Alunos visitaram laboratório anatômico (Foto: Géssica Leine)

Mais de 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Canarinhos, de Petrópolis (RJ), visitaram a Universidade Federal de Juiz de Fora nesta sexta-feira, 30. O objetivo foi permitir que os estudantes, que em breve irão escolher um curso, conhecessem a estrutura da UFJF e as oportunidades que a instituição oferece.

Os alunos foram recebidos pelo diretor de Imagem Institucional, professor Márcio Guerra, no prédio da Faculdade de Economia. O diretor deu as boas-vindas aos estudantes e destacou que o desempenho profissional é influenciado por uma escolha de profissão que seja prazerosa para eles.

Em seguida, os estudantes assistiram a uma palestra onde foram apresentados aos cursos e às modalidades de ensino oferecidas pela Universidade. Eles conheceram também a história da criação da UFJF e a evolução na oferta dos cursos.

Assim como a maioria dos colegas presentes, Nathalie Azeredo, 17 anos, quer cursar Medicina. Ela destacou a importância da visita: “Eu tinha uma visão totalmente diferente de uma universidade federal e a visita ajudou a mudar isso. A qualidade de vida e de ensino aqui é muito boa”.

O estudante Bernardo Fiorini, de 16 anos, era uma exceção entre os colegas: ele quer tentar o curso de Engenharia Mecânica. Para Bernardo, a visita deixou um gosto de quero mais: “A palestra explicou bastante como a Universidade funciona e só de assistir já dá vontade de vir estudar aqui. O campus é muito bonito e a minha vontade de fazer faculdade aqui aumentou”, diz.

Na abertura, o diretor de Imagem Institucional assistiram a uma palestra onde foram apresentados aos cursos e as modalidades de ensino oferecidas pela Universidade (Foto: Twin Alvarenga)

Na abertura, o diretor de Imagem Institucional deu as boas-vindas e os alunos assistiram a uma palestra onde foram apresentados aos cursos e as modalidades de ensino oferecidas pela Universidade (Foto: Twin Alvarenga)

Para o coordenador do Colégio Bom Jesus, Nílson Macedo, a visita é importante porque torna a universidade algo real para os alunos e os ajuda a escolherem melhor o curso. “O mundo que eles vivem em um colégio de ensino médio é um mundo que fica muito na imaginação do que é a faculdade. Quando você coloca o pé dentro da universidade, você vê que a coisa é possível. Os estudantes acabam visualizando melhor o que eles querem fazer no futuro. Ajuda muito na decisão deles.”

Programa de Visitas da UFJF

O Programa de Visitas da UFJF é dividido em duas partes: pela manhã, os estudantes assistem a palestra de apresentação, realizada pela Diretoria de Imagem Institucional, com o objetivo de mostrar o que a Universidade oferece. Em seguida, é realizado um Campus Tour mostrando a estrutura da instituição. A segunda parte ocorre após o almoço, no Restaurante Universitário, e consiste em uma visita específica a uma unidade de ensino do campus, baseada no perfil dos alunos visitantes.

As unidades disponíveis e suas respectivas datas para visita serão informadas pelo setor de Cerimonial no momento do agendamento.

As escolas interessadas devem enviar e-mail para visitas@comunicacao.ufjf.br ou entrar em contato com o setor de Cerimonial. Para esse semestre não há mais vagas disponíveis, mas os agendamentos para o próximo estão abertos. Até julho, o setor de Cerimonial já contabiliza 23 agendamentos, em unidades variadas. As escolas são do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial da UFJF)

visitas@comunicacao.ufjf.br