Alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com suas produções em exibição no Festival Primeiro Plano 2019. Entre curtas e longas metragens, os filmes dos estudantes estão concorrendo nas categorias de mostras competitivas em um dos principais eventos de cinema da cidade. O Primeiro Plano teve início nesta segunda-feira, 2, e sua programação se estende até sábado, 7, no Shopping Alameda, e a entrada é gratuita.

Alunos concorrem nas categorias de mostras competitivas na 18ª edição do evento (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

Em sua 18ª edição, o Primeiro Plano conta com exibição de mostras competitivas de diferentes categorias, além de estreias de longas, oficinas e debates em torno do cinema e da produção local. Membro da organização receptiva do evento, Matheus Jeronymo enxerga a programação como uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos sobre cinema. É uma grande oficina que permite o contato entre diretores estreantes com profissionais já consolidados da área.”

Ganhador da Mostra Regional do ano passado, com o curta “Vida de Estradeiro”, Pedro Soares é formado em jornalismo pela UFJF. Apresentando sua nova produção, “Cinesia”, na edição deste ano, ele afirma que a participação no Festival foi uma incentivo em relação à carreira que pretende seguir. “Foi sensacional poder exibir esses filmes no festival. O público abraçou bastante as duas ideias, que foram completamente diferentes uma da outra, já que ano passado produzi um documentário e esse ano fiz um curta de ficção. Ter ganho o prêmio incentivo só me fez ter certeza de que quero continuar na área do audiovisual. Nada do que eu produzi para o cinema, fiz com o intuito de receber algo em troca, e ter esse reconhecimento me fez acreditar mais no meu potencial como profissional.”

Rio Branco
Já o estudante Gustavo Furtuoso estreia no Primeiro Plano com “Rio Branco”. “O que eu quis com esse filme foi tentar abordar a relação das pessoas com a cidade em que vivem”, explica. Aluno do curso de jornalismo, Furtuoso é um dos alunos da UFJF que está participando na categoria de Mostra Regional, concorrendo a um incentivo de R$ 9 mil para futuras produções.

Festival acontece até sábado, com exibições no Shopping Alameda (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

O estudante, que já havia cursado Engenharia antes de trocar para o Jornalismo, afirma que o filme tem uma proposta de ir além das aparências. Um “documentário que não é bem isso”, Rio Branco trata das influências da cidade nas emoções de seus habitantes. Seja através de um ônibus lotado, de um caminho perigoso até em casa ou pela fadiga do cotidiano, o curta, de 19 minutos, que será exibido nesta quinta-feira, 5, às 17h, busca enxergar as potencialidades do local em que vivemos.

Para Furtuoso, a participação é o primeiro passo para uma carreira que deseja seguir. “Foi um curta que eu fiz praticamente sozinho, sem nenhum dinheiro. Estar em um festival tão importante para a cidade traz muita referência e inspiração, sempre foi um sonho fazer um filme e iniciar dentro do cinema.”

Potencial estético
Coordenadora de Comunicação do Primeiro Plano, Marília Lima explica que o festival possui uma atenção especial para os diretores e produtores de conteúdo iniciantes no ofício. “É um festival realmente voltado para quem não têm tanta experiência e que têm, muitas vezes, um potencial estético e narrativo sem ter tido oportunidade. É um gás que faz com que a pessoa continue fazendo cinema. Colocar seu primeiro filme para o público é interessante para que, desde o início, você possa pensar sobre sua realização. Participar de um festival é muito importante para entender o tipo de carreira que você quer ter e qual linguagem você quer desenvolver.”

Primeiro Plano

@primeiroplano