O Forum da Cultura da UFJF estreia nesta terça, 15, com entrada franca, a Mostra “Cruzo: Intersecções poéticas plásticas”, dos artistas Augusto Henrique, Bruna Gonçalves, Guilherme Borges e Luíso Camargo, com curadoria de Raizza Prudêncio Aka Zaíra Tarin. Nessa proposta inédita, os amigos combinam suas habilidades com temas que os representam, tais como questões LGBT, negros e mulheres. A exposição apresenta grande variedade de obras, tais como pinturas em madeira, usando técnica mista, registros performáticos, gravura e colagem.
A abertura acontece às 20h, com a presença dos artistas e da curadora, explicando seus pontos de vista e como estes relacionaram suas formas de expressão através de um tema comum a todos, como sugere o nome “Cruzo”.
Para Borges, expor em locais públicos traz benefícios tanto para os artistas, quanto para o público. “Nossa função de artista é extremamente importante. Ao ocuparmos espaços como galerias de arte e museus, garantimos que os mesmos continuem existindo. Devemos também trazer reflexão para a sociedade, principalmente de assuntos que não são tão discutidos e nos representam.”
Para Henrique, a ideia de expor surgiu com a necessidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante sua trajetória acadêmica em um local de fácil acesso público. “Quando tivemos a oportunidade através de edital, discutimos como essa exposição poderia ser montada e ficamos bastante motivados por poder trazer coletivamente algo que precisa ser discutido”, conta. “Muitas vezes produzimos coisas e acabamos não mostrando; então exercitamos nossa criatividade para pensar nesse desafio das polaridades das exposições, principalmente em trabalhos como este, que misturam linguagens”, complementa.
A Mostra fica acontece até o dia 25, sempre das 10h às 19h, no Forum da Cultura, à Rua Santo Antônio 1.112, Centro, em Juiz de Fora.
Mais informações
(32) 3215-3850 – Forum da Cultura