Evento Setembro Verde é aberto ao público e acontece no sábado, 28, das 8h às 13h (Foto: Pixabay)

Por meio de uma iniciativa  das Faculdades de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o gramado em frente à reitoria se torna espaço de conscientização para a população sobre a importância da doação de órgãos e os principais mitos e verdades sobre a temática. O evento Setembro Verde é aberto ao público, gratuito e acontece no sábado, 28, das 8h às 13h.

Durante a ação, algumas atividades são oferecidas ao público, como a aferição da pressão arterial, distribuição de adesivos do Setembro Verde e de panfletos informativos sobre o tema “Doação de Órgãos e Morte Encefálica”.  Além disso, a iniciativa busca promover interação com a população a fim de retirar dúvidas e desmistificar o tema.

A chefe do Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário (HU), Helady Sanders Pinheiro, aponta a necessidade de informar a população sobre a causa para poder aumentar a possibilidade de salvar vidas. “Uma das grandes barreiras para que mais pessoas sejam beneficiadas ou se tornem doadoras para transplantes de órgãos é a falta de informação. Pretendemos conscientizar sobre tais dúvidas, as condições e quem pode ser doador. Romper com os mitos sobre o tema.”

Além disso, a professora destaca a importância de manter a família informada sobre a escolha de ser um doador de órgãos. “É fundamental que os familiares estejam cientes sobre o desejo do indivíduo, pois somente com a autorização deles o procedimento pode ser realizado. Além disso, também será realizada uma ação similar, no centro de Juiz de Fora, pelo Centro de Notificação Captação e Doação de Órgãos (CNCDO).”

O evento é organizado por 20 alunos das faculdades de Enfermagem e Medicina e pela tutora da liga, Helady Sanders Pinheiro, que compõem a Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto).

Setembro verde

A campanha “Setembro Verde” é uma alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos que acontece no dia  27 de Setembro, sendo o verde, adotado ao redor do mundo, como a cor símbolo da causa.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional