Capacitação integra série de atividades do Desafio de Inovação 2019. (Foto: divulgação)

O desenvolvimento de ideias que tragam soluções para políticas públicas, geração de renda e empregos é um dos principais objetivos do Desafio de Inovação 2019. A competição, que teve início em junho deste ano, segue até novembro, quando as equipes apresentam as soluções desenvolvidas. No último sábado, 24, os participantes receberam capacitação sobre Mínimo Produto Viável (MVP).

Hilton aborda a importância do MVP na construção das soluções. (Foto: divulgação)

Segundo o docente do Departamento de Economia da UFJF-GV, Hilton Manoel, o MVP é uma prática de administração de empresas que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para validar o negócio antes de captar investimentos maiores. Hilton, que integra o Coletivo Inova em Rede, formado por profissionais ligados às Instituições de Ensino Superior de GV, destaca a importância da atividade no decorrer do Desafio: “A importância da capacitação para as equipes é trazer ferramentas para o desenvolvimento dos projetos de inovação, e é também uma forma de integrar os membros, que são universitários de diferentes Instituições de Ensino Superior da cidade”.

Equipes são formadas por estudantes de diversas instituições de GV. (Foto: divulgação)

Para a estudante Maria Isabela Iglesias, do 6º período de Economia da UFJF-GV, o desafio está sendo uma experiência ímpar de desenvolvimento e integração dentro e fora da universidade. “O nosso empreendimento, BioSolução, conta com integrantes de várias instituições, que fazem com que esse projeto saia da rotina de faculdade tornando-se muito mais interessante e inovador”. Ainda segundo a discente, “a cada capacitação, os mentores acrescentam ao nosso projeto um pouco de suas experiências e vamos moldando nossas ideias”, explica. Ela acrescenta, ainda, que a capacitação do último sábado colaborou para “repensar várias questões do nosso negócio, como a proximidade com fornecedores e clientes que necessitamos trabalhar melhor; enfim, estamos muito satisfeitos com os resultados e esperamos que acreditem na nossa solução como nós acreditamos”.

Capacitação de junho abordou o Design Thinking. (Foto: divulgação)

A primeira capacitação ocorreu em junho, e teve como tema o Design Thinking. A próxima atividade será no dia 14 de setembro, sobre “Análise de viabilidade econômica/financeira”. A última capacitação que antecede o desfecho do Desafio será realizada no dia 19 de outubro, e irá abordar o Pitch, um tipo de apresentação de curta duração, com o objetivo de despertar interesse por uma ideia.

O Desafio
O projeto é uma realização do coletivo Inova em Rede, formado por profissionais ligados às Instituições de Ensino Superior da cidade, em prol da inovação. O principal objetivo é incentivar a construção de soluções inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, além de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo, a partir de propostas aplicadas e desenvolvidas por alunos e professores vinculados às instituições da cidade.

O Desafio foi dividido em três fases; após a inscrição e pré-seleção das equipes, acontecem agora as capacitações, até o mês de outubro. A apresentação final está marcada para o dia 9 de novembro. Serão premiadas as melhores soluções inovadoras em cada uma das duas áreas do Desafio: Soluções inovadoras que contribuam com as políticas públicas locais e com o desenvolvimento local; e ainda Soluções inovadoras para setor privado e impactos na geração de renda e emprego.

Também será ofertado um ano de acompanhamento técnico para desenvolvimento do negócio, além de R$ 1.200 para cada equipe vencedora, e certificado de honorabilidade para estudantes e professores.

Mais informações no instagram do Coletivo: @inovaemredegv e pelo email inovaemrede.gv@gmail.com