O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital do processo seletivo para o curso de Mestrado. Os interessados em participar devem realizar inscrição no período de 30 julho a 30 de agosto. São ofertadas 15 vagas, sendo 50% reservadas para pretos, pardos, indígenas, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiências (PCDs). Os aprovados iniciarão os estudos no primeiro semestre de 2020.

O Programa é pioneiro na implantação de uma política de cotas na pós-graduação da UFJF. “As  organizações profissionais do Serviço Social vêm assumindo a defesa da necessidade de democratização do acesso a todas as modalidades de ensino por meio da implementação de uma política de cotas, em particular na pós-graduação. O Serviço Social vem se colocando, então, nessa trincheira de luta ao lado das organizações e dos movimentos sociais que defendem essa posição política”, salienta a coordenadora e professora do PPGSS, Maria Lúcia Duriguetto. 

A avaliação é compartilhada pelo também professor do Programa de Pós-graduação e integrante da comissão de cotas da Unidade, Marco José Duarte. “Eu, a professora Marina Castro e a professora Cristina Bezerra integramos a comissão de cotas do Programa. Tomamos a decisão, pela autonomia que o programa tem, já de estabelecer as regras para o processo seletivo de 2020, que acontece agora em 2019.”

Inscrições presenciais

Os interessados em concorrer a uma das 15 vagas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social no curso de Mestrado devem procurar a secretaria da unidade no período de 30 de julho a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A inscrição é gratuita. 

Poderão se inscrever para o processo seletivo portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e candidatos provenientes de outros países com diploma de curso superior devidamente reconhecido por autoridade competente do país de origem. No caso de estrangeiros será necessária a realização de prova de proficiência em língua portuguesa, havendo a possibilidade de dispensa, caso haja apresentação de comprovantes que atestem proficiência. 

A prova escrita de caráter eliminatório, tendo por base bibliografia definida no edital de seleção, será aplicada em 17 de setembro. A entrevista para a defesa do projeto de pesquisa, também de caráter eliminatório, deve ser realizada no período de 5 a 8 de novembro.

Confira as demais regras do processo seletivo no Edital.  

Saiba mais: Serviço Social aprova cotas para a pós-graduação

Outras informações: (32) 2102-3561 –  Programa de Pós-Graduação em Serviço Social