O audiovisual domina o século XXI. A tecnologia e a internet permitem que todos com um smartphone sejam criadores de conteúdo em potencial. Os serviços de streaming mudaram a forma como filmes, séries de televisão, música e podcasts são consumidos pelo público. Levando em conta este contexto, a 17ª edição do Encontro Regional de Comunicação (Erecom) 2019 traz como tema o “Audiovisual no(do) Século XXI”. Com o objetivo de apresentar projetos, produções, experiências e reflexões teóricas em torno do audiovisual na perspectiva contemporânea, o evento conta com palestras, mesas temáticas e oficinas focadas nesta linguagem, que vai muito além do cinema e da televisão. O encontro acontece dos dias 19 a 21 de novembro na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

“Além da atualidade e da necessidade do debate desta temática, ela assume uma importância especial para nós devido ao fato de estarmos iniciando o curso de Rádio, TV e Internet aqui na Faculdade de Comunicação”, avalia a professora e uma das organizadoras, Teresa Neves. Para ela, o evento oferece uma oportunidade para que alunos da graduação e da pós-graduação possam participar de um evento acadêmico dentro da própria faculdade.

Radiodifusão comunitária, realidade aumentada e a produção audiovisual
A primeira mesa temática do evento acontece nesta terça-feira, 20. “Novos territórios da radiodifusão comunitária” conta com as presenças da Doutora Honoris Causa da UFJF, Adenilde Petrina Bispo, do Coletivo Vozes de Rua e do pesquisador Adilson Vaz Cabral Filho, da Universidade Federal Fluminense  (UFF). A abertura oficial acontece às 18h30 no auditório da Facom, seguida pela palestra “Produção e tendências da Realidade Aumentada para Mídias Digitais”, com João Victor Boechat Gomide, da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec).

Na quarta, o auditório da Facom recebe, às 15h, o diretor Rodrigo Pimentel, produtor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Ele participa da mesa temática “Perspectiva da produção audiovisual”. Além do cineasta, também compõem a mesa Cosimo Valerio, da Mídia Bridge, produtora do longa “Chacrinha”, e Eduardo Cantarino, da Dilúvio Produções. Ao final do dia, às 19h, o tema da palestra será “Cineastas brasileiras e a ‘distração’ histórica que não caberá no século XXI”, ministrada pela professora Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, Karla Holanda.

No último dia do encontro, as componentes da mesa temática discutem sobre “Cineclubismo e sociabilidades”. Entre elas estão Érika Savernini, do Cineclube Lumiere, Alessandra Brum, do Cineclube Movimento, Dina Pereira, da Rede Kino, Daniela Auad, do Cine Sapatão e coletivo Flores Raras, e Rita Quadros, do Cine Sapatão SP. À noite, a palestra de encerramento é intitulada “O audiovisual possível no (do) século XXI: experiências de educação transmídia em Timor-Leste e Moçambique” e será ministrada por Lorena Tárcia, professora de Jornalismo Online no Centro Universitário de Belo Horizonte.

Oficinas e grupos de trabalho
As oficinas serão realizadas na quarta e na quinta a tarde, contando com dez minicursos sobre temas como fake news, gestão de crises no ambiente digital, comunicação e saúde mental e atuação para Cinema e Audiovisual. Serão realizadas 24 mesas de Grupos de Trabalho na parte da manhã durante os três dias de evento, com a apresentação de 98 trabalhos. Segundo a comissão organizadora, os grupos foram definidos a partir dos trabalhos enviados,  de modo a romper com as divisões por cursos e/ou mídias, permitindo conexões e interdisciplinaridades que expressam melhor o campo da comunicação atual. 

Outras informações
Programação completa Erecom 2019