Joselio_Nunes_Coelho_Conferencia_bilingue_surdos_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Professor Josélio Nunes: ‘Cada um tem a sua forma de adquirir a língua, e a gente precisa empoderar as pessoas com o uso dela’ (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Empoderamento e importância da participação política de pessoas com deficiência foram temas que integraram a abertura da 1ª Conferência da Zona da Mata pela Educação Bilíngue para Surdos, neste sábado, 7.

Sediado na Faculdade de Letras da UFJF, o evento contou com a palestra “A defesa da educação bilíngue para os surdos – com Movimento Bilíngue de Minas Gerais”, ministrada pelo professor de Ensino de Libras Josélio Nunes Coelho.

O Movimento pela Educação Bilíngue incentiva representantes de todas as cidades do Estado a lutar pela comunidade surda, por meio da promoção de ensino, reconhecimento de profissionais surdos e valorização dos intérpretes.

Segundo Josélio, há certa carência em relação à comunicação em forma de sinais, fundamental para a educação dos surdos. “Cada um tem a sua forma de adquirir a língua, e a gente precisa empoderar as pessoas com o uso dela. Esse trabalho é muito importante. É preciso melhorar a educação dos surdos no Brasil.”

A professora da rede municipal de ensino Ana Paula Xavier, representante da Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, apontou, na abertura da conferência, a necessidade da educação bilíngue nas escolas, que é justamente, conforme a docente, por onde deve começar a promoção da participação dos surdos. “Nada vai empoderar o surdo, a não ser a educação. Quando ele tiver a educação bilíngue dentro da escola, quando vir a sua língua sendo respeitada, aí haverá o empoderamento”, afirma.

A necessidade de mais participação política de pessoas com deficiência também é um ponto em discussão. De acordo com o vereador Jucelio Maria, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal, que integrou a mesa de abertura, o trabalho para garantia de direitos a essa comunidade deve ser fruto da cooperação de todos. “É preciso unir nossas forças para que a pessoa com deficiência possa ter competência e capacidade de lutar pelos próprios direitos, de enfrentar essa ‘passividade’ do poder público em função da nossa inação.”

Participaram também da mesa de abertura da Conferência o presidente da Associação dos Surdos de Juiz de Fora, Bruno Viana, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Harison Nassar, e a diretora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, Neiva Ferreira Pinto.

A conferência traz ainda cinco palestras, em sua programação, neste sábado. A previsão de encerramento é às 18h com eleição da cidade que sediará o próximo encontro.

Veja mais fotos da abertura: