(Foto: Caíque Cahon)

Obras podem ser entregues na Sala da Coordenação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental ou no Diretório Acadêmico de Engenharia (Foto: Caíque Cahon)

A campanha Para Gostar de Ler é uma ação do Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (GET/ESA), que tem o objetivo de incentivar a leitura, a partir da doação de livros aos alunos das escolas públicas de Juiz de Fora. A campanha faz parte de um conjunto de iniciativas da Faculdade, em parceria com o Centro de Educação Ambiental e Cultura do Exército (Ceac), que envolve a população juiz-forana em ações educativas sobre o meio ambiente.

Para realizarem a doação, os alunos que fazem parte do GET/ESA estão recolhendo obras infanto-juvenis, que também podem ser entregues na Sala da Coordenação do Curso (das 8h às 11h e das 13h às 15h30) ou no Diretório Acadêmico da Engenharia. A coleta será feita até o dia 3 de junho. “Cada doação tem grande valor para os meninos e meninas que vão receber estes livros. A adesão da comunidade acadêmica à campanha é fundamental para que consigamos atingir o máximo de estudantes possível ”, lembra Alisson Gabriel, aluno do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e membro do GET.

Esta é a primeira vez que a campanha Para Gostar de Ler é promovida na Faculdade, mas, de acordo com os organizadores, já é possível perceber o apoio dos estudantes, professores e funcionários. “Nós não temos uma meta para a coleta dos livros, mas já conseguimos arrecadar um número significativo”, afirma Alisson.

A professora Maria Helena Rodrigues Gomes, orientadora do Grupo, explica que as escolas beneficiadas já receberam atividades desenvolvidas pela Faculdade em parceria com o Exército. “As escolas inicialmente escolhidas são aquelas com as quais já trabalhamos nas Gincanas Ambientais. Nestas atividades percebemos escolas que realmente necessitam dessa colaboração.”

Maria Helena também esclarece que a campanha recebe livros novos e usados. “Todo livro é bem-vindo, novo ou usado e até mesmo aqueles que precisarem de algum reparo, pois ao, finalizarmos a primeira fase do projeto, nós vamos separar estes livros e a serem reparados antes da doação.”

Parceria com o Exército

Desde 2011, a parceria entre a Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental  e o Centro de Educação Ambiental e Cultura do Exército (Ceac) busca conscientizar a população juiz-forana sobre questões ambientais. Nestes cinco anos de cooperação, foram desenvolvidos projetos de extensão, gincanas, seminários, palestras, plantio de árvores e outros eventos, tendo a finalidade de envolver a comunidade em geral, militares, alunos e professores da UFJF.