Um estudo sobre Inteligência Computacional (IC) realizado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCC), da Universidade Federal de Juiz de Fora, utilizou jogos digitais para mostrar como a máquina e o software podem agir dentro de um ambiente desconhecido sem a interferência humana. A pesquisa do acadêmico Bruno Soares Santos evidenciou o desenvolvimento de controladores gerais autônomos diante do desafio de alcance de obstáculos propostos e de tomadas de decisões em apenas alguns segundos em jogos de videogames.

Segundo Bruno, estes sistemas estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. “Em um contexto no qual quase tudo está conectado, as aplicações podem variar desde uma geladeira que decide quando e como mandar uma ordem ao mercado ao registrar a falta de um produto, até carros autônomos capazes de reagir a alguma emergência no trânsito”, pontua. Com o estudo, o pesquisador espera contribuir com um trabalho de base para a melhoria de sistemas capazes de tomar escolhas autonomamente.

Como resultado da dissertação, Bruno também ressalta a produção de dois artigos que foram  publicados no SBGames 2018, o simpósio Brasileiro de Jogos que é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Um deles foi premiado com a segunda colocação da trilha de computação.

O professor orientador, Heder Soares Bernardino,  reafirma a importância da pesquisa sobre controladores baseados em técnicas de inteligência computacional e salienta que os jogos são importantes não apenas para o entretenimento, mas também como um ambiente para simular situações que podem ocorrer na vida real. “O estudo de técnicas de IC pode gerar melhorias para a sociedade, além dos ganhos em termos de diversão dos jogos digitais. Do ponto de vista acadêmico, o trabalho do Bruno trouxe novidades para os métodos de controle de jogos digitais gerais, explorando a chamada Computação Evolutiva e Heurísticas de Avaliação de Estado”.

Contatos:
Bruno Soares Santos
bruno.soares@ice.ufjf.br

Heder Soares Bernardino
heder@ice.ufjf.br

Banca examinadora:

Prof. Dr. Heder Soares Bernardino – (orientador-UFJF)
Prof. Dr. Saulo Moraes Villela –  (UFJF)
Prof. Dr. Eduardo Krempser da Silva – Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz)

Outras informações: (32) 2102-3387 – Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação