Ao observar o Morro do Cristo, um dos principais cartões postais de Juiz de Fora, há quem desconheça que, próximo a um mirante com uma vista de tirar o fôlego e uma capela para adoração e religiosidade, existe um espaço que guarda parte da história do município: o prédio da TV Industrial. O Programa Mosaico desta terça-feira, 3, conta a trajetória revolucionária do Grupo de Comunicação Sérgio Mendes, fundador da Rádio e da TV Industrial, relembrando memórias e fotos marcantes da região. O programa, da Produtora de Multimeios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai ao ar na TVJF Câmara, canal 35.1, às 21h.
Resgatando o trabalho realizado pelo pai, Sergio Mendes, o filho Geraldo Mendes relembra todo o processo de concessão da TV e da Rádio Industrial, as peculiaridades dos programas de auditório, o contato próximo com a cidade e até mesmo a entrevista realizada com o presidente Itamar Franco. Além disso, conta detalhadamente o trabalho desenvolvido junto ao pai e ao irmão, Gudesteu Mendes, durante a trajetória da organização.
Considerada um marco histórico, a Organização Sérgio Mendes está entre as pioneiras geradoras de programação instaladas fora de uma capital brasileira. Caracterizou-se como meio de representação da identidade juiz-forana na televisão, ao construir a identidade local e veicular um conteúdo que representava o imaginário da cidade na grade de exibição.
O coordenador do Mosaico, Márcio de Oliveira Guerra, destaca que o programa faz um resgate de um dos principais nomes da história da comunicação de Juiz de Fora e de Minas Gerais, Geraldo Mendes. ”Geraldo está há um tempo silencioso, sem falar sobre a história familiar dele, sobre os fundadores da Organização Sérgio Mendes que deram origem à Rádio Industrial e à TV Industrial. Elas são marcos históricos e revolucionários no Brasil. Além disso, ele apresenta fotos raríssimas e a cidade precisa conhecê-las.”
A Organização Sérgio Mendes fez de Juiz de Fora pioneira em diversos aspectos: a primeira emissora de televisão do interior brasileiro; a primeira emissora da América do Sul a transmitir sua programação por antena helicoidal e a primeira emissora do interior mineiro a produzir e transmitir programação em cores. Além disso, 80% da programação da TV Industrial era produzida em seus estúdios.
Programa Mosaico
O Mosaico é totalmente produzido por estudantes da Faculdade Comunicação que integram a Produtora de Multimeios da UFJF e teve sua primeira exibição em 2007. Em maio deste ano, o programa estreou na TVJF Câmara, canal 35.1, e tem exibições semanais, às 21h das terças-feiras, com reprise aos sábados, às 16h. O prestígio é tanto que a emissora disponibilizou mais horários em sua grade de programação para veiculação da atração. As primeiras edições do produto podem ser vistas às quintas-feiras, às 21h, com reprises aos domingos, às 18h. Logo após serem exibidas na televisão, as edições ficam disponíveis no canal da Produtora no Youtube.
Outras informações: (32) 2102-3680 – Produtora de Multimeios