Como você está se sentindo hoje? Com esta pergunta, o Diretório Acadêmico (DA) da Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICE) abriu espaço para que alunos e professores deixassem frases curtas no cartaz fixado na entrada do Instituto. O espaço para interação começou nesta quarta-feira, dia 18 e segue dia 27 deste mês.
Para a estudante do sexto período de Química e presidente do DA, Cristina Martins, a iniciativa foi uma ação coletiva e causou surpresa. “Não imaginávamos que em tão pouco tempo teríamos tanta participação. Colamos o cartaz à noite e, na manhã desta quinta, já não havia mais espaço. Percebemos o quanto as pessoas estão precisando se expressar.”
Dentre as respostas, algumas chamaram a atenção do DA, pois apontam para chances de que o autor esteja passando por algum tipo de adoecimento de ordem psíquica. “Procuramos uma psicóloga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e resolvemos mudar a primeira ideia. De agora em diante, as respostas para os próximos cartazes serão oferecendo palavras de acolhimento a quem estiver se sentindo mal de alguma forma. Estamos tentando viabilizar uma palestra sobre o tema do adoecimento psíquico no ICE, contribuindo para o Setembro Amarelo”, avalia Cristina.
A aluna do terceiro período do curso de Engenharia Civil, Maíra Sodré, apoiou a iniciativa e ressaltou a importância da atenção com o outro e a esperança que ela representa. “Precisamos deixar de sermos egoístas. O mundo precisa, cada vez mais, que agucemos nosso olhar para o outro e que estejamos sempre dispostos a ouvir. Muitos alunos não têm esta abertura em casa e, com essa iniciativa, espero que o espaço para interação seja aberto aqui.”
O aluno do quarto período de Química e membro do DA, Felipe Modesto, afirma que esta iniciativa surgiu também com o propósito de viabilizar uma troca, mesmo que anônima, entre os estudantes por meio das frases. “Todos temos problemas e expor seus sentimentos no cartaz é corajoso, além de evidenciar o quanto temos que debater esse assunto no ICE não só neste mês de setembro. O tom do primeiro cartaz ditou o que devemos fazer de agora em diante. É um desafio que estamos dispostos a enfrentar para um ambiente mais sadio.”