento de resistência a essa tentativa de desmonte da educação, principalmente por ser um livro de acesso gratuito sobre um tema de grande relevância para os educadores.”
A decisão das autoras foi publicar o livro de duas maneiras: digitalmente e em papel. O e-book, disponível no site da editora Letraria, garante acesso fácil e gratuito, permitindo maior divulgação e visibilidade. Já a tiragem impressa, de 30 livros, será distribuída em um evento de lançamento no mês de abril.
O livro é composto de artigos das professoras da Faculdade de Educação (Faced) Tânia Guedes Magalhães, Andreia Rezende Garcia Reis e Núbia Aparecida Schaper Santos, da professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Lavras, Helena Maria Ferreira, e de autoras de outros cursos de pós-graduação da UFJF: Andressa Barcellos Correia da Silva e Ariane Rodrigues Gomes Leite Godoy, mestrandas em Educação (PPGE/Faced); Jaciluz Dias, doutoranda em Linguística (UFJF) e Nathalia Lersen, mestranda em Ambiente Construído (UFJF).
O livro tem prefácio da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente da Associação Nacional pela formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Lucília Augusta Lino.