Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tribuna Livre

Data: 16/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/16-07-2019/os-30-anos-do-festival-internacional.html

Título: Os 30 anos do Festival Internacional

Por Samir Rahme, médico e Regente da Orquestra do Limiar

16/07/2019 às 07h00

O que deveria ser uma grande comemoração merece uma reflexão.

O Festival Internacional de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora, esse importante evento que sempre pesquisou e divulgou a música colonial brasileira e colocou Juiz de Fora definitivamente no cenário musical do país, trocou de mãos há alguns anos: da família Souza Santos passou para o Departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sem dúvida, é preciso reconhecer que a permanência do festival tem sido um grande esforço de abnegados professores. Mas vamos aos fatos:

1- A divulgação do evento tem sido feita em cima da hora. Isso limita – e muito – a frequência de estudantes de todo o Brasil, que precisam se programar para estarem em Juiz de Fora. Prejudica o festival, os hotéis, os restaurantes, etc.

2- Com a diminuição de duas para uma semana, os estudos, as vivências e a programação ficaram mais limitados. O festival faz parte do calendário oficial da cidade, e, por conseguinte, a cidade deveria também estar envolvida. Uma comissão permanente, envolvendo a comunidade, em conjunto com a UFJF, poderia agendar e divulgar datas com antecedência, obter patrocínio via lei de incentivos, entrar em contato com embaixadas para trazer grupos estrangeiros, manter notícias permanentes do evento, etc.

Um festival como esse exige mais do que vem sendo feito para voltar a ocupar o seu lugar no mundo musical. O que estamos comemorando nesses 30 anos? Somente a permanência do festival? Não, comemoramos a herança cultural que Juiz de Fora frutificou para a música e para o Brasil.

Porém é necessário mais comunicação e organização. Isso se faz somente com mais pessoas envolvidas. O festival é uma conquista que sempre pode se renovar. Juiz de Fora é cercada de músicos por todos os lados…

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 16/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-07-2019/estudantes-protestam-contra-demissao-de-professores-na-universo.html

Título: Estudantes protestam contra demissão de professores na Universo

Segundo o sindicato, 50% do corpo docente teria sido dispensado, percentual que representa cerca de 70 funcionários; alunos criticam medida

Por Carolina Leonel

16/07/2019 às 19h25- Atualizada 16/07/2019 às 21h36

Centenas de estudantes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo Juiz de Fora) protestaram, na noite desta terça-feira (16), contra a demissão de dezenas de professores. A mobilização espontânea aconteceu um dia após vir a público que mais de 50% do corpo docente da faculdade seria dispensado do quadro de funcionários. À Tribuna, a coordenadora-geral do Sindicato dos Professores, Maria Lúcia Lacerda, afirmou que o percentual representa cerca de 70 professores.

Por meio de nota encaminhada à Tribuna, a Universo justificou a medida e informou que está passando por uma reestruturação. “Algumas mudanças foram necessárias para que continuemos a levar ensino superior de qualidade para todos os nossos alunos, que é nosso maior compromisso. Garantimos que nenhum aluno será prejudicado nesse processo”, assinalou o texto.

Apesar disso, no ato, discursos de alunos refutaram a justificativa. “Sem dúvida alguma esse corte de professores irá prejudicar também o ensino e os alunos. Possivelmente irão contratar profissionais que não serão tão qualificados quanto os que aqui estão e irão pagar uma hora mais baixa, e isso irá contribuir para que caia a qualidade de ensino, porque, sem tirar mérito de possíveis novos profissionais, a instituição não vai contratar professores que tenham a mesma estrutura docência dos que já trabalham aqui há mais de dez anos”, avaliou o bacharel em Direito Fellipe Barra. Ele se graduou há dois anos, e pretendia, ainda esse ano, voltar à instituição para cursar pós-graduação. Entretanto, com a demissão de mais da metade do corpo docente, disse que está reavaliando a decisão.

Uma estudante do 6º período do curso de Direito, que prefere ter sua identidade preservada, afirmou que está indignada com a situação. Ela contou que ao se matricular na unidade levou em consideração, principalmente, a qualificação dos professores. “Estou aqui porque defendo a qualidade de ensino e o respeito aos professores. Foi uma covardia o que a instituição fez com eles e com os alunos. A gestão aguardou a rematrícula dos estudantes para depois anunciar esse corte”, disse. A estudante afirmou que pretende se desligar da instituição se a decisão se mantiver.

O movimento também contou com a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFJF). No ato, intervenções de outros acadêmicos lembraram que a Universo é referência na cidade, devido ao trabalho dos professores que, em conjunto com a comunidade estudantil, conquistaram nota máxima na avaliação de cursos de graduação da da universidade, pelo Ministério da Educação (MEC).

Também apoiaram a manifestação representantes do Sinpro. O intuito da entidade é, ao longo da semana, organizar, dar suporte e orientar a categoria, além de articular medidas jurídicas.

Passeata na Andradas

Segundo a organização, cerca de 300 manifestantes participaram do protesto. Eles se reuniram em frente a instituição, na Avenida dos Andradas, onde interditaram a via em frente por cerca de 15 minutos. Em seguida, o grupo desceu a Avenida dos Andradas, em direção ao Largo do Riachuelo, segurando cartazes. Um deles exibia os dizeres ‘educação não é comércio’. Com a manifestação, o trânsito, na faixa sentido Centro ficou comprometido.

Por volta de 19h30, os manifestantes se dispersaram e o trânsito passou a fluir normalmente. A Polícia Militar não fez estimativa dos número de participantes. Um novo ato está previsto para a próxima quinta-feira (18), a partir das 17h30. A concentração será na Universo, mas os estudantes pretendem sair às ruas.

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 16/07/2019

Link: https://pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65280

Título: “Prêmio Amigo do Patrimônio” – Funalfa recebe inscrições até dia 26

Portal de Notícias PJF | “Prêmio Amigo do Patrimônio” – Funalfa recebe inscrições até dia 26 | FUNALFA – 16/7/2019

A 14ª edição do concurso “Prêmio Amigo do Patrimônio”, promovido anualmente pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), está com inscrições abertas. As indicações podem ser cadastradas, gratuitamente, até o próximo dia 26, somente pelo e-mail da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), o dipac.funalfa@pjf.mg.gov.br.

No momento da inscrição, os interessados deverão destacar a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio, além de, se possível, anexar fotos e documentos da atuação proposta. O concurso premia iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para conservação, preservação, defesa ou divulgação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora, além de atividades educativas que visem a difundir conceitos que auxiliem a compreensão pela comunidade da importância do nosso patrimônio cultural.

“O Prêmio já tem mais de uma centena de ganhadores, de origens diversificadas. Já foram contemplados professores por trabalhos em salas de aula, proprietários de imóveis, empresários que financiam ações de restauração, páginas de internet e populares que desenvolveram iniciativas simples, mas que geraram resultados”, informou o historiador da Dipac, Fabrício Fernandes. A premiação foi instituída pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, sendo gerenciada pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa.

Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis e ações que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciam um novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito. As indicações serão avaliadas por comissão indicada pelos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). A entrega será realizada no dia 16 de agosto, data que antecede ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.

Na ultima edição do prêmio, os contemplados foram:

Pedro Ferreira dos Santos, Gabriel Ferreira dos Santos, Geraldo de Matos e Paulo César Menegueli – Proprietários do Príncipe Hotel: pelo investimento realizado no referido imóvel, que é tombado, respeitando o projeto aprovado pelo Comppac e mantendo estreito diálogo com a Dipac, onde buscaram orientações para o êxito da obra;

Jorge Arbach, pela atuação e desenvolvimento de atividades em torno do patrimônio cultural da cidade, incluindo as disciplinas ministradas por ele no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além do material artístico que divulga os bens culturais do município;

Projeto “Memórias JF”, pelo resgate da história de Juiz de Fora, através de produtos artesanais e souvenires, tendo como foco o desenvolvimento da economia criativa na cidade;

Bruno Meneghitti, pelas ações de divulgação do patrimônio arquitetônico local, através do registro fotográfico realizado no ensaio “Memória Coletiva”, cujas imagens ilustram o “Calendário 2018”, produzido pela Funalfa;

Edson Germano, pela administração dos bens da Associação Beneficente Juiz de Fora, que inclui conjunto de imóveis protegidos por tombamento, localizado na Rua Santa Helena, Bairro Granbery.

Acompanhe esta e outras novidades da Funalfa pela página do Facebook e pelo Instagram @funalfacultura.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

— —

Veículo: JF Clipping

Editoria: Notícias

Data: 16/07/2019

Link: https://www.jfclipping.com.br/2019/07/16/ex-integrante-do-projeto-futebol-ufjf-e-contratada-pelo-cruzeiro/

Título: EX-INTEGRANTE DO PROJETO FUTEBOL UFJF É CONTRATADA PELO CRUZEIRO

Fonte: UFJF em 16/07/2019 às 12:30 h

A presença em um grande clube do futebol brasileiro representa o sonho de muita gente. Para quem lutou contra os preconceitos até alcançar este sonho, representa ainda mais. É o caso da ex-aluna do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Bárbara Bepler, que atualmente é preparadora física do time sub-18 feminino do Cruzeiro Esporte Clube.

Natural de Pinheiral (RJ), Bárbara sempre se interessou por futebol. Com 8 anos já treinava na escolinha de futebol da cidade. Única garota no meio dos meninos, Bárbara precisava se destacar em sua turma. Para jogar com outras meninas, a alternativa foi seguir para Volta Redonda (RJ), município mais próximo que contava com turmas de futebol feminino.

Eram duas viagens por semana para jogar e, como não haviam outras meninas de sua idade na turma, Bárbara precisou se superar, uma vez que era a única com 10 anos em meio às colegas, de 16.

Com o tempo, destacou-se na modalidade. Na adolescência, sua habilidade chamou a atenção de outros clubes. As oportunidades fizeram com que Bárbara tivesse que optar entre o futebol ou o ingresso em curso superior. A decisão acabou pendendo para o lado acadêmico. ‘Como em 2009 a perspectiva do futebol feminino era muito ruim, pois só o estado de São Paulo tinha uma estrutura um pouco melhor, eu preferi focar nos estudos e seguir para a UFJF. Era o que parecia mais estável à época’, afirma a preparadora física.

Futebol UFJF

‘O projeto se revela importante para mim além das quatro linhas, pois se tornou um exemplo em todos os aspectos da minha vida’

No curso de Educação Física, Bárbara pôde entrar em contato com o projeto de extensão ‘Futebol UFJF’. Ela participou como estagiária das equipes sub-17, sub-15 e sub-13, mas teve uma atuação mais efetiva com a iniciativa de futsal feminino, criada em 2017. Na modalidade, Bárbara foi treinadora, cuidando da parte tática, dos treinamentos e até mesmo atuando como atleta em alguns momentos.

A experiência no Futebol UFJF foi um dos diferenciais na vida de Bárbara, que começou a encarar o esporte de outra maneira. ‘O projeto se tornou importante para mim além das quatro linhas, pois se tornou um exemplo em todos os aspectos da minha vida. Foi onde me formei como profissional e pessoa. As oportunidades oferecidas pelo projeto são transformadoras.’

O coordenador do Futebol UFJF e professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Marcelo Mattos, sempre enxergou em Bárbara um exemplo para as garotas que começam no esporte. ‘Finalmente o futebol feminino está passando por um processo de maior destaque para a categoria. Casos como o da Bárbara, que vem quebrando um machismo que ainda existe muito no Brasil, só demonstram como é possível superar suas próprias barreiras.’

Para a pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, Bárbara representa a participação feminina crescente no esporte. ‘A presença dela no Cruzeiro mostra como um projeto de extensão possibilita o acesso aos direitos, principalmente ligados ao esporte. Este é um exemplo de como estão sendo quebrados modelos que historicamente excluíam as mulheres das práticas esportivas que eram consideradas exclusivamente masculinas.’

Em entrevista ao Portal UFJF, Bárbara contou sobre o atual panorama do futebol feminino, as perspectivas da categoria e seu trabalho atual como preparadora física no Cruzeiro.

Portal UFJF – Como é estar em um clube de projeção nacional como o Cruzeiro?

– Bárbara Bepler – Estar no Cruzeiro hoje é um sonho de criança realizado. Foi um passo enorme para a minha carreira e para a minha vida, pois sempre foi um desejo meu fomentar o futebol feminino e trabalhar com mulheres. As propostas do clube são muito boas. Os profissionais são excelentes, tanto os ligados ao time profissional quanto às categorias de base. Temos demonstrado que o Cruzeiro chegou para ocupar um espaço entre os grandes times do Brasil.

– Como você enxerga o futuro do futebol feminino? Há expectativa de melhora para o esporte?

– Sim, há uma perspectiva de melhora para o esporte. Acredito que nós temos uma oportunidade real de ocupar o local que conquistamos no cenário esportivo e que nos é de direito. Há muito preconceito no sentido de que mulher não deve jogar bola, de que não devemos estar ocupando este espaço, pois o futebol é feito pelo e para o homem. Devagarzinho nós estamos diminuindo essa concepção machista, principalmente com as crianças. Precisamos ter paciência e continuar lutando por nossos direitos, por condições de trabalhos dignas, uma remuneração justa e que condiza com os dados e o trabalho investido.

– Como você vê a divulgação hoje do futebol feminino, logo após uma copa do mundo de futebol feminino que ficou marcada como a maior de todos os tempos? O que ainda é preciso mudar, tanto na divulgação quanta na equidade das categorias?

– A copa do mundo mostrou que nós temos gente que se interessa e quer jogar futebol. Nós fizemos recentemente aqui no Cruzeiro uma peneira para o sub-18 e tivemos mais de 800 meninas inscritas. Não faltam garotas que gostam, que acompanham e que têm o sonho de seguir carreira no esporte. Um ponto que eu debato muito é quando afirmam que o futebol feminino é ‘muito feio’. A questão é, por que temos essa perspectiva? Isso só acontece porque as meninas não têm uma categoria de base estabelecida para aprenderem os fundamentos corretamente. Nós não queremos ficar nas sombras dos homens.

Outras informações: (32) 2102-3292 – Educação Física e Desportos (Faefid)

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 16/07/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2019/07/16-ufjf-abre-vagas-para-cinco-professores-substitutos/

Título: UFJF abre vagas para cinco professores substitutos

Da redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou cinco novos editais de seleção de professores substitutos. As vagas estão distribuídas entre as faculdades de Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Colégio de Aplicação João XXIII, todos em Juiz de Fora.

Administração

É oferecida uma vaga para o Departamento de Finanças e Controladoria, regida pelo Edital nº 93/2019, com área de atuação em Contabilidade Avançada I: Aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários; Avaliação de investimentos em participações societárias; Consolidação das demonstrações contábeis; Investimento em empreendimento controlado em conjunto (Joint Venture); Investimentos em coligadas e controladas no exterior; Contabilidade Avançada II: Transações entre partes relacionadas; Reestruturações societárias – incorporação, fusão e cisão de empresas; Contabilização dos tributos sobre o lucro; Juros sobre o Capital Próprio; Ajustes de avaliação patrimonial; e Tributação simplificada. As inscrições devem ser feitas entre até esta sexta, 19 de julho, presencialmente, na Secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Arquitetura e Urbanismo

A oportunidade do edital nº 94/2019 é para o Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia. O foco é atuar com as disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Representação gráfica manual e digital; e Building Information Modeling (BIM) / Autodesk Revit. O período para as inscrições acontece entre 17 e 24 de julho, das 8h e 18h, na Secretaria da Faculdade.

Medicina

A vaga para a Faculdade de Medicina situa-se no Departamento de Clínica Médica, e é regida pelo Edital nº 95/2019, tendo como área de concentração Clínica Médico-Cirúrgica I – Pneumologia, Semiologia I e Estágio de Aplicação em Clínica Médico-Cirúrgica. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, presencialmente, na Secretaria da Faculdade de Medicina, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Instituto de Ciências Humanas

O Departamento de Ciências da Religião está com uma vaga aberta para professor substituto. O edital nº 96/2019 tem como área de concentração as disciplinas: Introdução à Ciência da Religião e História das Religiões. As inscrições devem ser realizadas até 19 de julho, na secretaria do ICH, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Colégio João XXIII

Também há uma vaga para o Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII, norteada pelo Edital nº 97/2019. As inscrições para este processo seletivo devem ser feitas entre os dias 16 e 23 de julho, presencialmente, na Secretaria do Colégio (Rua Visconde de Mauá, 300, Santa Helena), das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Condições gerais

Todos os processos seletivos são regidos pelo Edital nº 44/2018, que estabelece as condições gerais para realização de processos seletivos simplificados para contratação de professor substituto. As vagas possuem regime de trabalho de 40 horas semanais.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Concurso e empregos

Data: 16/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/empregos/16-07-2019/prazo-para-isencao-de-concurso-da-ufjf-termina-6a.html

Título: Prazo para isenção de concurso da UFJF termina 6ª

A resultado da avaliação da banca será divulgado no dia 23

Por Tribuna

16/07/2019 às 17h58

Os candidatos que quiserem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do concurso para técnico administrativo da UFJF têm até a próxima sexta-feira (19) para fazê-lo. O benefício é direcionado a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); pertencentes à família cadastrada no CadÚnico com renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo; e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Para fazer o pedido de isenção é preciso acessar o site da Fundação Cefet Minas .

O resultado da avaliação da banca será divulgado no dia 23. O candidato que tiver o pedido indeferido e mantiver interesse em participar do certame, deverá imprimir a guia de recolhimento e efetuar o pagamento. O valor da taxa varia de R$ 80 a R$ 120, conforme o cargo pretendido. O concurso oferece 21 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Foi reproduzido em: JF Clipping

— —

Veículo: Barbacena Mais

Editoria: Notícias

Data: 16/07/2019

Link: https://www.barbacenamais.com.br/133-bqmais-com-voce/bqjobs-aqui-tem-emprego/13179-bqjobs-abertas-inscricoes-para-concurso-publico-para-tecnico-administrativos-em-educacao-na-ufjf

Título: BQJOBS: Abertas inscrições para concurso público para técnico-administrativos em educação na UFJF

Os salários variam de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66. As inscrições devem ser feitas pela internet até 2 de agosto. Saiba mais…

BQmais Emprego

Começaram nesta segunda-feira (15) as inscrições para o concurso para técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 21 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os salários variam de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66, sendo acrescido ao valor outros benefícios como auxílio-alimentação.

Os interessados devem se inscrever no site da Fundação Cefet Minas, organizadora da prova, até às 23h59 de 2 de agosto. A taxa é de R$ 80 para cargos de nível D e R$ 120 para os de nível E. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção até sexta-feira (19). As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br.

A validade será de dois anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Cargos

De acordo com o edital, o maior número de oportunidades é para o cargo de Assistente em Administração (nível médio D). Há também vagas para Tradutor intérprete de Libras (nível médio D) e para Analista de Tecnologia da Informação (superior E).

Segundo a instituição, há reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos declarados pretos e pardos, conforme legislação.

— —

Veículo: Rádio Itatiaia JF

Editoria: Economia

Data: 16/07/2019

Link: http://radioitatiaiajf.com.br/ufjf-busca-parcerias-para-semana-rainbow/

Título: UFJF busca parcerias para Semana Rainbow

16 de julho de 2019  Redação

Empresas interessadas em serem parceiras da 3ª Semana Rainbow da UFJF tem até o dia 22 de julho para apresentarem suas propostas.

As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, que fica no Campus Universitário.

O evento acontece de 07 a 18 de agosto.

O projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+: Semana Rainbow da UFJF” se propõe a promover uma série de ações voltadas para a inclusão social da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTQ+). A programação inclui eventos culturais, colóquios, conferências e ações de empreendedorismo social. Objetivo da iniciativa é sensibilizar as comunidades envolvidas para questões relacionadas às identidades de gênero e sexual.

Segundo a universidade, serão selecionadas até 17 empresas interessadas. Elas podem optar pela concessão de patrocínio.

As cotas e valores estão disponíveis no edital.

— —

Veículo: Jornal Mensagem

Editoria: Notícias

Data: 16/07/2019

Link: https://www.jornalmensagem.com.br/cidade-perde-perde-o-professor-marcelo-soares-dulci/

Título: Cidade perde perde o professor Marcelo Soares Dulci

16/07/2019  admin

Marcelo Dulci era um dos principais articuladores

do Partido dos Trabalhadores em SD

Santos Dumont foi surpreendida com o falecimento do professor Marcelo Soares Dulci, ocorrido no sábado passado, em decorrência de um câncer que ele vinha combatendo.

O professor Marcelo era um militante histórico do Partido dos Trabalhadores da cidade, juntamente com seu irmão, o ex-ministro do governo Lula, Luiz Duci. Era professor na UFJF e foi sepultado no Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida.

O professor Marcelo era Graduado em Ciências Sociais (1984), especialista em Ciências Políticas (1989) e Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política (2010) – todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi um professor com dedicação exclusiva à Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1993. Ministrou disciplinas de política, sociologia e metodologia. Pesquisou sobre cultura política e partidos políticos no Brasil, assim como também sobre globalização e métodos em ciências sociais. Teve forte atuação em vários projetos de extensão universitária na Zona da Mata de Minas Gerais. Também foi Pró-Reitor de Extensão da UFJF entre 2011 e 2014. Atualmente se dedicava à extensão, ensino de graduação e especializações à distância.

No campo político desfrutava do respeito dos correligionários dos Partidos dos Trabalhadores de toda região, inclusive de outras correntes políticas.

Em nota, o PT de Santos Dumont destaca que “ele nos deixa, mas estará sempre presente nas páginas de nossa história”.

— —

Veículo: Aldeia Nago

Editoria: Eventos

Data: 16/07/2019

Link: http://aldeianago.com.br/cursos/eventdetail/238104/48/yoga-e-meditacao-psara-superacao-do-sofrimento-com-ricardo-lindemamm

Título: Yoga e Meditação psara Superação do Sofrimento com Ricardo Lindemamm

Terça-feira 16 Julho 2019, 19:30

Repetição anteriorPróxima Repetição

Acessos : 83

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014). Doutorando em Ciência da Religião pela UFJF (21.12.2015) com um projeto de tese intitulado O Yoga-Sutra como Ciência do Autoconhecimento: uma abordagem teosófica. Atua em Projetos de Pesquisa de História da Filosofia da Religião no Grupo de Filosofia da Religião da UnB, e de As Tradições Soteriológicas dos Upanisads do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI) da UFJF. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, bem como no ensino de Filosofia Antiga e Oriental, Neoplatonismo, Filosofia da Religião e Religiões Comparadas.

Contato  (71) 988-984-748

Valor Gratuito

Quando: 17 de Julho, quarta-feira, às 19:30 h

Localização  Sociedade Teosófica de Salvador – Pituba

Rua das Rosas, 646, Pq. N. Sra da Luz, Pituba, Salvador-BA

Brasil/Bahia/Salvador

41810-070

— —

Veículo: UAI

Editoria: Mais Educação

Data: 16/07/2019

Link: https://maiseducacao.uai.com.br/2019/07/16/idioma-sem-fronteiras-esta-com-inscricoes-abertas/

Título: Idioma sem Fronteiras está com inscrições abertas

por Redação em 16 de julho de 2019 COMPARTILHAR NO FACEBOOK

No total, são ofertadas 1.420 vagas para cursos de inglês em 18 universidades da rede federal e 485 vagas para o curso de Português para estrangeiros

O Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) está com inscrições on-line abertas até 18 de julho. No total, são ofertadas 1.420 vagas para cursos de inglês em 18 universidades da rede federal e 485 vagas para o curso de Português para estrangeiros, em 13 instituições federais. Os interessados devem se inscrever no Sistema IsF Aluno.

Podem se candidatar:

Estudantes universitários dos níveis de graduação e pós-graduação com matrículas ativas nas instituições credenciadas com ofertas de vagas;

Técnicos e docentes das instituições;

Estrangeiros que tenham número de inscrição no CPF e sejam vinculados a uma instituição parceira do programa;

Professores de idiomas da rede pública de educação básica.

O Idioma sem Fronteiras é um programa do Ministério da Educação (MEC) de fomento à internacionalização da educação superior no Brasil por meio da capacitação em línguas estrangeiras.

Os cursos presenciais são totalmente gratuitos e a distribuição dos alunos é feita de acordo com um teste de nivelamento realizado on-line na plataforma do programa. Leia o edital completo.

Confira as instituições com oferta de vagas em inglês

Universidade Regional de Blumenal (FURB);

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);

Universidade Federal do Amazonas (UFAM);

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB);

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Universidade Federal do Paraná (UFPR);

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

Universidade Federal de Roraima (UFRR);

Universidade Federal de Sergipe (UFS);

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ);

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);

Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);

Universidade Federal do Amapá (Unifap);

Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e;

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Já as vagas para os cursos de Português para Estrangeiros serão ofertadas nas seguintes universidades:

FURG;

UFAM;

UFTM;

UFRR;

UFMS;

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Universidade Federal de Viçosa (UFV) e;

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

— —

Veículo: Portal F11

Editoria: Notícias

Data:16/07/2019

Link: http://portalf11.com.br/noticia/13620/ferias-na-ufjf-confira-a-programacao-para-o-mes-de-julho

Título: Férias na UFJF: Confira a programação para o mês de julho

Além do próprio campus, os interessados podem participar de inúmeras atividades em outras instalações da Universidade.

Férias na UFJF: Confira a programação para o mês de julho

As férias de julho podem ser uma ótima oportunidade para estar em contato com os diferentes espaços da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sem a correria do período letivo. Desde colônia de férias para crianças à exposição de arte, os espaços ligados à UFJF têm opções de diversas atividades para esse período. Além do próprio campus, com sua área arborizada, ciclovia, academia de ginástica ao ar livre e lugares para piqueniques, os interessados podem participar de inúmeras atividades em outras instalações da Universidade.

Colônia de Férias do Memorial

O Memorial da República Presidente Itamar Franco está com programação especial para as crianças. De forma lúdica e recreativa, a Colônia de Férias do Memorial vai contar com atividades sobre a República e temas relacionados ao Memorial. O cronograma ocorre entre os dias 16 e 26 de julho, das 13h às 17h, sendo uma semana para crianças de 7 a 10 anos, e outra, para crianças de 11 a 13. A Colônia é gratuita e as inscrições para a segunda semana ainda estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail educativomemorial@outlook.com até o dia 22 deste mês.

Oficina de férias do Mamm

Para a Oficina de Férias do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), são duas semanas de atividades com exposições e mostras que promovem experiências do universo das artes. Nesta primeira semana, até 19 de julho, a oficina é voltada para crianças entre 7 e 9 anos; e entre os dias 22 e 26 de julho, é a vez das crianças de 10 a 12 anos. As atividades são gratuitas e acontecem na parte da tarde, das 13h às 17h, no Mamm.

São 20 vagas no total, para as duas turmas. As inscrições podem ser feitas através do telefone (32) 3229-7621 ou presencialmente no Mamm, até o preenchimento das vagas. Além das oficinas, o Mamm funciona normalmente para visitação, de terça à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 18h. O museu é localizado na rua Benjamin Constant, nº 790.

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

O 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e pelo Centro Cultural Pró-Música da UFJF, tem programação entre os dias 21 e 28 de julho. O evento traz inúmeras atrações gratuitas, como concertos noturnos e vespertinos, com músicos conceituados, para um público amplo, que vai de apreciadores de uma boa música a formados musicalmente.

Estão abertas também as inscrições para interessados nas 28 oficinas a serem oferecidas pela 30ª edição do Festival. As novidades são as oficinas de alaúde, saxofone e contrabaixo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do festival.

Confira a programação do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Centro de Ciências

O especial de férias do Centro de Ciências da UFJF está com inscrições abertas. Entre esta terça, 16 de julho, e o dia 6 de agosto, o Centro oferece novas atividades – incluindo oficinas, horários estendidos no Observatório e no Planetário, além das exposições tradicionais – para visitantes individuais ou de escolas.

Durante todo esse período, além das sessões tradicionais do Planetário e Observatório às quintas-feiras, os interessados podem se inscrever para visitas também nas terças-feiras. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e necessitam de inscrição.

Fórum da Cultura

A exposição “Como lhe parece?” é sediada pela Galeria de Arte do Fórum da Cultura da UFJF até 19 de julho. A atividade é a primeira mostra individual do pintor Luiz Amorim e tem a proposta de despertar a imaginação pela interpretação de cores, formas e composições, por meio da apresentação de pinturas abstratas. O artista é natural de Juiz de Fora e faz trabalhos relacionados à pintura desde 1996. Já a partir do dia 23, a vez é da exposição “Berro”, da artista Nicole Pinheiro, aberta até o dia 3 de agosto. O Fórum da Cultura fica localizado na rua Santo Antônio, nº 1112, no Centro.

Casa de Cultura

O anfiteatro da Casa de Cultura recebe agendamentos para atividades da vinculadas à Universidade, pelo telefone (32) 3215-4694, de segunda à sexta, das 9h às 18h30.

Cine Theatro Central

Em julho, as visitas guiadas ao Cine Theatro Central continuam normalmente. Outras informações pelo telefone (32) 3231-4051. A programação completa do Central pode ser acessada neste link.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico da UFJF mantém os horários de funcionamento. O espaço está aberto à visitação gratuita do público, de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h.

Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) também tem programação especial, com colônia de férias para crianças, mas todas as vagas já foram preenchidas.

Fonte: UFJF

— —

Veículo: Rádio Itatiaia JF

Editoria: Educação

Data: 16/07/2019

Link: http://radioitatiaiajf.com.br/encontro-brasileiro-de-malacologia-tem-inscricoes-abertas/

Título: JF: Encontro Brasileiro de Malacologia tem inscrições abertas

16 de julho de 2019  Redação

Abertas as inscrições para o 26º Encontro Brasileiro de Malacologia.

O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) ,  será realizado de 07 a 11 de outubro, no Centro de Ciências da UFJF. Interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto.

As inscrições são feitas on-line, na página do evento. Pesquisadores podem enviar trabalhos até o dia 30 de julho, para o email resumosebram@gmail.com.

A 26ª edição do Encontro Brasileiro de Malacologia celebra os 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Malacologia, criada durante o I Encontro dos Malacologistas Brasileiros, realizado em Juiz de Fora, sob o patrocínio da UFJF.

— —

Veículo: JF Clipping

Editoria: Notícias

Data: 16/07/2019

Link: https://www.jfclipping.com.br/2019/07/16/alunos-da-ufjf-participam-do-57o-congresso-da-une/

Título: ALUNOS DA UFJF PARTICIPAM DO 57º CONGRESSO DA UNE

Fonte: UFJF em 16/07/2019 às 16:30 h

Cerca de 90 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento elegeu a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), aprovou resoluções, ampliou a campanha pela educação e anunciou o ato ‘Tsunami da Educação’ para o dia 13 de Agosto. O congresso foi realizado em Brasília, entre os dias 10 e 14 de julho.

O Conune contou com a participação de 8.013 estudantes de diversas regiões. Foram aprovadas três resoluções relacionadas a atual conjuntura do país, movimento estudantil e educação. Além disso, houve 16 moções sobre assuntos como o fim das disciplinas online obrigatórias; o repúdio ao acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia; e o fim dos ataques do governo à saúde pública brasileira.

‘A avaliação que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) faz sobre a participação estudantil da UFJF é muito positiva’, comenta o diretor de Comunicação do DCE, Gabriel Reis Amaral.

O estudante aponta que os alunos estiveram presentes na construção dos espaços e deliberações, fortalecendo a atuação além dos muros da Universidade. ‘Saímos do nosso território de ação para discutir a defesa da educação em nível nacional. Conseguimos mobilizar cerca de dois mil estudantes da Instituição no processo de tiragem de delegados e garantimos, enquanto DCE, a participação dos 90 estudantes para defenderem seus programas em Brasília.’

Segundo o coordenador de finanças do DCE, Rafael Donizete, as teses aprovadas no penúltimo dia do congresso são as principais questões a serem aplicadas na UFJF, principalmente, por avaliarem os desafios do movimento estudantil na atual conjuntura. ‘Nossa gestão no DCE tem um compromisso muito sério com o diálogo e o envolvimento de todos estudantes que estão em movimento na Universidade, seja nos centros ou diretórios acadêmicos (CA´s/DA´s), nas atléticas ou nas empresas juniores. É um dever nosso aproximar e envolver esses estudantes do cotidiano do movimento estudantil.’

‘O principal ponto do Congresso da UNE foi quando percebemos que todas as tarefas cumpridas pelo DCE da UFJF não são em vão e não são isoladas. É muito gratificante perceber como o nosso compromisso com o movimento estudantil tem dado resultado e que não estamos sozinhos. São centenas de DCE’s envolvidos, milhares de estudantes, que a partir das próprias universidades, resistem e têm esperança por dias melhores’, avalia a coordenadora geral, Luiza Travassos.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.

Compartilhe esta postagem nas redes sociais

— —