Mostra coletiva conta com obras abstratas e figurativas em diversos suportes (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Mostra coletiva conta com obras abstratas e figurativas em diversos suportes (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) recebe nesta quarta-feira, 11, a partir das 18h, a exposição “Duplo Negativo”, feita pelos alunos de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra retrata por meio de obras abstratas e figurativas, diferentes concepções artísticas, ideias e suportes.

O professor e coordenador do projeto, Ricardo Cristófaro, explica o conceito do nome dado à exposição. “O Duplo Negativo faz referência a processos de produções artísticas, especificamente à ideia do múltiplo, da gravura e da seriação. Mas não é uma exposição que traz apenas este conceito, que também pode ser atrelado à fotografia, e sim aos métodos de produção de imagem que se valem de um princípio de inversão, ou seja, uma imagem gerada a partir do oposto de uma outra primeira.” 

O aluno de Artes Visuais, Rodrigo Milanni, participante do projeto, está expondo sua obra “Renda-se”, composta de quinze fragmentos feitos com materiais orgânicos acompanhados de frases retiradas de um livro sobre relacionamentos abusivos. O artista destaca que a obra possui um ponto central e espera que o público absorva a mensagem transmitida por cada produção. “A exposição é plural dentro do tema ‘Duplo Negativo’, que é a construção através da ausência. Então, espero que o público entenda e consiga absorver a essência dessas obras.”

A mostra foi proposta em duas disciplinas cursadas pelos dez alunos participantes do projeto. Os cerca de 16 trabalhos ficarão expostos até o dia 29 de setembro.