A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará, entre os próximos dias 9 e 19, a exposição “Como lhe parece?”, primeira mostra individual do pintor Luiz Amorim. O artista traz a público pinturas abstratas, com objetivo de despertar a imaginação do espectador ao interpretar as cores, as formas e as composições, instigando uma reflexão sobre as obras, como sugere o título da mostra.
Para Luiz Amorim, apreciar um quadro abstrato é algo subjetivo, uma vez que cada pessoa pode se identificar ou não com o que está observando e, nesse momento, vem a sensação de livre arbítrio. “O gostoso da abstração é que o artista deixa a critério do observador sua compreensão, sendo assim, não há certo ou errado.”
Além dessa mostra, o artista já participou de duas coletivas no Forum da Cultura, etapas que considerou necessárias em seu desenvolvimento artístico, trazendo maturidade para uma exposição individual. “Me sinto confiante para levar ao público trabalhos tão importantes, pois apesar de estarmos em constante processo de evolução e aprendizado, ao meu ver, passo por um momento importante como pintor.”
Incentivado por sua irmã que reside na Europa, enviando material de pintura artística, Luiz Amorim obtém um resultado ainda melhor em suas obras. Dentre os trabalhos expostos estão algumas das composições que renderam ao artista sua primeira premiação: “Menção Honrosa” na Associação de Belas Artes Antônio Parreiras.
O artista
Luiz Amorim é natural de Juiz de Fora, e realiza trabalhos relacionados à pintura desde 1996. Seu primeiro contato com os pincéis e tintas veio por meio de seu tio, arquiteto, que entre projetos e cores, também lhe apresentou o “Mozanâ”, um quadro pintado nos tempos da faculdade.
O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.
Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)