Há 25 anos fornecendo subsídios para o desenvolvimento científico e tecnológico, e em busca da conservação de ecossistemas em toda a sua complexidade, o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas – Zoologia: Comportamento e Biologia Animal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), comemora a trajetória com uma tarde de palestras. O evento gratuito e aberto ao público ocorre na próxima segunda-feira, 9, no Auditório 2 do Centro de Ciências.

As atividades têm início com uma solenidade, às 14h. Em seguida, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Kleber Del-Claro, discute “O papel do cientista na sociedade”, às 14h30. “Esse papel é o da busca sincera da verdade. Toda ciência deve objetivar o progresso humano. No nosso país, grande parte dos cientistas realiza atividades de ensino, formação de pesquisadores, produção, divulgação e aplicação de conhecimento na sociedade”, considera o professor da UFJF e coordenador do Programa, Roberto Júnio Pedroso Dias, sobre alguns aspectos que circundam a questão.

Sendo um dos primeiros Programas de Pós-graduação da Universidade, Dias destaca a atuação dos mais de 300 profissionais formados. “Essas pessoas estão presentes em instituições de pesquisa, ensino e ações ambientais no país, propiciando, ainda, ações de divulgação científica e educação ambiental para a região”.

Para encerrar o encontro, todos os coordenadores que já representaram o Programa traçam um histórico sobre os 25 anos de percurso. Nessa mesa-redonda serão apresentados dados sobre a criação, a trajetória dos primeiros momentos e o seu desempenho até os dias atuais. Logo após, os coordenadores serão homenageados em celebração pelos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Outras informações:

Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) da UFJF