Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 19/09/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/19-09-2019/jf-imperadores-ja-vendeu-cerca-de-500-ingressos-para-estreia-oficial-no-ano.html

Título: JF Imperadores já vendeu cerca de 500 ingressos para estreia oficial no ano

Após mais de um ano sem participar de competições oficiais, o Juiz de Fora Imperadores volta a atuar neste domingo (22) e deve ser empurrado por centenas de torcedores. A equipe local estreia na Copa Ouro de Futebol Americano (FA) às 10h, no campo do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contra o Golden Lions, time de Belo Horizonte (MG). Para o compromisso, quase 500 ingressos já foram comercializados pelos atletas.

Os bilhetes custam R$ 5 mais 1kg de alimento não perecível que deve ser entregue no dia do jogo, no campus da Federal. Toda a arrecadação será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Maiores de 65 anos, menores de 8 e pessoas com necessidades especiais têm entrada gratuita no evento. Nesta sexta-feira (20), a equipe irá promover uma ação no Calçadão da Rua Halfeld, no Centro, a partir das 18h, em que atletas estarão vendendo entradas para o jogo.

Não há um ponto de venda de ingressos físico. Os interessados devem entrar em contato com algum atleta da equipe juiz-forana ou nas redes sociais do JF Imperadores. “Não há venda em pontos físicos porque da última vez que fizemos, a procura de público extra (sem envolver familiares e amigos de atletas) foi muito baixa. Vendemos muitos ingressos no dia, na entrada da UFJF”, relata o presidente do time, Marcos Nogueira. Haverá, novamente, a possibilidade de comprar os bilhetes no dia.

Objetivo é ser finalista

Nesta temporada, a Copa Ouro terá participação do JF Imperadores, Golden Lions, América Locomotiva (do América-MG) e Galo Futebol Americano (Atlético-MG). Após o primeiro duelo em Juiz de Fora, os locais voltam a atuar em casa entre os dias 26 e 27 de outubro, inicialmente, contra o América. No dia 23 ou 24 de novembro, o time vai até Belo Horizonte encarar o Galo FA, encerrando a participação na primeira fase.

Os dois primeiros colocados avançam para a decisão, em jogo único no campo da equipe de melhor campanha. “A ideia nesse campeonato é chegar à final. Buscaremos o primeiro lugar, o planejamento é esse, conseguir ser mandante na final para pleitear uma decisão no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A final deve ser dia 7 ou 8 de dezembro, e estamos vendo com o Poder Público a possibilidade”, adianta Nogueira.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 19/09/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/19-09-2019/jogos-universitarios-femininos-comecam-nesta-sexta-feira.html

Título: Jogos Universitários Femininos começam nesta sexta-feira

Tem início na noite desta sexta-feira (20), os Jogos Universitários Femininos (Jufem). A competição local irá reunir, ao todo, seis atléticas da cidade compostas por alunas-atletas que irão disputar partidas em quatro modalidades até o domingo (22). O evento será realizado no complexo esportivo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), no Campus da Academia de Comércio, localizado na Rua Halfeld, 1179, Centro.

Estão previstas competições no handebol, no futsal, vôlei e tênis de mesa, sempre no naipe feminino. As atléticas confirmadas – não necessariamente em todos os esportes – são as donas da casa, da Associação Atlética Acadêmica do CES/JF, do Centro Universitário Estácio JF, Faculdade Metodista Granbery, Instituto Vianna Júnior, União Lúdico Desportiva dos Estudantes de Ciências Humanas (Uldech) e Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (Med UFJF).

Atlética do CES/JF atuará em casa nestes Jogos Universitários (Foto: Divulgação)

O evento, de idealização e organização de Júlia Carneiro, com o apoio da ARS Produções, surgiu, segundo a responsável, para suprir uma necessidade de fomentar a prática do esporte feminino, muitas vezes desvalorizado se comparado ao desporto masculino, até mesmo na reserva de espaços e disponibilidade de horários das áreas poliesportivas para que as mulheres atuem. “É uma necessidade que vimos com base justamente nos jogos que ocorrem em Juiz de Fora”, reitera a organizadora.

O evento terá, ainda, uma arbitragem exclusiva feminina, bem como a fotografia dos jogos. A abertura, no Ginásio do CES/JF, será a partir das 20h30 com participação do Las Manas e uma apresentação de futebol freestyle. O primeiro jogo ocorre em seguida, às 21h, entre a Med UFJF e a Uldech, no futsal.

Outras informações podem ser obtidas no Instagram do evento.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 19/09/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/09/19/pedidos-de-isencao-para-vagas-ociosas-da-ufjf-comecam-na-proxima-semana.ghtml

Título: Pedidos de isenção para vagas ociosas da UFJF começam na próxima semana

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) publicou edital para o preenchimento de 1.032 vagas ociosas nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O prazo para solicitação da taxa de isenção será nos dias 23 e 24. As inscrições serão nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. A expectativa é de divulgação do resultado em janeiro de 2020.

Conforme o edital 1/2019, os interessados podem concorrer às 766 vagas nos cursos presenciais de graduação oferecidas no campus de Juiz de Fora e às 266 em Governador Valadares. O documento informa as nove modalidades contempladas e a distribuição de vagas por cursos.

As condições, os critérios de seleção de cada uma estão dispostos em cinco anexos na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). (confira abaixo a lista de cursos e de modalidades).

Os excedentes dos processos seletivos originários (Pism e Sisu) devem acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações da página da Cdara.

No mesmo endereço online, os concorrentes às modalidades de reingresso, mudança de curso, transferência de IES e ingresso de graduado devem realizar a inscrição exclusivamente online.

As modalidades de ingresso para as vagas ociosas são:

ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários;

reinscrição ao curso de origem;

mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;

mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi); mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi);

transferência de instituição de ensino superior (IES) para curso de mesma nomenclatura;

transferência de IES para curso de mesma área;

ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área;

ingresso para obtenção de outra graduação.

Cursos com vagas disponíveis no campus Juiz de Fora:

Administração (diurno e noturno); Ciência da Computação (noturno); Ciência da Religião (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Contábeis (diurno e noturno); Ciências Econômicas (diurno e noturno); Ciências Exatas; Enfermagem; Pedagogia – Licenciatura (noturno), Rádio, TV e Internet, Serviço Social (diurno), Serviço Social (noturno); Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição, Odontologia; Ciência da Computação (noturno), engenharias Ambiental e Sanitária; Computacional, Elétrica (habilitação em Energia); e Elétrica (habilitação em Telecomunicações); Estatística, Farmácia; Filosofia (Bacharelado/Licenciatura); Física (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Física (Licenciatura, noturno); Geografia (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Geografia (Licenciatura, noturno); História (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Jornalismo (Diurno e Noturno); Letras Libras (Licenciatura); Letras (Licenciatura em Português/Licenciatura em Inglês, noturno); Matemática (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Matemática (Licenciatura, noturno); Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia (Licenciatura, diurno); Psicologia; Química (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Rádio, TV e Internet; Serviço Social (diurno e noturno); e Turismo (diurno e noturno).

Cursos com vagas disponíveis no campus Governador Valadares:

Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física (bacharelado); Farmácia; Fisioterapia; Medicina e Nutrição.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Oportunidade

Data: 19/09/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2019/09/19-ufjf-abre-edital-com-1032-vagas-ociosas-cursos-graduacao/

Título: UFJF abre edital com 1.032 vagas ociosas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nessa terça-feira, 17 de setembro, o edital nº1/2019, para o preenchimento das vagas ociosas nos cursos presenciais de graduação da Instituição. Os interessados podem concorrer às 766 vagas oferecidas para o campus de Juiz de Fora e 266 para Governador Valadares. As inscrições vão de 30 de setembro a 1º de outubro e devem ser feitas seguindo as orientações do edital.

São nove as modalidades de ingresso contempladas: ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários; reinscrição ao curso de origem; mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura; mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi); mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi); transferência de instituição de ensino superior (IES) para curso de mesma nomenclatura; transferência de IES para curso de mesma área; ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área; e ingresso para obtenção de outra graduação. As condições para ingresso e os critérios de seleção de cada uma das modalidades estão dispostos em cinco anexos neste link.

No campus Juiz de Fora há vagas disponíveis nos cursos de Administração (diurno e noturno); Ciência da Computação (noturno); Ciência da Religião (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Contábeis (diurno e noturno); Ciências Econômicas (diurno e noturno); Ciências Exatas; Enfermagem; Pedagogia – Licenciatura (noturno), Rádio, TV e Internet, Serviço Social (diurno), Serviço Social (noturno); Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição, Odontologia; Ciência da Computação (noturno), engenharias Ambiental e Sanitária; Computacional, Elétrica (habilitação em Energia); e Elétrica (habilitação em Telecomunicações); Estatística, Farmácia; Filosofia (Bacharelado/Licenciatura); Física (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Física (Licenciatura, noturno); Geografia (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Geografia (Licenciatura, noturno); História (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Jornalismo (Diurno e Noturno); Letras Libras (Licenciatura); Letras (Licenciatura em Português/Licenciatura em Inglês, noturno); Matemática (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Matemática (Licenciatura, noturno); Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia (Licenciatura, diurno); Psicologia; Química (Bacharelado/Licenciatura – diurno); Rádio, TV e Internet; Serviço Social (diurno e noturno); e Turismo (diurno e noturno).

No campus avançado de Governador Valadares, as vagas são para os cursos de Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física (bacharelado); Farmácia; Fisioterapia; Medicina e Nutrição.

Inscrições

Os excedentes dos processos seletivos originários (Pism e Sisu) devem apenas acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações da página da Cdara. Entretanto, os concorrentes às modalidades de reingresso, mudança de curso, transferência de IES e ingresso de graduado devem realizar a inscrição exclusivamente online, também na página da Cdara. Os quadros com as distribuições de vagas por cursos e modalidades de ingresso podem ser acessados no edital.

— —

Veículo: Brasil Escola

Editoria:

Data: 19/09/2019

Link: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2019-385-mil-pessoas-trabalharao-nos-dois-dias-provas/346141.html

Título: Enem 2019: 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias de provas

Com 45 dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que 385 mil colaboradores trabalharão nas provas que serão aplicadas para 5,1 milhões de estudantes em 3 e 10 de novembro.

No Enem, cada sala de aplicação tem um chefe e um fiscal de provas. Além disso, há fiscais de corredor, coordenadores e assistentes de coordenação de prova. São 147 mil salas de aulas que recebem o exame, as quais estão em 10.134 locais de todos os estados brasileiros e o distrito federal.

De acordo com o Inep, foram impressos 10,3 milhões de cadernos de provas, material que foi enviado em 54 mil malotes destinados às 11.227 coordenações. O Enem mobiliza mais de 100 parceiros em sua logística, incluindo polícias federal, civil, rodoviária federal e militar; exército; corpo de bombeiros e secretarias de segurança pública.

Dos 5,1 milhões de inscritos, o Enem 2019 terá 50 mil participantes que farão as provas adaptadas. O atendimento especial se divide em específico (grávidas e lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar) e especializado (pessoas com algum tipo de deficiência que necessitem de adaptação dos cadernos de provas, auxílio com ledor ou intérprete, salas adaptadas e outros recursos).

Quem pode trabalhar no Enem?

O Inep conta com a Rede Nacional de Certificadores (RNC), a qual é composta por servidores públicos federais e professores das redes estadual ou municipal de ensino. Os colaboradores do Enem também são constituídos de pessoas que integram os bancos das Fundações Cesgranrio e Getúlio Vargas (FGV), consórcio aplicador do exame.

Em 2019, o Inep conta com 60 mil certificadores a serem capacitados para a aplicação do exame. A certificação já começou e será feita para todos os servidores e professores participantes até o início de outubro. O treinamento é feito em ambiente online, em plataforma desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Como será o Enem 2019?

O Enem 2019 segue o modelo de provas dos últimos 10 anos: 180 questões objetivas e redação.

1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas + Redação

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Matemática

Os locais de prova serão disponibilizados em outubro, informações que serão detalhadas no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). O documento não é obrigatório para os dias de prova, mas o Inep recomenda que o estudante leve-o impresso para se localizar nos dias do Enem 2019.

Uma novidade informada pelo Inep recentemente é que os participantes que estiverem com identidade ou outros documentos de identificação com foto vencidos poderão utilizar os originais da documentação nos dias de prova.

Resultado do Enem

O resultado do Enem 2019 será publicado em janeiro de 2020. As notas poderão ser usadas como forma de ingresso no ensino superior Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

— —

Veículo: Ariquemes Online

Editoria:

Data: 19/09/2019

Link: http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=370303&codDep=67

Título: Saúde e Espiritualidade

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos” (Eclesiástico 30:22)

Muitas faculdades de medicina, em vários países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, já têm a disciplina de Saúde e Espiritualidade aprovada, constando em seu curso. No Brasil, algumas escolas médicas já a introduziram em seu currículo de forma optativa. No Estado de São Paulo, pode-se citar a USP (Universidade de São Paulo), enquanto no Estado do Rio de Janeiro, são apontadas a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). No Ceará, alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) dispõem, desde 2004, da disciplina Espiritualidade e Saúde.

Em Minas Gerais, a cadeira de Saúde e Espiritualidade, da Faculdade de Medicina da UFMG, é a segunda criada no país. Na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) existe o NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF e desenvolve pesquisas interdisciplinares de excelência sobre as relações entre espiritualidade e saúde, sendo um centro de referência nacional e internacional. Em Viçosa, existe o NEME – Núcleo de Estudos de Medicina e Espiritualidade, vinculado ao Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, criado em 2015. Paulatinamente, o meio acadêmico verifica a importância da Espiritualidade na área da Saúde, ressaltando, com muita ênfase, a sua importância na formação do profissional e como eficaz coadjuvante no tratamento das doenças físicas e mentais. A disciplina aplicada a estudantes de medicina e enfermagem tem o escopo de enfatizar o reconhecimento da dimensão espiritual do paciente e, consequentemente, conduzir a um atendimento mais humanizado.

Na Cidade do Rio de Janeiro, no INCA (Instituto Nacional do Câncer) há um núcleo que promove assistência espiritual e inter-religiosa aos pacientes, acompanhantes, familiares e funcionários, acatando sua dignidade, individualidade e autonomia. É denominado de “Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual” (Nave) e está localizado no Hospital do Câncer I (HC I), no prédio-sede do INCA (Praça Cruz Vermelha 23, 4º andar, Centro – Rio de Janeiro). Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), alunos criaram a Liga Acadêmica de Medicina e Espiritualidade (Liame), em 2014, para dar espaço a pesquisas e debates sobre o tema.

Em Niterói, a disciplina Medicina e Espiritualidade, ministrada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), além das salas de aulas, atende gratuitamente, através de professores e alunos das áreas de psicologia, medicina e arteterapia, pelo Núcleo de Estudos em Saúde, Medicina e Espiritualidade (Nesme).

Na maior metrópole do País (São Paulo), precisamente no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, existe um programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade, denominado de “proSer”, o qual trabalha com a espiritualidade dos pacientes e prepara o agente de saúde para essa sublime tarefa profissional. Outra boa iniciativa é verificada no hospital Albert Einstein pelo funcionamento do Núcleo de Estudos sobre a Religiosidade-Espiritualidade em Saúde (NERES), integrado no Grupo de Dor e Cuidados Paliativos, onde se comprova os benefícios da fé, tanto nos pacientes como nos profissionais de saúde.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia mantém o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (Gemea), com centenas de médicos debatendo o assunto, sabendo que a pessoa que busca a espiritualidade e que pelo menos uma vez por semana participa de um culto religioso tem 34% a mais chance de proteção cardíaca, menor risco de desenvolver câncer e de suicidar.

Ciência atesta o Fator Espiritual no Conceito de Saúde

Alguns hospitais estão caminhando com passos largos no sentido de colocar a espiritualidade no cuidado à saúde, reconhecendo a relação entre elas como fator que contribui para o bem-estar do ser humano, em consonância com a Organização Mundial da Saúde, ressaltando que ostentar boa saúde não corresponde somente à ausência de doenças e enfermidades, mas a um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Engolfados em setores mais avançados de agenda da saúde, reforçados pelas considerações da resolução da 101a  Sessão da Assembleia Mundial de Saúde propondo uma modificação do conceito de saúde da OMS para um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, muitos especialistas demarcam, então, a saúde de forma mais abrangente como contentamento biopsicossocial-espiritual, ou seja: bem-estar físico, psicológico (mental e emocional), social (contexto ambiental) e espiritual (sentido para a vida).

A Ciência, paulatinamente, vai constatando, o que muitos setores espiritualistas vêm reafirmando há milênios, que a vida é regida em duas faixas vibratórias que se interpenetram, a espiritual e a física, sendo que a primeira, preexistindo ao corpo e sobrevivendo após seu falecimento, regida pela imortalidade, é a responsável pelas doenças que se instalam na organização somática. A medicina hodierna sabe de a necessidade do tratamento ocorrer de maneira integral, abrangendo igualmente os fatores sociais e psicológicos atuando sobre os processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. Felizmente, está havendo, na seara médica, uma mudança de paradigma, porquanto o profissional de saúde, assim como o paciente, vivencia emoções e sentimentos, rodeado de uma intensa e “fria” parafernália instrumental.

Importante ressaltar que a espiritualidade, intimamente ligada aos cuidados à saúde, agindo no paciente e até mesmo no profissional de saúde, não faz restrição a qualquer crença específica, respeitando a religião de cada ser. Em verdade, a espiritualidade versa sobre as relações do homem com o transcendente. Segundo Koenig, Mccullough e Larson, no livro “Handbook of Religion and Health”, espiritualidade “é uma busca pessoal para entender questões relacionadas ao fim da vida, ao seu sentido, sobre as relações com o sagrado ou o transcendente, que pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas ou formações de comunidades religiosas”.

Nos últimos anos a valorização da dimensão ‘não-material’ ou espiritual nos domínios médicos tem crescido em importância, chamando a atenção de muitos pesquisadores. Centenas de estudos, relacionando espiritualidade e saúde, são unânimes na verificação de que as pessoas espiritualizadas são mais saudáveis, requerendo menos assistência de saúde e amalgamadas com estilos de vida que promovem a saúde. Geralmente são muito caseiras e totalmente refratárias às drogas. Em relação à depressão, são menos acometidas e as que padecem desse mal têm boa recuperação quando recebem intervenções que envolvam maior religiosidade. Importantíssimo para a manutenção da saúde a prática religiosa, ao lado das atividades físicas e da meditação.

A medicina de atuação completa ressalta a importância do cultivo dos bons sentimentos, acreditando que processos regidos pela culpa, mágoa, egoísmo, raiva, rancor e outros sentimentos doentios são causa ou agravamento de enfermidades. Como é importante para a saúde do indivíduo cultivar a fé, desde que muitos trabalhos científicos atestam que esse salutar sentimento influencia na saúde física e mental, diminuindo os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral, propiciando equilíbrio neurofisiológico e hormonal. Em 2004, o São Paulo Medical Journal, da Associação Paulista de Medicina, publicou uma pesquisa em cancerosos, enfatizando que o poder da prece é benéfico, agindo na recuperação desses pacientes.

A Importância do Evangelho no Entendimento de Espiritualidade e Saúde

Importante igualmente o cultivo do amor no coração, exercendo com fervor sua religião e praticar a caridade, que é o amor em ação, tanto para o próximo, quanto também para os animais e a flora. O Evangelho de Jesus, com suas lições eternas e belíssimas, pregando a prática da misericórdia em todos os momentos e circunstâncias, propicia ao homem a oportunidade gloriosa de galgarem um caminho, distanciado das plagas do egoísmo avassalador e dos pensamentos destrutivos, causas de todas as mazelas que assolam o ser humano.

O maior mestre que a humanidade tomou conhecimento, ao ser questionado a respeito da felicidade perene, que nunca cessará, revelou, carinhosamente, um roteiro sublime de iluminação, o qual consiste no amor a Deus e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:40). A afeição dispendida ao semelhante é a chave de libertação do indivíduo subjugado por pensamentos intrusos ou aprisionado pelo egoísmo que despreza as necessidades alheias. Essencial para a cura definitiva de um mal é afastar o orgulho e a presunção do interior de quem está em sofrimento e observar também as opiniões, interesses e imperativos de outrem. Quando a pessoa está se defrontando com batalhas em benefício do próximo, não tem mais tempo e disposição para ser subjugado pelos sofrimentos causados a si próprio. Ao mesmo tempo, constata que o transtorno do semelhante é deveras mais cruel do que ele próprio experimenta.

Exercendo a caridade, o indivíduo sente a sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, vivencia intenso bem-estar, consequência da liberação de neurotransmissores, como a ocitocina e a endorfina, proporcionando paz e levando à melhora na imunidade, defendendo eficazmente o organismo dos agentes perniciosos. O contrário acontece quando o ser se defronta com emoções negativas. Portanto, a disciplina de Medicina e Espiritualidade atua no paciente para que se esforce para erradicar de si os maus sentimentos, as sensações negativas, como a culpa, o remorso, o rancor, a apatia, o apego e outras toxinas emocionais.

Em relação aos sentimentos negativos da mágoa, da raiva e do ódio, as pesquisas indicam para a importância de conscientizar as pessoas no sentido da prática do perdão, desde que o ressentimento, a mágoa guardada, atua por baixar a imunidade e estar associada também ao câncer. Já dizia um ilustre pensador (origem desconhecida): “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. O ser constantemente se agita interiormente, guardando uma sombria relíquia dentro de si, entulho constituído de lixo emocional. Há necessidade da sua limpeza urgente, o que acontece quando concretiza o ato de perdoar de verdade, de coração, nunca da boca para fora.  Concedendo o perdão, o sentimento ruminado desaparece e se vivencia a sensação benéfica de alívio, representado no organismo físico pela liberação dos neurotransmissores ocitocina e endorfina, com subsequente melhora na imunidade aliada ao bem-estar.

Na Bíblia, o significado do verbo perdoar na língua grega é, literalmente, “cancelar” ou “remir”, como também, “abrir mão” ou “deixar ir embora”. Jesus usou de imagem figurada, comparando a importância do perdão ao pagamento de uma dívida, na Parábola do Devedor Incompassivo (Mateus 18:23-35). O Mestre, em sua oração, clamou a Deus, dizendo: “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”… (Lucas 11:4). Em verdade, o Cristo, psicoterapeuta por excelência, exortou a humanidade à prática incomensurável do perdão, respondendo a Pedro que lhe perguntou: “Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? ” Jesus, porém, ensinou que o perdão deve ser sempre concedido, indefinidamente, respondendo: “Não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21-22).

“A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacifico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas…”(O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. X – Item 4).

Essencial que a reconciliação se processe ainda na atual jornada reencarnatória, porquanto não sendo outorgado o perdão, o sofrimento continuará a ser vivenciado, após a morte, na dimensão da imortalidade, e permanecerá até chegar o momento da libertação final, a qual poderá ocorrer por meio do renascimento na carne dos inimigos espirituais em um mesmo lar.

É preciso mudar a forma como se veem os eventos ruins e a disciplina de Medicina e Espiritualidade surge para aparar todas as arestas, como a acalmia é esperada depois que passa a tempestade.

A vida congratula a todos os agentes de saúde que estão arrolados nesse magnânimo trabalho de amor ao próximo.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 20/09/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/20-09-2019/jf-volei-faz-primeiro-amistoso-da-temporada.html

Título: JF Vôlei faz primeiro amistoso da temporada

O JF Vôlei dá os primeiros passos na temporada 2019/2020. Em meio ao início de formação de elenco e da preparação com foco na participação da Superliga B, a segunda divisão nacional de vôlei, programada para começar apenas em janeiro do ano que vem, a equipe juiz-forana anunciou a realização do primeiro amistoso. Neste sábado (21), às 17h, o time comandado pelo técnico Marcos Henrique – o Marcão – atua na quadra do Sesi – Clube do Trabalhador (Avenida Brasil, 3.357, Centro), contra uma equipe da UFJF formada, inicialmente, por universitários. A entrada do público para a primeira exibição do time é gratuita.

As análises serão tão embrionárias que o próprio treinador do time afirmou que o evento servirá como uma oportunidade de conhecer melhor o grupo em ambiente competitivo.

“É muito cedo para falar sobre a preparação ainda. Não estamos nem com o grupo completo, e os amistosos servem pura e simplesmente para conhecer os atletas em jogo. Vamos buscar fazer uma boa partida, cumprir o objetivo que é ver esses caras jogando no meu comando. Conheço eles, já os vi jogando em alguns campeonatos, mas muito pouco. Alguns já atuaram em nível bacana, mas vêm de campeonatos amadores. Logo, fazer um prognóstico nesse momento é muito difícil. Mas estou feliz com a oportunidade de dirigi-los e o que estou pedindo é que, com esse pequeno tempo de treinamentos, que consigamos aplicar algumas coisas que colocamos. Estou tentando colocar a minha cara no time”, elucida Marcão.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 20/09/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/20-09-2019/ufjf-oferece-1-064-vagas-ociosas-em-cursos-de-graduacao.html

Título: UFJF oferece 1.064 vagas ociosas em cursos de graduação

A UFJF divulgou a abertura de um edital para vagas ociosas, sendo o total de 1.064 distribuídas entre os campi, 798 em Juiz de Fora e 266 para Governador Valadares. As inscrições ocorrem entre 30 de setembro e 1º de outubro, e os interessados devem seguir as regras e orientações do edital , disponível no site da UFJF, no endereço www2.ufjf.br/ufjf.

Os interessados podem se inscrever nas nove modalidades de ingresso, o que inclui: excedentes de processos seletivos públicos (Pism e Enem); reinscrição ao curso de origem; mudança entre campi; mudança de curso – no mesmo campus, ou no outro); transferência de instituição de ensino superior (IES) para curso de mesma nomenclatura; transferência de IES para curso de mesma área; ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área e ingresso para obtenção de outra graduação.

A listagem completa com os cursos que têm vagas ociosas também pode ser conferida no site da instituição. Os interessados de todas as modalidades de ingresso, exceto os que são excedentes em concursos originários, devem se inscrever on-line, por meio da página do Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Os excedentes devem acompanhar os editais de reclassificação e as orientações também pela página do Cdara .

— —

Veículo: Blog do Vestibular

Editoria:

Data: 20/09/2019

Link: https://www.blogdovestibular.com/vestibular-2020/ufjf-vagas-ociosas-2020.html

Título: UFJF abre isenção de taxa para preenchimento de 1.032 vagas ociosas, ingresso 2020

A Cdara, Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos, divulgou edital para o preenchimento de 1.032 vagas ociosas; nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ingresso 2020.

Isenção de taxa e inscrição

De acordo com edital, o prazo para solicitação da taxa de isenção será nos dias 23 e 24 de setembro. As inscrições serão nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Resultado

A expectativa é que a divulgação do resultado seja divulgado em janeiro de 2020.

Vagas oferecidas

Os interessados poderão concorrer às 766 vagas nos cursos presenciais de graduação oferecidas no campus de Juiz de Fora; e às 266 em Governador Valadares.

Os excedentes dos processos seletivos originários (Pism e Sisu) deverão acompanhar as publicações dos editais de reclassificação.

Modalidades de ingresso para as vagas ociosas são:

Ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários;

Reinscrição ao curso de origem;

Mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;

Mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi);

Mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi);

Transferência de instituição de ensino superior (IES) para curso de mesma nomenclatura;

Transferência de IES para curso de mesma área;

Ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área;

Ingresso para obtenção de outra graduação.

Cursos com vagas disponíveis no campus Juiz de Fora

Administração (diurno e noturno);

Ciência da Computação (noturno);

Ciência da Religião (Bacharelado e Licenciatura);

Ciências Contábeis (diurno e noturno);

Ciências Econômicas (diurno e noturno);

Ciências Exatas; Enfermagem;

Pedagogia – Licenciatura (noturno),

Rádio, TV e Internet,

Serviço Social (diurno),

Serviço Social (noturno);

Enfermagem,

Medicina,

Farmácia,

Nutrição,

Odontologia;

Ciência da Computação (noturno),

Engenharias Ambiental e Sanitária; Computacional, Elétrica (habilitação em Energia); e Elétrica (habilitação em Telecomunicações);

Estatística,

Farmácia;

Filosofia (Bacharelado/Licenciatura);

Física (Bacharelado/Licenciatura – diurno);

Física (Licenciatura, noturno);

Geografia (Bacharelado/Licenciatura – diurno);

Geografia (Licenciatura, noturno);

História (Bacharelado/Licenciatura – diurno);

Jornalismo (Diurno e Noturno);

Letras Libras (Licenciatura);

Letras (Licenciatura em Português/Licenciatura em Inglês, noturno);

Matemática (Bacharelado/Licenciatura – diurno);

Matemática (Licenciatura, noturno);

Medicina;

Medicina Veterinária;

Nutrição;

Odontologia;

Pedagogia (Licenciatura, diurno);

Psicologia;

Química (Bacharelado/Licenciatura – diurno);

Rádio, TV e Internet;

Serviço Social (diurno e noturno);

Turismo (diurno e noturno).

Cursos com vagas disponíveis no campus Governador Valadares:

Administração;

Ciências Contábeis;

Ciências Econômicas;

Direito;

Educação Física (bacharelado);

Farmácia;

Fisioterapia;

Medicina

Nutrição.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 21/09/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/09/21/projeto-de-alunos-da-ufjf-promove-acoes-de-saude-bucal-em-juiz-de-fora-e-regiao.ghtml

Título: Projeto de alunos da UFJF promove ações de saúde bucal em Juiz de Fora e região

Um projeto de educação em saúde bucal, realizado por estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem mudado a realidade de milhares de adultos e crianças de Juiz de Fora e região.

Criado em 2017, o “Dente da Gente: educação em saúde” tem promovido ações de educação sobre higiene bucal para instituições e espaços da região. Com alunos de vários períodos do curso de Odontologia, o projeto traz iniciativas que visam promover a higiene bucal para além do espaço da Universidade, realizando ações coletivas para a melhoria da qualidade de vida da população de crianças, jovens e adultos.

São mais de 5.800 pessoas atendidas e 28 instituições diferentes espalhadas por Juiz de Fora, Cataguases e Visconde do Rio Branco.

Para o orientador do projeto e professor do curso de Odontologia, Antônio Márcio Resende, as ações realizadas pelo grupo são uma oportunidade para que os alunos possam ter novas perspectivas e realidades diferentes das apresentadas em sala de aula.

“Ajudar quem precisa é um sentimento ótimo, faz com que os nossos integrantes tenham uma perspectiva profissional de que vale a pena um trabalho social. É uma semente que mostra que, enquanto profissional, nós temos opções que envolvem aspectos de prevenção, de assistência social, não somente a odontologia curativa de consultório,” explica.

Durante o atendimento, os integrantes do “Dente do Projeto” distribuem um kit especial, contendo uma escova, pasta de dente e fio dental. Além da certeza da continuidade da higienização da boca, a entrega do kit é uma forma de mostrar a preocupação dos profissionais de saúde com o bem-estar físico e mental do paciente.

“Essa é uma das maneiras que nós buscamos de elevar a autoestima do público que nós atendemos. É como se estivéssemos dizendo para essa pessoa ‘olha, vocês têm gente olhando por vocês’, não é uma coisa qualquer”, afirma Resende.

As instituições interessadas em receber as visitas do projeto podem enviar os pedidos pelo e-mail dentedagente.ufjfodonto@gmail.com

— —