A III Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá início oficial a suas atividades nesta quarta-feira, 7, com cerimônia no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), às 19h. A programação completa da semana conta com palestras, rodas de conversa, oficinas, exibições de filmes, exposições, peças teatrais, visitas guiadas, shows e seminário até o dia 17 de agosto. O objetivo é sensibilizar as comunidades envolvidas para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito à diversidade.
Na sequência da abertura, será exibido o documentário “Lorna Washington: sobrevivendo a supostas perdas” (2016) de Rian Córdova e Leonardo Menezes, sobre a obra da personagem criada pelo artista carioca Celso Maciel. A exibição também ocorre no Mamm, a partir das 19h30. Na mesma noite, ocorre a abertura da exposição “Visibilidade Trans” do artista goiano Hector Ângelo, a partir das 20h30 no Ritz Plaza Hotel.
O tema da III Semana Rainbow da UFJF é “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”, uma homenagem a estudante e militante da causa LGBTQI+, Matheusa Passareli, morta em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro. Matheusa considerava-se não-binário, sem identificação com os gêneros masculino ou feminino.
O professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+” e organizador da Semana Rainbow, Marcelo Carmo, destaca a importância do evento. “A semana, que já é uma tradição na UFJF, tem importância fundamental na inclusão de minorias, contra o preconceito e a discriminação.”
Confira a programação completa da III Semana Rainbow aqui ou aqui.
Acesse o site da III Semana Rainbow
Nem todos os eventos necessitam de ingresso, mas para aqueles que os exigir, podem ser retirados neste site.