O reitor Marcus David, acompanhado do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, esteve em Brasília nos últimos dias 13 e 14 para um seminário na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federal de Ensino Superior (Andifes). A pauta girou em torno da questão financeira das universidades e teve a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias, e do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa.

Entre os assuntos abordados pelos reitores e representantes do Governo, discutiu-se a criação de variáveis para gerenciamento das matrizes orçamentárias nas universidades. A proposta desses novos modelos podem melhorar a distribuição dos recursos financeiros dentro das instituições. Os secretários, no entanto, apontaram para a necessidade dos dirigentes de aguardarem a estabilização do cenário político e confirmaram a manutenção do contingenciamento do orçamento. A situação pode mudar caso haja uma revisão das metas fiscais do Governo, o que ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.