Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 04/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-08-2019/jf-tera-centro-de-referencia-para-populacao-lgbtqi.html

Título da matéria: JF terá Centro de Referência para população LGBTQI+

A terceira edição da Semana Rainbow da UFJF, que começa nesta segunda-feira (5), será marcada pela abertura do Centro de Referência de Promoção da Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transexuais, não-binários e intersexuais (CeR-LGBTQI+). A iniciativa é do Polo de Referência LGBTQI+ e nasce de encontros de agentes integrantes deste grupo, que acontecem há, pelo menos seis meses. A necessidade de constituir um espaço para acolhimento das demandas dessa população, que ainda não encontra um atendimento especializado nos serviços públicos, foi identificada pelo grupo e toma forma por meio do centro, que funcionará nas salas 3 e 5 da Casa Helenira Preta.

O Polo de Referência LGBTQI+ inclui o Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero: políticas, direitos e saúde LGBT, projetos de extensão vinculados à UFJF, além de coletivos, entidades, voluntários, instituições públicas e privadas e voluntários.

“O CeR-LGBTQI+ surge a partir do desejo político de pessoas e grupos que querem fazer diferença na cidade e constituir um espaço para as pessoas LGBTQI+ que passam por algum tipo de violação de direitos por serem LGBTQI+. Outra motivação para essa construção é a lacuna deixada pelas entidades públicas de forma geral, seja na saúde, na educação, na assistência social, que não dão conta dessa população”, destaca o coordenador do espaço e professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marco José Duarte.

Além da inauguração do espaço, a terceira edição da Semana Rainbow traz, nesta segunda, mesas de debate e atividades culturais com abordagem do tema da violência e da violação de direitos humanos. No dia 12, na segunda seguinte, as mesas se voltam para a relação dos serviços públicos com a população LGBTQI+. Para participar, é necessário fazer a inscrição pela página do polo, no link bit.ly/seminario-CerLGBT

Cobrança política

O professor Marco José Duarte chama a atenção para uma peculiaridade de Juiz de Fora. O Município aprovou a Lei 9.971, conhecida como Lei Rosa, há 19 anos, em maio de 2000. O texto da lei prevê, em seu artigo 14, a criação de um Centro de Referência para a Defesa e Valorização da Auto-Estima e Capacitação Profissional do Cidadão LGBT. O instrumento, no entanto, não garantiu a criação deste espaço. “Nem a Prefeitura, nem qualquer outro órgão público efetivou, de fato, essa lei. Não temos então nem o centro, nem as políticas públicas. Vamos ter que cobrar do poder público a efetivação dessa lei, principalmente tendo em vista que a população LGBTQI+ está mais vulnerável do que nunca.”

Comissões e trabalho

O CeR LGBTQI+ será instalado na segunda, mas o trabalho já está em andamento. O Polo de Referência atua por meio de comissões, que se dividem entre os temas: atendimento e apoio social; psicológico, jurídico e suporte famíliar. Além desses eixos, há também articulações em diversos setores. Como há a necessidade de abordagem multidisciplinar e intersetorial, os grupos se organizam para tratar, por exemplo, de programas que possam apoiar o acesso e a permanência de LGBTQI+s no ensino superior e em iniciativas para a geração de trabalho, emprego e renda. “Com essa construção, buscamos criar um espaço plural e democrático para estarmos juntos, tendo um espaço para o encontro e para dar suporte à população LGBTQI+”.

O trabalho, segundo Marco José Duarte, vai estar muito ligado aos Projetos de Pesquisa e Extensão, às iniciativas dos movimentos sociais que integram o Polo de Referência e também à criação de diálogos com a UFJF, com a Prefeitura e com entidades, como a OAB, os conselhos regionais de Psicologia e Assistência Social, o Ministério Público, entre outras instituições.

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 04/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/04-08-2019/jf-imperadores-encara-o-america-big-riders-rj-no-desafio-minas-x-rio.html

Título da matéria: JF Imperadores encara o América Big Riders (RJ) no Desafio Minas x Rio

“Esse jogo representa tudo. É principalmente um recomeço, nossa primeira partida em casa no ano e com a nova gestão”, dimensiona o defensive end (DE) do Juiz de Fora Imperadores, Daniel Magalhães, o Magal, que estará no campo da UFJF neste domingo (4), a partir das 14h. Com a expectativa de receber quase mil pessoas nas arquibancadas da Federal, o time de futebol americano da cidade recebe o América Big Riders (RJ) no Desafio Minas x Rio. Para o amistoso, mais de 500 ingressos já foram vendidos, com a possibilidade de compra no local a R$ 5 mais 1kg de alimento não perecível – crianças de até 10 anos não pagam.

Apesar do caráter festivo pelo retorno aos gramados juiz-foranos, em evento com direito a narrador, food truck, vendas de churros, pipoca e apresentações do Grupo Zumbreak Kingz e das cheerleaders, os objetivos centrais da equipe da casa contemplam necessidades técnicas e financeiras. A primeira foi reiterada por Magal.

“Para a gente vai ser como uma final de campeonato. Infelizmente temos pouco ajuda dos poderes público e privado, estamos em busca de patrocínios, vai ser o jogo das nossas vidas para provar a todos que estamos de volta e mais fortes do que nunca. É vencer ou vencer. O futebol americano é intensidade o tempo inteiro. Outrora me disseram essa frase que aprendi nesses anos de FA: ‘Não pelo nome de trás, mas sim pelo nome da frente.’ Eu ainda quis melhorar e digo que ‘não pelo nome de trás, nem pelo nome da frente, e sim pelos companheiros ao seu lado.’ Vamos jogar pelo irmãos que estão dentro de campo, somos uma grande familia e estamos mais unidos do que nunca”, exalta Magal.

No âmbito econômico, a verba obtida com a realização da partida irá auxiliar no processo de pagamento das despesas do duelo, em torno de R$ 4 mil, mais a multa recebida na gestão anterior do time, pelo comitê do Brasil Futebol Americano (BFA), de R$ 5 mil, em função da desistência da participação do torneio nacional por falta de recursos após o rompimento da parceria com o Cruzeiro, ainda da gestão anterior.

Treinos, dieta e Copa Ouro

Piloto e instrutor de voo, Magal, 27 anos, é defensor do JF Imperadores desde sua fundação, em 2017. Após vivenciar momentos turbulentos na equipe, o DE juiz-forano já vislumbra a participação na Copa Ouro, neste semestre, e a retomada de boas notícias para o futebol americano municipal. Para isso, ao lado dos mais de 50 companheiros de time, ele tem se preparado intensamente ao longo dos últimos dois meses, no hiato de partidas oficiais após o Campeonato Mineiro.

“Foram dois treinos por semana, No Tupi e no campo do Ferroviário, além dos treinos diários na academia, aliados a uma dieta e não deixando de lado, principalmente, o estudo do nosso adversário. No futebol americano é assim, tem que preparar a mente e o corpo. E o amistoso irá servir para colocar em prática o nosso playbook e testar o nosso time e a evolução nesses dois meses de preparação. Estamos focados e preparados, e o América, apesar de ser um time relativamente novo, é muito forte fisicamente, cascudo. Será um jogo difícil e muito bom de assistir”, projeta o defensive end.

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Veículo: MST

Editoria: 

Data: 04/08/2019

Link: http://www.mst.org.br/2019/08/04/mst-lanca-podcast-semente-boa.html

Título da matéria: MST lança podcast “Semente Boa”

Nesta última quinta-feira (1/8), o MST ocupou um novo espaço nas redes sociais com o lançamento do podcast “Semente Boa”. O programa promete trazer todo mês um novo episódio, com informações de qualidade, além de tirar dúvidas comuns sobre o Movimento, com temas em torno da luta pela terra, da agroecologia e da conjuntura política e agrária no Brasil.

A cada programa será abordado um campo de atuação do MST para a construção da Reforma Agrária Popular.

O “Semente Boa” é uma parceria do MST com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir de um projeto de extensão em comunicação. O coordenador Bruno Fuser ressalta a importância dessa parceria. “É papel daqueles que estão nos espaços de conhecimento, como a universidade, abrir as portas para reduzir a distância entre o universo científico e o cotidiano das pessoas. Nada melhor que uma prática de produção de informação de qualidade para nós que somos sujeitos atuantes na Democratização da Comunicação”, explica.

Para Fuser: “É preciso desmistificar a visão criada pela mídia monopolizada sobre esse movimento, que luta tão somente por seus direitos”.

O podcast visa explicar o que é e como funciona o MST. Mostrar quem são as pessoas que o constroem e contar suas histórias. Esta é mais uma iniciativa do Setor de Comunicação do MST.

De acordo Gustavo Marinho, coordenador da frente de produção de conteúdo e redes do MST, o podcast é resultado do esforço coletivo do setor. “A comunicação do MST enfrenta o desafio de se opor a todas as deturpações que a mídia burguesa promove sobre nós, sem terras. Por isso, a partir da construção coletiva, a gente se desdobra para avançar sobre espaços vazios, criar meios alternativos, fazer a informação chegar a todo nosso povo assentado, acampado e à sociedade em geral”.

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 04/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-08-2019/com-fe-se-faz-um-bom-caminho-peregrinacao-de-jf-a-aparecida.html

Título da matéria: Com fé se faz um bom caminho – Juiz de Fora a Aparecida

“Saí de Juiz de Fora a pé, no dia 17 de julho, ao lado de 87 romeiros em busca de uma resposta: “Que fé é essa que faz quase 90 pessoas andarem 320km, em dez dias, até o Santuário de Aparecida para homenagear Nossa Senhora?” Voltei, no dia 27, com a certeza de que não existem palavras que respondam a esta pergunta. Para entender esta fé, é preciso senti-la. E foi isso que eu fiz nestes dez dias de caminhada.

Logo na saída, tentei marcar os rostos dos companheiros de viagem, muitos deles com mais de 60 anos. Aos poucos, fui conhecendo cada um e entendendo de onde tiram fôlego para caminhar por tanto tempo. Na estrada, junto aos romeiros, a energia é tanta que dores e cansaço não derrubam facilmente. É ali, na estrada, com os dois pés no chão, que a mente ganha asas e capta o recado que o Universo quer lhe transmitir. Os pensamentos passeiam, e os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia parecem pequenos diante da magnitude da energia que sentimos.

A caminhada começa na escuridão da madrugada, com a contemplação de um céu que não conhecemos na cidade. Nesta hora, já começa nossa conexão com algo maior, com o desconhecido que nos protege, nos fortalece. Quem na noite anterior não conseguia pisar no chão, agora está a postos, pronto para mais um trecho a ser percorrido a pé. O terço de madeira é carregado por alguns braços e rezado por todos. Orações feitas, terço guardado no caminhão e os passos já podem ser acelerados, uns mais que os outros. Divididos em muitos grupos, seguimos o caminho sinalizado por galhos de árvores colocados no chão por quem vai na frente e já conhece o percurso.

Paisagem da Zona Rural em Minas Gerais

O dia amanhece, e as paisagens são sempre encantadoras. O ar puro do campo nos deixa ainda mais sensíveis, e quem carrega uma dor profunda começa a deixá-la pelo caminho. Há sempre alguém ao lado disposto a ouvir o que seu coração necessita expressar. Foi assim, caminhando atenta a quem estava a meu lado, que conheci a fé de muitos. O rosto alegre e o sorriso fácil, muitas vezes, escondiam dores que a alma tentava esconder. Com o passar dos dias, muitas dessas dores eu vi sendo deixadas para trás.

“Cheguei carregando o mundo nas costas, me culpando por muitos dos problemas enfrentados pela minha família. Entendi que só admitir a culpa não resolve nada, é preciso que eu me modifique. E é modificado que vou retornar para minha casa”, me disse emocionado um dos romeiros que caminhou longo trecho ao meu lado em um dos primeiros dias da nossa jornada. No decorrer da semana, o semblante era outro, e o sorriso parecia ser mais verdadeiro. “Estou experimentando a felicidade de estar de bem comigo mesmo.” São os milagres da estrada, pensei.

“Está sendo um resgaste da minha fé”, diz a enfermeira Paula Cancela Neves

Entre as muitas atribuições, o caminho também ajuda a colocar nos trilhos a fé que ameaça escapar. “Para mim, (a caminhada) está sendo um resgaste da minha fé”, me conta a enfermeira de Belo Horizonte Paula Cristine Cancela Neves, 41 anos. Ela explica que o pai sofria com o alcoolismo e, por mais que ela rezasse, a situação continuava a mesma. “Eu ficava muito chateada com Deus, ficava brava.” Mas a melhora veio, o pai de Paula parou de beber. “Foi um verdadeiro milagre. A família se uniu novamente. Eu sabia, lá no fundinho, que a minha fé estava viva.”

Linderberg Gonçalves diz que sua fé o ajudou a vencer o câncer

A fé de Linderberg Gonçalves, 50, sempre esteve viva e foi ela que, segundo ele, o ajudou a vencer um câncer há cinco anos. A chegada a pé a Aparecida foi comemorada como mais uma vitória em Deus. “Eu sempre me senti abençoado e eu consegui mais uma (vitória). É Deus me ajudando, é Deus mostrando para mim que Ele é Onisciente, Onipresente, Onipotente. Ele pode tudo, Ele sabe de tudo, Ele está em todos os lugares.”

Passos no chão de terra

Nos primeiros sete dias do trajeto – de Juiz de Fora a Resende -, caminhamos por estradas vicinais, passando por fazendas e distritos em áreas rurais. Ali, a conexão com o universo era forte. O silêncio e a natureza perfeita facilitavam essa ligação. Saíamos para a estrada todos os dias às 4h. Os peregrinos de passos mais rápido chegavam ao local de pouso (escolas, quadras, salões ou igrejas) no meio da manhã. O grupo dos “lentinhos”, no qual eu me incluía, terminava o percurso por volta de 13h. Alguns, com os pés mais debilitados, recorriam ao carro de apoio para concluir um trecho do percurso.

Enquanto seguíamos a pé, o caminhão com as bagagens dos peregrinos viajava na frente com o cozinheiro Silvio Antônio Batista, que, pelo segundo ano consecutivo, se apresentou, voluntariamente, para preparar todas as refeições do grupo. No local de hospedagem, malas e colchonetes eram descarregados e colocados no passeio pelos peregrinos que chegavam primeiro, enquanto Silvio preparava o almoço, servido por volta das 14h.

Ao chegar da caminhada, o romeiro pegava sua bagagem e ia procurar um espaço nos salões ou salas de aula para estender seu colchonete. O banho, muitas vezes, era na casa dos moradores. Água quente nos alojamentos não era muito comum. Após o almoço, era chegada a hora de esticar o corpo, massagear com pomadas as áreas doloridas ou furar as bolhas nos pés.

“Doutor Reis”, especialista em furar bolhas no pé

O operário José Reis, 57 anos, pioneiro na Caminhada da Fé, se tornou um especialista no assunto. O “Doutor Reis”, como foi carinhosamente apelidado pelos companheiros de jornada, era solicitado a todo momento. A agulha esterilizada furava a bolha, e a linha ajudava a drenar.

A clientela era tanta que Doutor Reis precisou contar com o auxílio do funcionário público aposentado Sergio Silva Paiva. E se engana quem pensa que drenar uma bolha é sofrido para um romeiro. No dia seguinte, os pés medicados já estavam novamente na estrada rumo ao destino final. E se o tênis prejudicasse o caminhar, havia sempre alguém para emprestar uma sandália. Nesta jornada, compartilhar foi um verbo bastante conjugado. Pomadas, analgésicos, fitas adesivas, agasalhos… o que é de um romeiro é de toda a romaria.

E o espírito solidário da peregrinação contagiou quem vive ou trabalha nos caminhos por onde passamos. Na beira da estrada, era comum os moradores ofertarem uma água fresca, um café saboroso e até mesmo alguns quitutes. No comércio, pagar a conta do lanche era quase uma ofensa a quem enaltecia a fé dos peregrinos. Muito mais que saciar a sede ou a fome, o gesto daquelas pessoas acariciava o coração e fortalecia as pernas para o trecho que ainda estava por vir.

O carinho daquela gente simples me comoveu e me fez refletir o quão fácil é encontrar a felicidade quando entendemos o verdadeiro significado da vida. Às vezes, é preciso diminuir os passos para observar o caminho. Se abrigar na sombra de uma árvore para apreciar o balanço das folhas com o sopro do vento. Observar o céu, admirar a grandeza do universo. Olhar nos olhos de quem está ao seu lado e deixar que fale o que vem ao coração. Dar um abraço demorado para sentir a energia de quem lhe quer bem, e desejar de volta todo o afeto que aquele gesto lhe trouxe. Entender que somos hoje resultados do que fomos ontem e saber que, se for preciso, podemos recomeçar hoje para fazer um belo final amanhã. A vida nos apresenta muitas trilhas, é preciso ter discernimento para saber qual delas poderemos caminhar com segurança.

Passos no asfalto da Via Dutra

No sétimo dia de peregrinação, chegamos à parte mais difícil do caminho, a Via Dutra. Na minha estreia como caminhante numa das rodovias mais movimentadas do país, precisei me agarrar à força dos companheiros para não entrar em pânico. Sair na madrugada fria e caminhar no escuro pelo acostamento do asfalto não é para amadores. O trânsito intenso de caminhões causava um impacto ainda maior depois de uma semana em meio ao silêncio da zona rural. Era preciso andar em fila indiana e na pista contrária aos carros.

Atenção redobrada na Via Dutra

Logo no início, o vento forte provocado pela passagem de uma carreta ao meu lado arrancou da minha testa a lanterna que iluminava o chão que eu pisava. Apanhei os pedaços no asfalto e segui iluminando alguns trechos mais escuros com o celular. A tensão, somada ao frio intenso, era tanta, que endureci o pescoço. “Cadê aquela força imensa que senti em todos os outros dias?”, me questionei. O Deus que eu senti na zona rural haveria de estar ali também. Era preciso me conectar a Ele. Olhei para o céu em busca do mar de estrelas que me inspirou em todos aqueles dias. Os faróis e, provavelmente, a poluição, não o deixavam tão evidente. Mas ele estava lá, tinha certeza.

A Dutra seria o nosso único caminho nos três últimos dias, não dava para recuar, era preciso resistir. Pensei em tudo o que tinha vivido (e aprendido) até ali e fui me fortalecendo. Logo, a tensão foi passando, e eu consegui seguir com confiança.

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Veículo: Brasil 247

Editoria: Brasil

Data: 05/08/2019

Link: https://www.brasil247.com/brasil/une-e-mais-de-186-entidades-estudantis-assinam-nota-contra-o-future-se

Título da matéria: UNE e mais de 186 entidades estudantis assinam nota contra o “Future-se”

De acordo com o documento, o programa anunciado pelo MEC, chefiado por Abraham Weintraub, “significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades”. O projeto do governo aumenta a participação de verbas privadas no orçamento universitário

247 – A União Nacional dos Estudantes (UNE) e mais 186 entidades estudantis entre DCEs, Centros Acadêmicos e Uniões Estaduais dos Estudantes lançaram neste sábado (3) nota sobre o programa ”Future-se” anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 17 de julho. A proposta do governo aumenta a participação de verbas privadas no orçamento universitário.

O documento da UNE ressalta a importância da autonomia das universidades federais, assim como sua independência do setor privado. Para os estudantes, o programa vai na contramão dos anseios e necessidades da educação pública brasileira, diminuindo a responsabilidade do financiamento público e sem nenhuma consulta prévia à comunidade acadêmica.

”A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior. Isso também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade”, diz a nota.

Confira na íntegra:

NOTA DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES(UNE), DAS UNIÕES ESTADUAIS DOS ESTUDANTE(UEES) E DOS DIRETÓRIOS CENTRAIS DOS ESTUDANTES SOBRE O PROGRAMA “FUTURE-SE”

A cada dia que passa tem ficado mais nítido para a população brasileira que o Governo Bolsonaro tem colocado a Educação no centro de seus ataques. Desde o início do ano nenhuma proposta concreta de política pública para o avanço da educação e a solução dos problemas nessa área foi proposto, pelo contrário, há uma perseguição ideológica, a disseminação de ódio e mentiras contra as universidades, institutos federais, escolas, professores e estudantes, e verbas foram cortadas, tanto do ensino superior quanto do básico.

Mas foi também, a partir do setor da educação, especialmente dos estudantes, que se levantaram as principais manifestações de oposição às medidas do governo e sobretudo em defesa da nossa educação, de mais investimentos, de maior cuidado com nossas instituições, e de um projeto educacional que possa garantir um futuro de desenvolvimento social a nossa nação com formação de qualidade, ciência e tecnologia para um país soberano.

É nesse cenário que recebemos com grande indignação e repudiamos a proposta do programa “Future-se” apresentado pelo Ministério da Educação no último dia 17 de Julho, estamos elaborando estudos mais apurados e detalhados acerca de todos os pontos desse projeto, mas inicialmente podemos destacar alguns motivos em geral que nos levam a essa posição:

1-  O governo nem sequer dá respostas sobre o problema imediato das universidades e institutos federais e quer criar um programa para o futuro (qual futuro?). Ao apresentar esse projeto, o MEC pretende jogar para as universidades e institutos federais a responsabilidade de captação via setor privado, reduzindo as responsabilidades do financiamento público, em um momento que essas instituições sofreram um corte de 30% em seu orçamento e correm sérios riscos de terem suas atividades paralisadas no próximo semestre, além de diversas pesquisas que já estão paradas por falta de bolsas para que os estudantes continuem trabalhando.

2-  O programa “Future-se” foi construído sem nenhum debate prévio com os setores que compõem a universidade: estudantes, professores, técnico-administrativos, reitores e pró-reitores. Fala-se em discussões com especialistas e empresários, mas em nenhum lugar se explícita quem são. Isso demonstra a que interesses servem a implementação desse projeto, certamente não são os da educação e do povo brasileiro. A criação da consulta virtual é, portanto, uma mera formalidade para apresentar um caráter democrático, mas que é notoriamente uma ferramenta superficial e insuficiente para esse debate, inclusive porque não se explica como será a análise das opiniões coletadas.

3-  Não há transparência no debate público do projeto. Na apresentação feita aos reitores, à imprensa e também no documento disponível para a consulta pública, faltam alguns elementos importantes que constam na minuta do projeto de lei do “Future-se” e outros que o próprio ministro só expôs depois através de entrevistas à imprensa, como por exemplo a possibilidade de contratação de professores sem concurso público e por regime da CLT.

4-  Um dos principais elementos omitidos é referente às responsabilidades das Organizações Sociais. O que não fica claro nas apresentações do MEC e no documento do “Future-se” é como as OSs poderão exercer atividades fim nas universidades, como contratação de professores, e gestão nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e não só na gestão de serviços como energia, água, limpeza, etc. como se apontava inicialmente. Essa é a principal característica de uma verdadeira terceirização com rumo à privatização da universidade pública brasileira, pois cria uma verdadeira organização paralela dentro das instituições que atende a outros interesses, é o fim da autonomia universitária.

 

5-  A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior. Isso também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade. O que pode reduzir as áreas de pesquisa, ensino e extensão somente àquelas que agradem mais aos mercados que tenham interesse em financiar determinadas universidades.

 

6-   É o fim da expansão das universidades e pode significar o desaparecimento das federais no interior. Justamente porque uma dependência do setor privado irá forçar a concentração dessas instituições próximas dos grandes centros industriais e financeiros, criando inclusive grandes distorções regionais.

 

Por fim, entendemos que esse projeto se apresenta com uma máscara de muitas complexidades, entupida de conceitos empresariais, mas vazio de qualquer citação à projetos pedagógicos, categorias científicas e outros elementos fundamentais para uma universidade forte e que sirva ao povo brasileiro. Mas primeiro, por ignorância, repete uma série de atividades que já existem nessas instituições, como os reitores tem insistido, e em segundo propõe descaradamente, embora o ministério tente esconder, um projeto liberal e privatizante para a universidade brasileira, que inverte a lógica que seguimos em toda história da educação brasileira e que tem feito, com investimento público, das nossas universidades federais as melhores do país, responsáveis por grande parte da pesquisa brasileira e referências no mundo todo.

 

Seguiremos exigindo a devolução imediata das verbas da nossa educação e em defesa da universidade pública e gratuita, com garantia do tripé do ensino, pesquisa e extensão e que tenha um profundo enraizamento com a sociedade na garantia de melhorias para o nosso povo e a soberania do nosso país.

 

UEB- UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHIA

 

UEE-SP

 

UEP- União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pintor

 

UEE – RJ

 

UCE

 

UEE LIVRE RS

 

UPE

 

UEE – AM

 

UEE – MG

 

UEE livre Maranhão

 

DCE LIVRE DA USP

 

Diretório Central das e dos Estudantes Livre Carlos Marighella – UESC

 

DCE UNIJUI Santa Rosa

 

DCE UFRN

 

DCE UFOB

 

-DCE UFBA

 

-DCE UFF

 

-Dce UFMT/Rondonópolis

 

DCE UFOP

 

DCE UNESPAR

 

DCE UNICAP

 

CEU IFRS Viamão

 

CEU IFRS Rio Grande

 

DCE IFRS Bento Gonçalves

 

DCE IFRS Caxias do Sul

 

DCE IFRS Feliz

 

DCE IFRS Rolante

 

DCE UFPel

 

CEC Unipampa Alegrete

 

DCE Feevale

 

DCE UCS

 

DCE Unicruz

 

DCE Ulbra

 

DCE IFRS Porto Alegre

 

– DCE SOPECE

 

– DCE Uninabuco Paulista

 

– DCE Faculdade Nova Roma

 

– DCE UNIRIO

 

– DCE UNIMONTES

 

– CAHIS UFPEL

 

DCE UNIP

 

DCE Livre UNINOVE

 

DCE FMU FIAM FAAM – Dina do Araguaia

 

DCE MACKENZIE

 

CES (Centro dos Estudantes de Santos e Região)

 

DCE UNIITALO

 

DCE UNICID

 

DCE Livre da USP – Honestino Guimarães

 

DCE FATEC

 

DCE UFABC

 

DCE UNIFESP

 

DCE UNISO – Alexandre Vanuchi Leme

 

DCE UNITAU

 

DA CASPER LIBERO – Vladmir Herzog

 

DA FDSBC

 

DCE ANHANGUERA Campinas & Região

 

DCE UNICAMP

 

DCE UESPI

 

DCE UFRJ

 

DCE UFPI

 

DCE UFGD

 

Diretório central dos estudantes da UFRPE – Odjas Carvalho de Souza

 

Diretório Central dos estudantes da UPE- Prof Paulo Freire

 

DCE UFPA

 

DCE UFOPA

 

DCE UFRA

 

DCE UNIFESSPA

 

DCE UEPA

 

DCE UNAMA

 

DCE UFMA

 

DCE UEMA

 

DCE Estácio

 

DCE UFAC

 

DCE UFMT/SINOP

 

DCE UFMT/VARZEA GRANDE

 

DCE UNIFOR

 

DCE UFC

 

DCE Estacio CE

 

DCE UFOP

 

DCE UFU

 

DCE UFJF

 

DCE UFMG

 

DCE UFRPE

 

DCE UPE

 

DCE Facig

 

DCE Estácio Recife

 

DCE Famasul

 

DCE Unicap

 

Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) campus Grande Florianópolis

 

Diretório Central dos Estudantes da Universidade federal da Fronteira sul

 

DCE Fabeja

 

DCE Facho

 

DCE Fafire

 

DCE UFERSA

 

DCE UFES

 

DCE da Unilab-Ce

 

DCE José Montenegro de Lima-IFCE

 

DCE Centec- Quixeramobim

 

DCE Ciswal Santos – Fatec Cariri

 

DCE da Faculdade de Juazeiro do Norte

 

DCE IFRS Osório

 

DCE UniCruz

 

DCE ULBRA RS

 

DCE Ideau Caxias do Sul

 

DCE UFRN

 

– DCE UFPI

 

– DCE UFABC

 

-DCE IFPI

 

– DCE UFFS Erechim

 

– DCE UFRGS

 

DCE UFG

 

Centro Academico de Letras – Francês UFAM

 

Centro Acadêmico da Escola de Comunicação UFRJ (CAECO)

 

DCE UFPR

 

DCE UNIFACS

 

CA de engenharia ambiental e sanitária do IFCE – Maracanaú

 

CA de engenharia de controle e automação do IFCE – Maracanaú

 

Centro Acadêmico Luísa Mahin – Pedagogia UFF/Angra

 

Centro Acadêmico Manoel Moraes – Políticas Públicas UFF/Angra

 

Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades- Unilab/Ce

 

Centro acadêmico de letras da Unilab/Ce

 

Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica do IFBA – Jequié

 

DCE UESB – Jequié

 

Centro Acadêmico de Letras Pedro Rodrigues Salgueiro – IFCE Campus Umirim

 

Centro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos-Fatec Cariri

 

Centro acadêmico Batista Neto – Ciências sociais – UFC

 

DCE FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte

 

Centro Acadêmico Nilo Peçanha – Gestão Pública IFSP

 

Centro Acadêmico Centro Acadêmico de História Maurício Manoel de Albuquerque (CAMMA/UFRJ)

 

Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Heloísa Manzano UFT – Porto Nacional

 

Centro Acadêmico Cândido de Oliveira – (FND/UFRJ)

 

Centro Acadêmico de Gestão de Turismo- DE TODAS AS VOZES- IFCE CAMPUS CANINDÉ.

DCE UPF

 

– Diretório Acadêmico América Latina Livre IFCH UPF

 

– Diretório Acadêmico Santo Agostinho Faculdade de Educação UPF

 

– Centro Acadêmico de História Assentamento 10 de Abril – Universidade  Regional do Cariri

 

– DCE UFV

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia UPE – Campus Garanhuns

 

– Centro Acadêmico de Psicologia UPE – Campus Garanhuns

 

-Centro acadêmico de História, CAHIS UFPI, Teresina.

 

– CACOS Vladimir Herzog – UEPB

 

– Centro acadêmico de Ciências Sociais UFPI

 

– CAXIM|UFG

 

–  DCE UFRJ

 

– CAFIL UFCG

 

– CA de Pedagogia UFCG

 

– CA de Nutrição UFCG Cuité

 

– DCE UFMT Cuiabá

 

– CA de Ciência e Tecnologia da UFBA

 

– DA de História da UNEB Campus IV (Jacobina)

 

– Diretório Acadêmico Carlos Gomes – Faculdade de Artes e Comunicação UPF

 

– Diretório Acadêmico de Física da UNICAP – Padre Machado

 

– Diretório Acadêmico de História da UNICAP – Maria da Glória Dias Medeiros

 

– DAFA U

 

FRGS

 

– CA Xico Sá de Jornalismo UFCA

 

– CA de Matemática UFCG

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED/UFPI

 

– Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto – CALTNe/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Moda, Design e Estilismo, CAMDE/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Enfermagem, CAENF/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Biologia, CABIO/UFPI

 

– Diretório Acadêmico de História Tamires Suriel (DAHIS UFRRJ – Seropédica)

 

– Diretório Acadêmico de Geografia (DAGEO- UFPE)

 

– DCE UNISUAM

 

– Federação do Movimento Estudantil de História – FEMEH

 

– Centro Acadêmico Cromwell de Carvalho (CACC), Direito/UFPI

 

– Centro Acadêmico de Física – CAFIS/UFPI

 

-Centro acadêmico de História, CAHIS UFMG

 

– DCE Unisãomiguel

 

– Centro acadêmico de educação física, CAEF/UFPI.

 

– DCE CEFET/RJ

 

– CA de Linguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais CALEA CEFET/RJ

 

– CAEng CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu

 

– Centro Acadêmico de Turismo – CAT CEFET/RJ Campus Petrópolis

 

– Centro Acadêmico Afonso Ricardo Vaz – Física CAARV CEFET/RJ Campus Petrópolis

 

– CA de Gestão de Turismo – CATur CEFET/RJ Campus Nova Friburgo

 

– CA de Fisica – CAFIS CEFET/RJ Campus Nova Friburgo

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia – UFPA

 

– Centro Acadêmico de Educação do Campo, CA – LEDOC/UFPI.

 

– DCE UEZO

 

– Centro acadêmico de farmácia – GALENOS DO OESTE/UEZO

 

– CAHIS USP

 

– CAHIS UEPA CAMPUS XI

 

– Centro acadêmico de Engenharia Florestal, CAEF UFPI/CPCE, Bom Jesus-PI.

 

– DCE Luis Travassos – UFSC

 

– Centro Acadêmico de Arqueologia – CAARQ/UFPI

 

– Diretório Acadêmico das Licenciaturas do IFSP – DALC

 

– Centro Acadêmico de História- CAHIS UFF

 

– CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA (CAHIS) – UFF NITERÓI

 

– CAHIS Unimontes – MG

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 05/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/05-08-2019/jf-imperadores-faz-43-a-0-sobre-o-america-big-riders-na-ufjf.html

Título da matéria: JF Imperadores faz 43 a 0 sobre o América Big Riders na UFJF

De volta aos gramados diante do seu torcedor, o Juiz de Fora Imperadores obteve incontestável triunfo de 43 a 0 sobre o América Big Riders neste domingo (4), pelo Desafio Minas x Rio, no campo da UFJF. Com o controle do duelo, os donos da casa construíram o placar com três touchdowns (TDs) do running back (RB) #37 Rufino, além de um TD do também RB #45 Godinho, um TD do wide receiver (WR) #7 Franzone e outro do WR #13 Roux. Victor Franzone, que também atuou como kicker, ainda converteu cinco extra points que, somados a um safety, deram números finais ao encontro.

 

“O jogo foi importante e a vitória foi ótima, jogamos muito bem. Não demos espaço para sofrer durante a partida, que foi tranquila. Conseguimos neutralizar a equipe deles, treinamos para isso. Foi um evento para iniciarmos este semestre e buscar a Copa Ouro para Juiz de Fora”, destacou o presidente dos Imperadores, Marcos Antônio Nogueira, antecipando a próxima meta juiz-forana.

 

A Copa Ouro está inicialmente programada para começar em setembro, mas ainda não possui todos os participantes conhecidos, assim como a tabela.

 

Chuva e frio

 

De volta à UFJF no primeiro jogo realizado no local em todo o ano, o número de pessoas na arquibancada do campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) acabou menor do que o esperado. Apesar de a equipe ter vendido cerca de 600 ingressos para o duelo, a chuva e o frio na Federal, de temperatura entre 10 e 12 graus na tarde do domingo, fez com que aproximadamente 300 torcedores fossem acompanhar o retorno dos Imperadores.

 

“Foi um evento muito bacana. Estava muito frio, não pegamos essa temperatura nem quando treinávamos lá no ano passado, na época do Cruzeiro. Mas quem esteve lá foi muito bacana, conseguimos promover uma interação com sorteios, desafios até no meio do jogo, em que fizeram um chute de extra point do campo mesmo. O frio, intenso, que prejudicou a ida de todos que compraram ingresso”, explica Nogueira.

 

“Primeiro passo”

 

O evento também foi realizado com o objetivo de criar uma reserva financeira pensando na Copa Ouro e no pagamento da multa da BFA, no valor de R$ 5 mil, ainda da gestão anterior, em função da desistência da participação da primeira divisão nacional. A equipe segue atrás de patrocinadores para o projeto, diante das despesas que irão aumentar neste semestre. “Sobre os valores arrecadados, iremos contabilizar para ver se conseguimos guardar algo. Adianto que, com a grana do jogo, não conseguimos os R$ 5 mil para pagar a multa. Mas teremos algo no caixa para investir em algo e ter um retorno. Teremos jogos em setembro, pela Copa Ouro, então foi o primeiro passo de um novo capítulo da nossa história”, destaca o presidente Nogueira.

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Veículo: JusBrasil

Editoria: 

Data: 05/08/2019

Link: https://caiotirapaniadvogados.jusbrasil.com.br/noticias/739997191/7-duvidas-sobre-o-sistema-de-cotas-nas-universidades

Título da matéria: 7 Dúvidas Sobre o Sistema de Cotas nas Universidades

A questão das cotas raciais nas universidades públicas do país tem gerado muita polêmica atualmente. Diante desse intenso movimento que vem acontecendo, não só na UFJF, mas também em outras universidades, o nosso escritório decidiu se aprofundar no estudo do tema, com o objetivo de representar da melhor forma possível os alunos que estavam passando por esse tipo de situação.

 

Nosso primeiro contato com esse tipo de situação se deu através de alguns estudantes que estavam em vias de concluir a graduação da UFJF, e nos relataram que estavam sofrendo um procedimento chamado comissão de sindicância. Este procedimento foi instaurado pela UFJF, em 2018, com o objetivo de investigar denúncias anônimas de supostas fraudes no sistema de cotas.

 

Recentemente, novos alunos voltaram a nos procurar, a fim de tirar dúvidas e buscar orientações sobre esse assunto. Por isso, nosso escritório elaborou uma material esclarecendo as principais dúvidas. Assista ao vídeo: (o vídeo pode ser assistido ao acessar o link da matéria)

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/05-08-2019/sensacao-termica-chegou-a-1-grau-negativo-neste-domingo-em-jf.html

Título da matéria: Sensação térmica chegou a 1 grau negativo neste domingo em JF

Neste domingo (4), os juiz-foranos sentiram os reflexos da chegada de uma massa polar, já prevista para atuar no município no fim de semana. Por volta das 6h, os termômetros marcaram 12,1 graus, com a sensação térmica de 3 graus. Entretanto, as temperaturas caíram ao longo do dia e, por volta de 16h, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na UFJF, registrou uma temperatura de 10,2 graus, sendo que as rajadas de vento contribuíram para uma sensação térmica de 1 grau negativo.

 

Apesar da queda moderada de temperatura durante a madrugada desta segunda-feira (5), com termômetros oscilando entre 9,8 e 10 graus, a menor sensação térmica foi de 6 graus, por volta de 6h. De acordo com o Inmet, as temperaturas podem ser amenas no início da semana na região da Zona da Mata. Em Juiz de Fora, a máxima deve chegar a 16 graus nesta segunda. O céu deve ficar nublado a parcialmente nublado. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a probabilidade de chuvas isoladas no município é de 90%.

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/08/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/05-08-2019/frio-deve-perder-forca-nos-proximos-dias-em-juiz-de-fora.html

Título da matéria: Frio deve perder força nos próximos dias em Juiz de Fora

A atuação de uma massa de ar polar sobre o território mineiro ainda mantém o tempo gelado na Zona da Mata e, por consequência, em Juiz de Fora, durante os primeiros dias da semana. No entanto, o frio que o juiz-forano sentiu nos últimos dois dias, principalmente no domingo (4), quando a sensação térmica chegou a 1 grau negativo, deverá ser menos severo a partir de quarta-feira (7). Até lá, as temperaturas devem variar entre 12 e 25 graus. Nesta segunda-feira (5), a menor sensação térmica foi de 6 graus, e os termômetros registraram mínima de 9,7 graus. A máxima chegou a 16,2.

 

Na quinta (8), haverá predomínio de céu claro, e as máximas devem elevar significativamente, podendo chegar aos 26 graus. Está descartada a possibilidade de chuvas fortes. Todavia, pode haver pancadas em áreas isoladas e sem grandes volumes. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec), a probabilidade deste tipo de precipitação no município é de 90%.

 

Abaixo de zero

No domingo, os juiz-foranos sentiram os reflexos da chegada de uma massa polar. Por volta das 6h, os termômetros marcaram 12,1 graus, com sensação térmica de 3 graus. Entretanto, as temperaturas caíram ao longo do dia e, por volta de 16h, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), registrou 10,2 graus. Combinada com as fortes rajadas de vento, que chegaram a cerca de 40 km/h, a sensação térmica foi de 1 grau negativo.

 

Conforme os meteorologistas, essa deverá ser a última onda de frio intenso neste inverno, estação que dá lugar à primavera, em 23 de setembro.

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Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 05/08/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/08/05/estao-abertas-as-inscricoes-para-pism-2020-da-ufjf.ghtml

Título da matéria: Estão abertas as inscrições para Pism 2020 da UFJF

As inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começaram nesta segunda-feira (5). Serão ofertadas 2.303 vagas, em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

 

As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019 e o prazo para os candidatos se inscreverem através da Área do Candidato, no site da UFJF, termina às 18h do dia 26 de agosto.

 

Neste ano, as provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, além de Volta Redonda e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que Petrópolis recebe a aplicação das provas do Pism.

 

Nos dias das provas, os portões serão fechados às 13h, não sendo admitidos retardatários. Portanto, a UFJF alerta os candidatos a se planejarem para que não ocorram atrasos, já que não existe possibilidade de realização de segunda chamada das provas.

 

Vagas

Serão distribuídas 1.903 vagas em 66 cursos do campus-sede, e 400 vagas em 10 cursos do campus avançado.

 

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120.

 

 

O pagamento deve ser feito até às 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil.

 

Isenção da taxa

O prazo para solicitação isenção da taxa de inscrição também começou nesta segunda e segue até o próximo domingo (11).

 

Os pedidos de isenção podem ser feitos via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS) ou pelos critérios da Lei 12.799/2013.

 

O benefício é oferecido a candidatos que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário e meio per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

 

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade.

 

Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

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Veículo: Jornalistas Livres

Editoria: 

Data: 05/08/2019

Link: https://jornalistaslivres.org/comunidade-academica-se-articula-contra-projeto-de-privatizacao-do-ensino-publico/

Título da matéria: Comunidade acadêmica se articula contra projeto de privatização do ensino público

Apresentado com pompa e circustância, num evento high tech em Brasília, como um plano que traria “liberdade” às universidades e institutos federais para buscar financiamentos privados a seus projetos de pesquisa, inovação e mesmo manutenção, o Future-se finalmente está sendo discutido pela comunidade acadêmica. Sim, porque o pacote de medidas que podem transformar (ou desestruturar) totalmente o ensino público superior no país foi montado por não se sabe quem dentro do Ministério da Educação, já que não teve participação dos principais atingidos: professores, alunos e funcionários das escolas.

 

Com consulta aberta por menos de um mês (vai até o próximo dia 15 de agosto), o projeto tem recebido críticas de todos os lados. Reuniões, assembleias e bate-papos estão sendo realizadas por todo Brasil e as conclusões em geral seguem a linha de ser, no fundo, um projeto de privatização das universidades e institutos federais (vejam abaixo link para debate HOJE) . Ao lado da “liberdade” de buscar recursos, vem a exigência de abrir mão da autonomia universitária na gestão desses recursos. Junto à promessa vaga de que “professores empreendedores podem ficar ricos”, projeto de lei paralelo segue rápido no Senado para permitir a demissão de servidores que “não atinjam a produtividade esperada”.

 

Pressionada pelos cortes efetivos de verbas (chamados de “contingenciamento” pelo governo) que já levaram a problemas graves como o corte de energia na Universidade Federal de Mato Grosso e ameaça de paralização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo curto prazo de análise, pela recusa de dar posse aos primeiros colocados nas eleições internas ao cargo de reitor como aconteceu hoje na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e pelo perigo iminente de represálias contra instituições que não aceitarem o projeto, a comunidade acadêmica prepara o terceiro Tsunami da Educação para o próximo dia 13 de agosto. As manifestações de rua prometem ser bem maiores do que as ocorridas em junho e devem juntar outros servidores públicos e demais setores da sociedade contra a escalada do fascismo e os ataques do governo e do bolsonarismo aos advogados, jornalistas, cientistas, índios, quilombolas e, finalmente, democratas.

COMUNIDADE DA UFPB REALIZA “FUNERAL” DO FUTURE-SE E DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

 

Os cortes no orçamento da Educação, o programa Future-se e o projeto de reforma da Previdência serão “cremados” nesta terça-feira (6/8) no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes vão realizar um velório simbólico durante todo o dia, em João Pessoa, para demonstrar o repúdio da comunidade universitária aos ataques do governo às instituições federais de ensino e aos direitos sociais e trabalhistas.

 

A atividade terá início às 9h, no Centro de Vivência do campus I. Os “corpos” serão “velados” em caixões durante toda a manhã e parte do período da tarde. Para as 11h30, está programada uma apresentação do Coletivo de Dança Redemoinho, com a performance “Se a Carapuça Servir”.

 

Às 16h, ocorrerá um “cortejo fúnebre” até a entrada do CCHLA, onde o velório ficará instalado até 19h, quando terá início um novo cortejo pelos centros de ensino do campus. Na sequência, os caixões irão retornar à entrada do CCHLA e haverá um ato crematório do Future-se, da reforma da Previdência e dos cortes no orçamento.

 

Deliberada pela plenária unificada dos segmentos da UFPB, no dia 25 de julho, a atividade tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e mobilizar as diversas categorias contra os ataques do governo federal. A proposta também é convocar todos(as) para o 13 de agosto, Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência, que será marcado por protestos em todo o país.

 

Compõem a organização da atividade o Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

SERVIÇO

“Funeral” na UFPB

 

Data: terça-feira, 6/8

Horários:

– 9h – Início da atividade no Centro de Vivência

– 11h30 – Apresentação do Coletivo de Dança Redemoinho, com a performance “Se a Carapuça Servir”

– 16h – Cortejo fúnebre até o CCHLA

– 19h – Cortejo pelos centros de ensino

– Encerramento com “ato crematório”

 

UNE E MAIS 186 ENTIDADES ESTUDANTIS ASSINAM NOTA CONTRA O ”FUTURE-SE”

por Renata Bars.

 

 

 

Para os estudantes, programa anunciado pelo MEC vai na contramão dos anseios e necessidades da educação pública brasileira

 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e mais 186 entidades estudantis entre DCEs, Centros Acadêmicos e Uniões Estaduais dos Estudantes lançaram neste sábado (3) nota sobre o programa ”Future-se” anunciado pelo MEC no último dia 17 de julho.

 

O documento  ressalta a importância da autonomia das universidades federais, assim como sua independência do setor privado. Para os estudantes, o programa vai na contramão dos anseios e necessidades da educação pública brasileira, diminuindo a responsabilidade do financiamento público e sem nenhuma consulta prévia à comunidade acadêmica.

 

” A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior. Isso também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade”, diz a nota.

 

Você pode participar e assinar também. Acesse aqui a petição.

 

Confira na íntegra:

 

NOTA DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES(UNE), DAS UNIÕES ESTADUAIS DOS ESTUDANTE(UEES) E DOS DIRETÓRIOS CENTRAIS DOS ESTUDANTES SOBRE O PROGRAMA “FUTURE-SE”

A cada dia que passa tem ficado mais nítido para a população brasileira que o Governo Bolsonaro tem colocado a Educação no centro de seus ataques. Desde o início do ano nenhuma proposta concreta de política pública para o avanço da educação e a solução dos problemas nessa área foi proposto, pelo contrário, há uma perseguição ideológica, a disseminação de ódio e mentiras contra as universidades, institutos federais, escolas, professores e estudantes, e verbas foram cortadas, tanto do ensino superior quanto do básico.

 

Mas foi também, a partir do setor da educação, especialmente dos estudantes, que se levantaram as principais manifestações de oposição às medidas do governo e sobretudo em defesa da nossa educação, de mais investimentos, de maior cuidado com nossas instituições, e de um projeto educacional que possa garantir um futuro de desenvolvimento social a nossa nação com formação de qualidade, ciência e tecnologia para um país soberano.

 

É nesse cenário que recebemos com grande indignação e repudiamos a proposta do programa “Future-se” apresentado pelo Ministério da Educação no último dia 17 de Julho, estamos elaborando estudos mais apurados e detalhados acerca de todos os pontos desse projeto, mas inicialmente podemos destacar alguns motivos em geral que nos levam a essa posição:

 

1-  O governo nem sequer dá respostas sobre o problema imediato das universidades e institutos federais e quer criar um programa para o futuro (qual futuro?). Ao apresentar esse projeto, o MEC pretende jogar para as universidades e institutos federais a responsabilidade de captação via setor privado, reduzindo as responsabilidades do financiamento público, em um momento que essas instituições sofreram um corte de 30% em seu orçamento e correm sérios riscos de terem suas atividades paralisadas no próximo semestre, além de diversas pesquisas que já estão paradas por falta de bolsas para que os estudantes continuem trabalhando.

 

2-  O programa “Future-se” foi construído sem nenhum debate prévio com os setores que compõem a universidade: estudantes, professores, técnico-administrativos, reitores e pró-reitores. Fala-se em discussões com especialistas e empresários, mas em nenhum lugar se explícita quem são. Isso demonstra a que interesses servem a implementação desse projeto, certamente não são os da educação e do povo brasileiro. A criação da consulta virtual é, portanto, uma mera formalidade para apresentar um caráter democrático, mas que é notoriamente uma ferramenta superficial e insuficiente para esse debate, inclusive porque não se explica como será a análise das opiniões coletadas.

 

3-  Não há transparência no debate público do projeto. Na apresentação feita aos reitores, à imprensa e também no documento disponível para a consulta pública, faltam alguns elementos importantes que constam na minuta do projeto de lei do “Future-se” e outros que o próprio ministro só expôs depois através de entrevistas à imprensa, como por exemplo a possibilidade de contratação de professores sem concurso público e por regime da CLT.

 

4-  Um dos principais elementos omitidos é referente às responsabilidades das Organizações Sociais. O que não fica claro nas apresentações do MEC e no documento do “Future-se” é como as OSs poderão exercer atividades fim nas universidades, como contratação de professores, e gestão nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e não só na gestão de serviços como energia, água, limpeza, etc. como se apontava inicialmente. Essa é a principal característica de uma verdadeira terceirização com rumo à privatização da universidade pública brasileira, pois cria uma verdadeira organização paralela dentro das instituições que atende a outros interesses, é o fim da autonomia universitária.

 

5-  A proposta de captação própria é uma entrega das universidades à uma dependência do setor privado e uma desresponsabilização do governo de financiamento público à educação superior. Isso também significa retirar a autonomia didático-científica e administrativa das universidades, para ficarem cada vez mais à mercê de interesses privados que buscarão retornos de seus investimentos, acabando com a base de financiamento público da universidade. O que pode reduzir as áreas de pesquisa, ensino e extensão somente àquelas que agradem mais aos mercados que tenham interesse em financiar determinadas universidades.

 

6-   É o fim da expansão das universidades e pode significar o desaparecimento das federais no interior. Justamente porque uma dependência do setor privado irá forçar a concentração dessas instituições próximas dos grandes centros industriais e financeiros, criando inclusive grandes distorções regionais.

 

Por fim, entendemos que esse projeto se apresenta com uma máscara de muitas complexidades, entupida de conceitos empresariais, mas vazio de qualquer citação à projetos pedagógicos, categorias científicas e outros elementos fundamentais para uma universidade forte e que sirva ao povo brasileiro. Mas primeiro, por ignorância, repete uma série de atividades que já existem nessas instituições, como os reitores tem insistido, e em segundo propõe descaradamente, embora o ministério tente esconder, um projeto liberal e privatizante para a universidade brasileira, que inverte a lógica que seguimos em toda história da educação brasileira e que tem feito, com investimento público, das nossas universidades federais as melhores do país, responsáveis por grande parte da pesquisa brasileira e referências no mundo todo.

 

Seguiremos exigindo a devolução imediata das verbas da nossa educação e em defesa da universidade pública e gratuita, com garantia do tripé do ensino, pesquisa e extensão e que tenha um profundo enraizamento com a sociedade na garantia de melhorias para o nosso povo e a soberania do nosso país.

 

UEB- UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHIA

 

UEE-SP

 

UEP- União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pintor

 

UEE – RJ

 

UCE

 

UEE LIVRE RS

 

UPE

 

UEE – AM

 

UEE – MG

 

UEE livre Maranhão

 

DCE LIVRE DA USP

 

Diretório Central das e dos Estudantes Livre Carlos Marighella – UESC

 

DCE UNIJUI Santa Rosa

 

DCE UFRN

 

DCE UFOB

 

-DCE UFBA

 

-DCE UFF

 

-Dce UFMT/Rondonópolis

 

DCE UFOP

 

DCE UNESPAR

 

DCE UNICAP

 

CEU IFRS Viamão

 

CEU IFRS Rio Grande

 

DCE IFRS Bento Gonçalves

 

DCE IFRS Caxias do Sul

 

DCE IFRS Feliz

 

DCE IFRS Rolante

 

DCE UFPel

 

CEC Unipampa Alegrete

 

DCE Feevale

 

DCE UCS

 

DCE Unicruz

 

DCE Ulbra

 

DCE IFRS Porto Alegre

 

– DCE SOPECE

 

– DCE Uninabuco Paulista

 

– DCE Faculdade Nova Roma

 

– DCE UNIRIO

 

– DCE UNIMONTES

 

– CAHIS UFPEL

 

DCE UNIP

 

DCE Livre UNINOVE

 

DCE FMU FIAM FAAM – Dina do Araguaia

 

DCE MACKENZIE

 

CES (Centro dos Estudantes de Santos e Região)

 

DCE UNIITALO

 

DCE UNICID

 

DCE Livre da USP – Honestino Guimarães

 

DCE FATEC

 

DCE UFABC

 

DCE UNIFESP

 

DCE UNISO – Alexandre Vanuchi Leme

 

DCE UNITAU

 

DA CASPER LIBERO – Vladmir Herzog

 

DA FDSBC

 

DCE ANHANGUERA Campinas & Região

 

DCE UNICAMP

 

DCE UESPI

 

DCE UFRJ

 

DCE UFPI

 

DCE UFGD

 

Diretório central dos estudantes da UFRPE – Odjas Carvalho de Souza

 

Diretório Central dos estudantes da UPE- Prof Paulo Freire

 

DCE UFPA

 

DCE UFOPA

 

DCE UFRA

 

DCE UNIFESSPA

 

DCE UEPA

 

DCE UNAMA

 

DCE UFMA

 

DCE UEMA

 

DCE Estácio

 

DCE UFAC

 

DCE UFMT/SINOP

 

DCE UFMT/VARZEA GRANDE

 

DCE UNIFOR

 

DCE UFC

 

DCE Estacio CE

 

DCE UFOP

 

DCE UFU

 

DCE UFJF

 

DCE UFMG

 

DCE UFRPE

 

DCE UPE

 

DCE Facig

 

DCE Estácio Recife

 

DCE Famasul

 

DCE Unicap

 

Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) campus Grande Florianópolis

 

Diretório Central dos Estudantes da Universidade federal da Fronteira sul

 

DCE Fabeja

 

DCE Facho

 

DCE Fafire

 

DCE UFERSA

 

DCE UFES

 

DCE da Unilab-Ce

 

DCE José Montenegro de Lima-IFCE

 

DCE Centec- Quixeramobim

 

DCE Ciswal Santos – Fatec Cariri

 

DCE da Faculdade de Juazeiro do Norte

 

DCE IFRS Osório

 

DCE UniCruz

 

DCE ULBRA RS

 

DCE Ideau Caxias do Sul

 

DCE UFRN

 

– DCE UFPI

 

– DCE UFABC

 

-DCE IFPI

 

– DCE UFFS Erechim

 

– DCE UFRGS

 

DCE UFG

 

Centro Academico de Letras – Francês UFAM

 

Centro Acadêmico da Escola de Comunicação UFRJ (CAECO)

 

DCE UFPR

 

DCE UNIFACS

 

CA de engenharia ambiental e sanitária do IFCE – Maracanaú

 

CA de engenharia de controle e automação do IFCE – Maracanaú

 

Centro Acadêmico Luísa Mahin – Pedagogia UFF/Angra

 

Centro Acadêmico Manoel Moraes – Políticas Públicas UFF/Angra

 

Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades- Unilab/Ce

 

Centro acadêmico de letras da Unilab/Ce

 

Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica do IFBA – Jequié

 

DCE UESB – Jequié

 

Centro Acadêmico de Letras Pedro Rodrigues Salgueiro – IFCE Campus Umirim

 

Centro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos-Fatec Cariri

 

Centro acadêmico Batista Neto – Ciências sociais – UFC

 

DCE FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte

 

Centro Acadêmico Nilo Peçanha – Gestão Pública IFSP

 

Centro Acadêmico Centro Acadêmico de História Maurício Manoel de Albuquerque (CAMMA/UFRJ)

 

Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Heloísa Manzano UFT – Porto Nacional

 

Centro Acadêmico Cândido de Oliveira – (FND/UFRJ)

 

Centro Acadêmico de Gestão de Turismo- DE TODAS AS VOZES- IFCE CAMPUS CANINDÉ.

DCE UPF

 

– Diretório Acadêmico América Latina Livre IFCH UPF

 

– Diretório Acadêmico Santo Agostinho Faculdade de Educação UPF

 

– Centro Acadêmico de História Assentamento 10 de Abril – Universidade  Regional do Cariri

 

– DCE UFV

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia UPE – Campus Garanhuns

 

– Centro Acadêmico de Psicologia UPE – Campus Garanhuns

 

-Centro acadêmico de História, CAHIS UFPI, Teresina.

 

– CACOS Vladimir Herzog – UEPB

 

– Centro acadêmico de Ciências Sociais UFPI

 

– CAXIM|UFG

 

–  DCE UFRJ

 

– CAFIL UFCG

 

– CA de Pedagogia UFCG

 

– CA de Nutrição UFCG Cuité

 

– DCE UFMT Cuiabá

 

– CA de Ciência e Tecnologia da UFBA

 

– DA de História da UNEB Campus IV (Jacobina)

 

– Diretório Acadêmico Carlos Gomes – Faculdade de Artes e Comunicação UPF

 

– Diretório Acadêmico de Física da UNICAP – Padre Machado

 

– Diretório Acadêmico de História da UNICAP – Maria da Glória Dias Medeiros

 

– DAFA U

 

FRGS

 

– CA Xico Sá de Jornalismo UFCA

 

– CA de Matemática UFCG

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED/UFPI

 

– Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto – CALTNe/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Moda, Design e Estilismo, CAMDE/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Enfermagem, CAENF/UFPI

 

-Centro Acadêmico de Biologia, CABIO/UFPI

 

– Diretório Acadêmico de História Tamires Suriel (DAHIS UFRRJ – Seropédica)

 

– Diretório Acadêmico de Geografia (DAGEO- UFPE)

 

– DCE UNISUAM

 

– Federação do Movimento Estudantil de História – FEMEH

 

– Centro Acadêmico Cromwell de Carvalho (CACC), Direito/UFPI

 

– Centro Acadêmico de Física – CAFIS/UFPI

 

-Centro acadêmico de História, CAHIS UFMG

 

– DCE Unisãomiguel

 

– Centro acadêmico de educação física, CAEF/UFPI.

 

– DCE CEFET/RJ

 

– CA de Linguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais CALEA CEFET/RJ

 

– CAEng CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu

 

– Centro Acadêmico de Turismo – CAT CEFET/RJ Campus Petrópolis

 

– Centro Acadêmico Afonso Ricardo Vaz – Física CAARV CEFET/RJ Campus Petrópolis

 

– CA de Gestão de Turismo – CATur CEFET/RJ Campus Nova Friburgo

 

– CA de Fisica – CAFIS CEFET/RJ Campus Nova Friburgo

 

– Centro Acadêmico de Pedagogia – UFPA

 

– Centro Acadêmico de Educação do Campo, CA – LEDOC/UFPI.

 

– DCE UEZO

 

– Centro acadêmico de farmácia – GALENOS DO OESTE/UEZO

 

– CAHIS USP

 

– CAHIS UEPA CAMPUS XI

 

– Centro acadêmico de Engenharia Florestal, CAEF UFPI/CPCE, Bom Jesus-PI.

 

– DCE Luis Travassos – UFSC

 

– Centro Acadêmico de Arqueologia – CAARQ/UFPI

 

– Diretório Acadêmico das Licenciaturas do IFSP – DALC

 

– Centro Acadêmico de História- CAHIS UFF

 

– CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA (CAHIS) – UFF NITERÓI

 

– CAHIS Unimontes – MG

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Veículo: Folha de Londrina

Editoria: Saúde

Data: 05/08/2019

Link: https://www.folhadelondrina.com.br/saude/especialistas-alertam-sobre-os-perigos-da-idealizacao-do-corpo-2955510e.html

Título da matéria: Especialistas alertam sobre os perigos da idealização do corpo

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Veículo: Folha de Londrina

Editoria: Saúde

Data: 05/08/2019

Link: https://www.folhadelondrina.com.br/saude/familia-deve-ter-atitudes-de-afeto-e-estimulos-2955511e.html

Título da matéria: Família deve ter atitudes de afeto e estímulos

Texto não copiável

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Veículo: Diário do Vale

Editoria: Cidade

Data: 05/08/2019

Link: https://diariodovale.com.br/cidade/i-simposio-de-integracao-ensino-servico-comunidade-sera-realizado-em-valenca/

Título da matéria: I Simpósio de Integração Ensino-Serviço-Comunidade será realizado em Valença

Valença- O município receberá nesta terça-feira (06) o seu I Simpósio de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. O evento será realizado no Centro Universitário de Valença – UNIFAA, em parceria com a prefeitura. A doutora Alessandra Ésther de Mendonça será a palestrante. O evento, que é aberto ao público, acontecerá às 16h e é gratuito. O objetivo principal do simpósio será apresentar as metas do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), um programa federal que visa integrar instituições de ensino com Unidades Básicas de Saúde.

Durante a atividade, serão expostas experiências de sucesso após a assinatura do Coapes entre a secretaria Municipal de Saúde de Valença e Centro Universitário de Valença. Além disso, será evidenciada a importância da articulação do Ensino-Serviço-Comunidade para melhor prática de saúde no SUS.

A palestrante do evento, doutora Alessandra Ésther de Mendonça, tem um extenso currículo. Além de doutora pela Universidade Federal Fluminense, ela é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é professora na Faculdade de Farmácia da UFJF.

 

Importância do Coapes

 

É através do Coapes que os alunos da área da saúde do UNIFAA são inseridos em campo de prática desde os primeiros períodos. Ou seja, os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia e Odontologia do UNIFAA aprendem na prática e ainda prestam atendimentos gratuitos de saúde à população da cidade.

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Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 04/08/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/08/04/aguardando-recomposicao-de-verbas-universidades-federais-da-zona-da-mata-e-vertentes-iniciam-2o-semestre-letivo-nesta-semana.ghtml

Título da matéria: Aguardando recomposição de verbas, Universidades Federais da Zona da Mata e Vertentes iniciam 2º semestre letivo nesta semana

As Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), São João del Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV) iniciam as atividades do segundo semestre letivo nesta semana. As aulas voltam nos campi de Juiz de Fora e de Viçosa nesta segunda (5) e nos campi de São João del Rei na quarta (7). Em Viçosa não haverá entrada de calouros. Nas demais, novos alunos se juntarão aos veteranos nos cursos oferecidos.

 

O G1 solicitou posicionamento das instituições sobre as perspectivas de funcionamento diante do contingenciamento de verba anunciado neste ano. A UFJF garante funcionamento até dezembro. No entanto, enumera as perdas se o valor estimado em R$ 32 milhões não for recompostas pelo governo.

 

Na UFV, foram adotadas medidas de economia e contenção de despesas. O reitor Demetrius David da Silva ressaltou que a liberação de recursos é fundamental “para arcar com nossas despesas obrigatórias para que não haja descontinuidade nos serviços prestados”.

 

A análise é semelhante a feita pela UFSJ. Segundo nota, o contingenciamento de R$ 17 milhões atingiu as ações orçamentárias de capacitação de funcionários, abono salarial de servidores públicos federais e funcionamento da instituição.

 

UFJF

Nesta segunda (5), 1.478 calouros iniciam o curso superior no campus de Juiz e Fora, onde haverá uma recepção, às 17h, na Praça Cívica. Em Governador Valadares, serão 266 novos alunos.

 

No campus em Juiz de Fora, são esperados cerca de 18 mil estudantes nos 75 cursos presenciais de graduação. A instituição ainda contabiliza 3.061 alunos de pós-graduação. A UFJF informou que os números podem sofrer variação porque haverá divulgação de editais de reclassificação para novas matrículas de ingressantes.

 

Sobre o orçamento para o segundo semestre, o Conselho Superior adiou cortes projetados para agosto, porque havia negociações em andamento – algumas bem-sucedidas, diz a UFJF – relativas ao orçamento das universidades. Agora, a instituição aguarda a liberação dos recursos.

 

“Há a previsão de recomposição da ordem de R$ 1 bilhão, oriunda de uma negociação com o Congresso Nacional. Ainda houve um anúncio, no final do mês de maio, por parte do Ministério da Economia, de que o Governo iria recompor R$ 1,5 bilhão do orçamento do MEC. Assim, teríamos R$ 2,5 bilhões para a recomposição do orçamento para a Educação. A execução desta recomposição, entretanto, ainda não foi feita; este dinheiro ainda não chegou ao Ministério da Educação (MEC)”, explicou a instituição em nota.

 

Caso a liberação não ocorra, a Universidade definiu estratégias para garantir o funcionamento até o fim do semestre.

 

“A perspectiva da UFJF para o restante de 2019, se o Governo não fizer nenhuma recomposição orçamentária, é uma perda de R$ 32 milhões. Se ocorrer, certamente a instituição concentrará os gastos na manutenção da Universidade. ”

 

No entanto, a instituição ressalta que projetos sofreriam o impacto, caso não receba os recursos inicialmente previstos.

 

“Se houver a recomposição integral do orçamento, a UFJF dará prosseguimento a todos os projetos que já estão aprovados; se o corte for mantido, uma série de programas para equilibrar as contas será comprometida. Os projetos que a UFJF realiza sofreriam um forte prejuízo, como os da área de inovação; pesquisa e pós-graduação; e extensão que, atualmente, acontecem com recursos próprios”.

 

“A Universidade vai conseguir manter o seu funcionamento normal até o final do ano, sem cortar nenhum serviço oferecido, entretanto, corre o risco de sofrer uma perda muito grande na produção do conhecimento científico e acadêmico, pois, quando se consegue um salto de qualidade com projetos como os que são desenvolvidos na instituição, há a possibilidade de serem prejudicados”, concluiu a instituição.

 

UFV

Nesta segunda-feira (5), são esperados cerca de 17.300 alunos nos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. São 14.500 estudantes nos 67 cursos de graduação e 2.700 na pós-graduação.

 

A UFV não tem ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no meio do ano. “No entanto, alguns novos alunos entram para ocupar vagas ociosas ou para obtenção de novos títulos. Este semestre serão 170 novos alunos”.

 

Em relação ao orçamento para o segundo semestre, ainda sob o impacto do bloqueio de verbas anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em maio, o reitor Demetrius David da Silva, informou que, nos últimos dois meses o Governo Federal adotou a estratégia de liberar parte do orçamento para empenhar as principais despesas das Universidades.

 

“Assim, a UFV recebeu, até agora 53% dos recursos previstos na LOA 2019, sendo que em junho recebemos 8% e em julho recebemos apenas 5% dos recursos de custeio. Até o presente momento conseguimos cumprir com todas as nossas obrigações, porém não temos mais recursos para empenhar novas despesas. Neste sentido, A UFV depende de novas liberações para que não haja descontinuidade no pagamento das suas principais despesas”, respondeu ao G1 via assessoria.

 

Demetrius David da Silva, que tomou posse em 29 de maio deste ano, explicou as medidas adotadas para manter o funcionamento na instituição.

 

“Implementamos várias ações para diminuir as despesas com energia elétrica, fornecimento de água, contratos de serviços terceirizados, serviços de transportes e diárias. Além disso, utilizaremos parte da arrecadação própria, que seria usada para melhoria da infraestrutura, no pagamento de despesas correntes. Temos a expectativa de que parte dos recursos contingenciados sejam liberados e, assim, seja possível manter todos os compromissos até o fim do ano, sem prejuízo das nossas atividades”.

 

O reitor destacou que todos os esforços são para evitar interrupção de atividades no semestre. “Nós estamos trabalhando para que isso não aconteça, pois temos compromisso com nossos estudantes e, principalmente, com a sociedade. Porém, dependemos da liberação de novos recursos para arcar com nossas despesas obrigatórias para que não haja descontinuidade nos serviços prestados“.

 

UFSJ

As aulas retornam no campi da UFSJ em na quarta-feira (7). Segundo a Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), são esperados 12.500 alunos na graduação, sendo 1 mil calouros em 22 cursos. Já na pós-graduação, o semestre recomeça para 1.267 alunos da modalidade stricto sensu e outros 2.495 na pós lato sensu. E ainda recebe 200 novos alunos no mestrado e no doutorado.

 

Os dados são referentes à soma dos três campi em São João del-Rei (Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves), um em Ouro Branco/Congonhas (Alto Paraopeba), um em Divinópolis (Centro-Oeste Dona Lindu) e um em Sete Lagoas (Sete Lagoas).

 

Aos questionamentos feitos pelo G1 sobre orçamento, a Universidade Federal de São João del-Rei explicou que 30% da verba foi bloqueado e já causou impactos.

 

“A UFSJ sofreu um contingenciamento da ordem de 30% do orçamento de custeio e capital, representando um montante de aproximadamente R$ 17 milhões. Atingiu as ações orçamentárias de capacitação de servidores, abono salarial de servidores públicos federais e funcionamento da instituição”, informou em nota.

 

Se o bloqueio não for revertido e o corte for confirmado, a instituição teme pela ampliação das restrições em diversas atividades.

 

“Os respectivos bloqueios podem acarretar, caso sejam convertidos em cortes, na redução da capacidade de alocação orçamentária, principalmente, na contratação de serviços continuados como, por exemplo, limpeza e manutenção, vigilância, motoristas, manutenção de frota, fornecimento de energia, telefonia e água”.

 

“A impossibilidade de reversão do bloqueio pode ainda refletir na redução da alocação orçamentária em bolsas e projetos acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão), capacitação de servidores, adequação e melhoria do ambiente de trabalho, bem como na aquisição de equipamentos destinados as atividades acadêmicas e administrativas”, finalizou a nota.

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Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 05/08/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2019/08/05-ufjf-abre-selecao-para-professores-substitutos/

Título da matéria: UFJF abre seleção para professores substitutos

Texto não copiável

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Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 06/08/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/08/06/hu-ufjf-comemora-53-anos-com-semana-de-troca-de-saberes.ghtml

Título da matéria: HU-UFJF comemora 53 anos com semana de ‘Troca de Saberes’

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) realiza a partir desta terça-feira (6) a Semana do HU em comemoração pelos 53 anos da instituição. Os encontros de “Troca de Saberes” continuam até a próxima sexta-feira (9).

 

A abertura da Semana do HU nesta terça, às 20h, no Auditório Gilson Salomão, na Unidade Santa Catarina. Participam do evento i reitor da UFJF, Marcus David, e da vice-reitora, Girlene Alves, e superintendente do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo.

 

Entre quarta-feira (7) e sexta, ocorrem os encontros intitulados de “Troca de Saberes”, quando diversas temáticas relativas à saúde serão discutidas. O objetivo deste momento é permitir que profissionais convidados, colaboradores, estudantes e comunidade possam interagir.

 

Os encontros “Trocar de Saberes” serão realizados no Auditório Gilson Salomão, na Unidade Santa Catarina, de 9h às 11h, confira a programação e os temas:

 

Quarta: Depressão e saúde mental na sociedade contemporânea.

Quinta: Transtornos alimentares: causas e tratamentos.

Sexta: Atenção à saúde da população trans.

Durante a Semana do HU, uma exposição de pôsteres também ficará disponível para visitação todos os dias na Unidade Santa Catarina do HU-UFJF. Os materiais são referentes à produção acadêmica e atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do hospital.

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Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 06/08/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/08/06/ufjf-divulga-programacao-oficial-da-3a-edicao-da-semana-rainbow.ghtml

Título da matéria: UFJF divulga programação oficial da 3ª edição da Semana Rainbow

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta terça-feira (6) a programação oficial da 3ª edição da Semana Rainbow. Entre as atividades estão palestras, rodas de conversa, oficinas, exibições de filmes, exposições, peças teatrais, visitas guiadas, shows e seminário.

 

As atividades começam oficialmente nesta quarta-feira (7), às 19h, com cerimônia de abertura no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A programação com atividades variadas continua até o dia 17 de agosto.

 

O objetivo é sensibilizar as comunidades envolvidas para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito à diversidade.

 

Entre as atividades previstas para a abertura da Semana Rainbow está a exibição do documentário “Lorna Washington: sobrevivendo a supostas perdas” (2016) de Rian Córdova e Leonardo Menezes, sobre a obra da personagem criada pelo artista carioca Celso Maciel.

 

Ainda na noite de abertura, a partir das 20h30, no Ritz Plaza Hotel, ocorre a abertura da exposição “Visibilidade Trans” do artista goiano Hector Ângelo.

 

O tema da III Semana Rainbow da UFJF é “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”, uma homenagem a estudante e militante da causa LGBTQI+, Matheusa Passareli, morta em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

A programação completa da 3ª Semana Rainbow está disponível no site oficial do evento.

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Veículo: MSN

Editoria: 

 Data: 06/08/2019

Link: https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/ufjf-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-vestibular-seriado/ar-AAFqOF8?srcref=rss

Título da matéria: UFJF abre inscrições para o vestibular seriado

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020. Trata-se do processo seletivo seriado da universidade, aplicado em três módulos enquanto os candidatos cursam cada ano do Ensino Médio. Serão oferecidas 2.303 vagas, distribuídas entre 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, ambos em Minas Gerais. A inscrição poderá ser feita no site da UFJF até 26/8.

 

Isenção

 

O processo para solicitar a isenção da taxa do Pism também está aberto até o próximo domingo (11). Poderão pedir o benefício os candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em particulares e possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Também podem pedir a isenção os inscritos no no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O resultado dos contemplados sai no dia 20/8 e os não isentos precisarão pagar uma taxa de R$ 120 até o dia 27/8.

 

Provas

 

Neste ano, as provas do Pism serão aplicadas nos dias 30/11 e 1º de dezembro em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, e Volta Redonda e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Em todos os módulos, os dois dias de prova têm questões objetivas e discursivas divididas por disciplinas. Os conteúdos cobrados em cada prova podem ser consultados no Edital.

 

O resultado do módulo III do Pism, que garante o acesso às vagas, será divulgado no dia 16 de janeiro de 2020. Já as notas do módulo I e II saem em 18/3.

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