(Foto: Visual Hunt)

Aparelho permite a simulação de cirurgias, possibilitando estímulos e respostas ao cirurgião (Foto: Visual Hunt)

A Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica da UFJF promove o IV Congresso de Cirurgia da UFJF nos dias 29 e 30 de abril, no Ritz Plaza Hotel. Em parceria, pelo terceiro ano consecutivo, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), nesta edição o Congresso também recebe a 16ª Jornada de Cirurgia da  Regional Zona da Mata do CBC.

O evento, que é direcionado principalmente aos acadêmicos, residentes e também aos médicos cirurgiões interessados na área, contará com palestras, minicursos e workshops a respeito dos desafios e novos conceitos da cirurgia. Com o objetivo de difundir os temas mais atuais e colocar em discussão os antigos problemas da especialidade serão abordados pontos como complicações cirúrgicas, traumas e a condução de transplantes e outras cirurgias, assim como o papel do cirurgião nas intervenções.

Para o professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, Fernando Mendonça Vidigal, que auxilia os alunos na organização do evento, o Congresso cumpre o papel de manter os profissionais e estudantes atualizados sobre as temáticas emergentes da Clínica Cirúrgica. “Tentamos trazer profissionais que tratem de diversas áreas da cirurgia, para cumprir o objetivo de oferecer uma educação continuada e uma atualização permanente dos profissionais”, afirma.

Primeira vez em MG

Nesta edição, a novidade é o Minicurso Simulador Realístico. É a primeira vez que um simulador desse estilo estará em Minas Gerais. Trata-se de um  Centro Cirúrgico Virtual que permite a simulação de cirurgias, possibilitando estímulos e respostas ao cirurgião nos procedimentos ginecológicos, abdominais, torácicos, colorretal e outros.

O professor Fernando Vidigal reconhece a importância da participação dos estudantes em eventos de grande porte como o Congresso de Cirurgia como uma oportunidade de troca de conhecimento, networking e aprendizado com profissionais de referência da Clínica Cirúrgica. E ressalta, também, o que o evento pode oferecer além do conhecimento. “Participar e, principalmente, organizar um evento como este traz uma experiência além da grade curricular. São os alunos que entram em contato com os palestrantes, patrocinadores, fornecedores, organizam as temáticas. Tudo isto contribui para uma formação além do profissional”.

As inscrições para o IV Congresso de Cirurgia da UFJF custam entre R$ 60 e R$ 110 e podem ser feitas através deste link. Também serão aceitas inscrições no horário e local do evento, com valores diferenciados.

Outras informações: www.congressocirurgia.com