A Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a ‘7ª Semana de Igualdade Racial: vidas negras importam’ na próxima segunda-feira, dia 25, das 18h30 às 22h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (antigo anfiteatro da Facom). Nesta edição, o tema da atividade será ‘Racismo e Saúde Mental’.
“Este evento já é uma marca na agenda das atividades político-acadêmicas da Faculdade de Serviço Social no mês do novembro. O racismo é estruturante no sofrimento mental de negras e negros e essa também é uma das expressões da questão social que vem sendo tomada como objeto de estudos e pesquisas na área de Serviço Social”, explica o organizador da 7ª Semana e professor da UFJF, Marco José de Oliveira Duarte.
A programação contará com debates, exibição de videoclipe, lançamento de livros, sessão de autógrafos e apresentação cultural. As discussões serão conduzidas, de forma interdisciplinar, pela assistente social, feminista negra e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rachel Gouveia Passos; e pela psicóloga, feminista negra, integrante do ‘Coletivo Odoyá de Psicólogxs Negrxs de Juiz de Fora e região’ e professora da Faculdade Machado Sobrinho, Gilmara Santos Mariosa.
Na ocasião, a docente da UFRJ também irá lançar dois livros dos quais é organizadora: ‘Luta Antimanicomial e Feminismos: discussões de gênero, raça e classe’ e ‘Luta Antimanicomial e Feminismos: inquietações e resistências’.
A apresentação cultural será realizada pelo grupo de artes cênicas e política “As Ruths”. A partir das estéticas do Teatro Experimental do Negro, de Abdias do Nascimento, e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, as atrizes encenarão o espetáculo ‘De todas nós’.
A participação na ‘7ª Semana de Igualdade Racial: vidas negras importam’ é gratuita e aberta ao público em geral, sem exigência de inscrição prévia. Os interessados em receber certificado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, devem efetuar inscrição na abertura do evento.
Outras informações: (32) 2102-3561 (Faculdade de Serviço Social)