Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/tempo-estavel-ainda-se-mantem-mas-frente-avanca-para-jf-e-regiao/

Tempo estável ainda se mantém, mas frente avança para JF e região

Ainda não será nesta segunda-feira (25) que os juizforanos vão se livrar da onda de calor que há semanas atinge a cidade. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estimativa para hoje é de tempo estável, com céu parcialmente nublado e temperatura máxima girando entre 25 e 27 graus. A névoa úmida formada em alguns pontos da cidade pela manhã, no entanto, ajudou a reduzir a mínima do dia, registrada por volta das 7h, quando os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, localizados na Campus da UFJF, marcaram 18,1 graus.
Em função do avanço de um sistema frontal vindo do Sul do país, que já se encontra em atuação nas imediações de São Paulo, a expectativa é de alterações climáticas na Zona da Mata e região a partir de quarta-feira (25), quando o céu ficará nublado a encoberto, com pancadas de chuva em áreas isoladas.
As temperaturas também tendem a entrar em gradativo declínio durante a semana. Segundo estimativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os termômetros se mantém na casa dos 26 graus até quarta. Entre quinta e sábado, no entanto, as máximas não devem ultrapassar os 21 graus.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/estudantes-fazem-vaquinha-para-participar-de-competicao/

Estudantes fazem ‘vaquinha’ para participar de competição

A equipe Microraptor, formada por 23 estudantes de engenharia da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF), lançou uma campanha online para custear a participação do grupo na 18° Competição Nacional de AeroDesign. Os alunos estão dedicados ao projeto de construção de uma aeronave radiocontrolada, que será apresentada em novembro, durante a competição organizada pela SAE Brasil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O objetivo dos estudantes é conseguir R$ 5 mil por meio de um crowdfunding lançado no site vakinha.com.br. A campanha se encerra no dia 31 de outubro. São recebidas contribuições de qualquer valor, pagas com boleto bancário ou cartão de crédito.
O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil, o projeto recebe o nome de Competição SAE Brasil AeroDesign.
Os alunos que participam do torneio formam equipes que representarão a instituição de ensino superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos,
entre outros. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 26/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/dialogos-imortalizados/

Diálogos imortalizados

A preservação da história de uma cidade vai além de se manter em pé estruturas como imóveis, esculturas, praças, pontes e outros marcos do mobiliário urbano. Passa também pela palavra, esteja ela registrada em arquivos sonoros, audiovisuais ou impressos. E os dois últimos foram as ferramentas utilizadas pelo projeto “Diálogos abertos”, do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), para imortalizar a história de diversas personalidades que foram fundamentais para a construção do imaginário que cada um pode ter de Juiz de Fora. Idealizada em 2007, a iniciativa realizou até 2012 uma série de entrevistas com figuras importantes em diversas áreas, cultural, econômica, social e política, registradas em vídeo e que já haviam rendido três livros. Agora, o projeto retorna com a publicação do quarto volume dos “Diálogos abertos”: segundo o idealizador da missão de preservação da memória juizforana,
o professor do IAD (Instituto de Artes e Design) José Alberto Pinho Neves, o objetivo é que a publicação seja lançada em maio, no Mamm.
Os três primeiros livros, publicados em 2012, traziam as transcrições de entrevistas de personalidades como o artista plástico Carlos Bracher, o escritor Luiz Ruffato, o compositor Mamão, Vera Ferreira (a primeira vereadora da história de Juiz de Fora), o jornalista, escritor e professor Almir de Oliveira, o cineasta Marcos Pimentel, entre outros. Para o quarto volume, foram selecionados o fundador da Tribuna e diretor do Grup Solar, Juracy Neves, o pianista, maestro, compositor e arranjador Edmundo Villani-Côrtes, o ator e diretor Marcos Marinho, o escritor Iacyr Anderson Freitas e o pintor e ilustrador Eliardo França. Todas as entrevistas foram realizadas entre 2008 e 2012.
Segundo José Alberto Pinho Neves, os volumes não seguem uma ordem cronológica de entrevistas, para que cada livro tenha depoimentos de pessoas de áreas diferentes. O principal objetivo do projeto, acrescenta, é preservar a memória de Juiz de Fora a partir desses depoimentos. “Quando eu era pró-reitor de Cultura da UFJF, nós vimos essa
necessidade, afinal isso (a questão da memória) está inserido na relação da universidade com a comunidade juizforana. Conseguimos os depoimentos de pessoas que faleceram, como o Arthur Arcuri”, salienta.
Para o professor, o lançamento do quarto “Diálogos abertos” no próximo mês seria um complemento ao proposto pela mostra “Memorabilis Urbis”. “Ela trata das perdas da cidade no que diz respeito ao mobiliário arquitetônico, como o imóvel da escola Stella Matutina e outras edificações que também desapareceram; da perda da identidade das calçadas da Avenida Independência (atual Presidente Itamar Franco), que tinham os Dragões da Independência do Ricardo Cristofaro; estabelecimentos comerciais, indústrias. Faremos um seminário, e nesse evento pretendemos lançar o livro.”

Personalidades marcantes 
O professor comenta, ainda, sobre os escolhidos para o livro e a sua importância para a preservação da memória de Juiz de Fora. “O Edmundo Villani-Côrtes é um músico consagrado, muito presente na cidade, inclusive devido à sua associação com o Centro Cultural Pró-Música. O Marcos Marinho é de uma geração teatral que veio com uma
nova proposta e que invadiu as ruas, comprometido com a cultura local, a permanência do teatro em Juiz de Fora. O Iacyr é dessa linha da tradição da poesia da cidade, que começou em Murilo Mendes e durante o século atravessou com outros nomes. É de uma geração que marcou pela qualidade e importância no final do século, como o
Fernando Fiorese e Edmilson Pereira. Eliardo França é consagrado na literatura infantil, ajudou no renascimento do gênero em Juiz de Fora apesar de não ser nascido na cidade. Já doutor Juracy Neves deu imensa contribuição para a cidade não apenas como empresário, mas em diversas áreas. Ajudou a criar o primeiro curso pré-vestibular da cidade, esteve na primeira turma do curso de medicina da UFJF, onde chegou a dar aulas, foi provedor da Santa Casa, criou a Tribuna de Minas, entre outras realizações. É um intelectual respeitado, cuja trajetória está ligada à cidade.”

Memórias de uma ‘outra Juiz de Fora’
Assim como nos volumes anteriores, a quarta parte dos “Diálogos abertos” não se resume apenas a registrar por meio das entrevistas as trajetórias de cada um em seus campos de atuação. Os depoimentos são carregados, muitas vezes, de memórias ligadas a infância, adolescência, de uma Juiz de Fora que não pode mais ser encontrada nas ruas, eventualmente em fotos antigas ou relatos como os dos convidados dos projetos. Além disso, muitas vezes os sabatinados são convidados a traçarem um perfil da cidade em vários aspectos, desde suas áreas específicas, chegando ao que poderíamos chamar de “alma” do município. “Cada personalidade foi entrevistada por quatro a seis pessoas. Com isso, alguns aspectos interessantes começaram a aparecer, permitindo muitas vezes a ratificação de algumas histórias que eram contadas, o que tornava tudo ainda mais interessante. Era fornecer um novo olhar sobre sua personalidade a partir de seu depoimento. Houve momentos densos de emoção, com fatos que foram decisivos em suas vidas”, completa Pinho Neves.

Futuras publicações
Com quase 50 personalidades entrevistadas, José Alberto destaca que o “Diálogos abertos” deve ter um total de nove livros. Além desses, está sendo projetado uma publicação com personalidades falecidas antes do início do projeto, a partir de depoimentos concedidos a diversos veículos de imprensa e instituições (como a Funalfa). Um exemplo, destaca, é Pedro Nava. “E temos outro livro que deve ser lançado no segundo semestre exclusivamente com o depoimento do Itamar Franco para o ‘Diálogos abertos’, sobre o seu relacionamento com a cidade nos períodos em que foi prefeito e presidente. Está em fase de finalização, revisão e colocação de notas de rodapé. Ele terá, ainda, um grande número de fotografias do Itamar e de imagens relacionadas à trajetória dele durante suas administrações na Prefeitura.”
Devido à importância do material obtido com os depoimentos, Pinho Neves espera ampliar a divulgação da memória juizforana por meio dos “Diálogos abertos”, com a disponibilização de uma versão editada das entrevistas para a internet. “Vamos estudar com o IAD a possibilidade de fazer isso, além de liberar o acesso às entrevistas de forma integral no Mamm”, adianta. “O livro será disponibilizado em versão online na rede, além de outras publicações ligadas a seminários realizados no museu, para ter maior alcance e visibilidade.”

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/dupla-e-detida-na-ufjf-apos-tentativa-de-homicidio-no-dom-bosco/

Dupla é detida na UFJF após tentativa de homicídio no Dom Bosco

Tiros disparados na Rua Monsenhor Gustavo Freire voltaram a assustar pedestres e motoristas no Bairro Dom Bosco, Cidade Alta, e mobilizaram a Polícia Militar no início da noite desta segunda-feira (25). Os disparos aconteceram por volta das 18h30, no trecho próximo à Rua João Massena e à Avenida Olegário Maciel. Os suspeitos fugiram por uma trilha de acesso ao Campus da UFJF. Um adolescente, 16 anos, e um jovem, 18, acabaram detidos na universidade. O alvo dos tiros seria um homem, 26, que foi atingido de raspão em um dos braços e dispensou atendimento médico.
O caso teve início quando uma equipe policial fazia patrulhamento naquela região e foi informada sobre os disparos em via pública. Populares apontaram as características dos suspeitos e a rota de fuga. Diante disso, os militares fizeram uma incursão em matagal entre o Dom Bosco e a UFJF, onde visualizaram os rapazes. Ao perceberem a
aproximação policial, eles correram em direção ao campus, sendo alcançados e abordados. Perto deles foi encontrada uma arma de fogo.
Conforme a PM, o adolescente assumiu a posse do revólver calibre 32 e a autoria dos disparos. Ele acrescentou que a tentativa de homicídio seria vingança relacionada a outra tentativa de assassinato ocorrida há cerca de 20 dias, quando o irmão dele teria sofrido quatro perfurações à bala.
O crime citado aconteceu na tarde do dia 30 de março, na Rua Cruzador Bahia, paralela à Monsenhor Gustavo Freire. Na ocasião, um jovem, 21, foi perseguido em via pública por dois rapazes, que atiraram várias vezes em sua direção. A vítima caiu no chão ferida, e os criminosos conseguiram escapar. Um Volkswagen Gol parado próximo foi
alvejado pelos disparos.
O adolescente e o jovem detidos nesta segunda foram levados para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. Peritos da Polícia Civil realizaram os levantamentos na cena do crime. O caso seguiu para investigação.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ex-senador-pedro-simon-ministra-palestra-no-mamm-nesta-sexta/

Ex-senador Pedro Simon ministra palestra no Mamm nesta sexta

O ex-senador Pedro Simon (PMDBRS) ministra uma palestra de análise sobre a atual conjuntura brasileira na próxima sexta-feira (29), às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da UFJF. Promovida pelo Instituto Itamar Franco em parceria com o Memorial da República e com o Mamm, a palestra de Simon é a primeira de um projeto que pretende trazer importantes personalidades do país para discutir política e temas afins, a cada pelo menos dois meses. Com o tema “A ética na política e o momento político”, a palestra será aberta ao público e tem entrada franca. O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro. 
Conforme a assessoria da UFJF, no encontro, a partir de um panorama histórico, Simon descreverá a situação política do Brasil desde o primeiro governo Getúlio Vargas, nos anos 1930, até a presidência de Dilma Rousseff. Com a experiência de 58 anos de vida pública, o político exerceu seu último mandato até fevereiro de 2015. Pedro Simon
elegeu-se pela primeira vez em 1958 para vereador de sua cidade, exerceu quatro mandatos de deputado estadual (1962-1978) e foi eleito senador da República pelo PMDB em 1978. Foi também ministro da Agricultura em 1985, no Governo Sarney, e governador do Rio Grande do Sul (1986-1990). Em 1989, foi novamente eleito senador, cumprindo quatro mandatos consecutivos até 31 de janeiro de 2015.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/mais-uma-jovem-e-rendida-no-campus-da-ufjf/

Mais uma jovem é rendida no Campus da UFJF

Mais uma mulher foi assaltada no Campus da UFJF, nas imediações de um escadão próximo ao Pórtico Sul, na Cidade Alta. O crime aconteceu por volta das 21h desta segunda-feira (26), quando uma jovem, 24 anos, foi rendida por dois bandidos. Um deles mostrou um objeto semelhante a arma de fogo na cintura. Mediante ameaças, a dupla
exigiu o celular da vítima e fugiu pelo escadão de acesso ao Dom Bosco.
A mulher seguiu até a 99ª Companhia da PM, no São Pedro, para registrar a ocorrência. Ela relatou aos militares que é estudante da universidade e, após o término de suas aulas, seguia pelo campus, quando foi assaltada perto da sede do Corpo de Bombeiros. Policiais fizeram rastreamento na região, mas não conseguiram localizar suspeitos.
O crime aconteceu duas semanas depois de outra jovem, 21, ter sido assaltada no mesmo trecho dentro do campus. Na ocasião, os ladrões estavam armados com facas. Um dos bandidos puxou a mochila e, diante da resistência, encostou a faca em seu tórax, dando ordem para ela largar o pertence. A dupla fugiu pelo escadão levando dinheiro, telefone e outros objetos. Ninguém foi preso.
Na época, a assessoria de comunicação da UFJF informou que a nova gestão já está iniciando estudos para viabilizar o funcionamento de todo o sistema de vigilância, seja por meio de equipamentos eletrônicos ou do redimensionamento da força de trabalho.
O assalto desta segunda já foi o terceiro episódio de violência na universidade em menos de um mês. No dia 29 de março, um vigilante de empresa terceirizada que presta serviço à UFJF foi amarrado e amordaçado em assalto. A vítima teve levados seus equipamentos de segurança, incluindo um revólver.

______________________

Veículo: Diário Regional JF

Editoria: Cidade

Data: 26/04/2016

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/2644-jovem-e-assaltada-em-saida-da-ufjf

Jovem é assaltada em saída da UFJF

Uma jovem de 24 anos foi assaltada na saída do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na noite dessa segunda-feira, 25. Segundo a vítima em relato à Polícia Militar (PM), ela estava saindo da faculdade e passava pelo Corpo de Bombeiros, próximo ao Pórtico Sul da UFJF e da escada que liga a instituição ao bairro Dom Bosco, quando ela foi abordada por dois indivíduos. Um dos indivíduos lhe mostrou algo semelhante a uma arma de fogo e lhe pediu o celular. A jovem logo entregou e os indivíduos fugiram pelo escadão. Ela não conseguiu passar nenhuma informação aos policiais sobre a aparência dos indivíduos. Uma averiguação foi feita na região, mas não obtiveram sucesso.

______________________

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 27/04/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/futebol-ufjf-participa-de-campeonato-mineiro-de-base/

Futebol UFJF participa de Campeonato Mineiro de base

Os atletas do projeto de extensão Futebol UFJF estreiam no próximo fim de semana no Campeonato Mineiro de base. As equipes infantil (sub-15) e juvenil (sub-17) garantiram vaga nas duas categorias do torneio após firmar parceria com o Uberabinha, clube de futebol amador da cidade, filiado à Federação Mineira de Futebol e detentor da vaga.
A estreia da equipe sub-17 será no sábado (30), às 14h, no campo da Faculdade de Educação Física e Desportos, contra o Piranga Esporte Clube. As equipes se enfrentam novamente, também na Faefid, mas dessa vez pela categoria sub-15. A entrada é gratuita.
A tabela completa pode ser acompanhada pelo site da Federação Mineira de Futebol.