Evento acontece nesta terça, das 19h às 21h30, com entrada franca (Foto: Valéria Faria)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) promove, nesta terça-feira, 18, palestra com a gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal, Cláudia Vendramini, e com o arte-educador Maurício Perussi, assessor do programa. O evento, que acontece dentro da etapa local do projeto de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo “Afinidades afetivas”, integra ainda a quinta edição do Encontro de Educadores de Museus Brasileiros, das 19h às 21h30, enfocando os conceitos, as pesquisas dos curadores e dos artistas que integram a mostra em Juiz de Fora.

A base da programação é a publicação educativa “Convite à atenção”, cuja ação conjunta conta com um exercício que convida os participantes a práticas de atenção prolongada sobre obras da exposição. Essa atividade abrange o comportamento do espectador a partir do momento em que encontra a obra até chegar à reflexão sobre a mesma e o compartilhamento dessa conclusão, o que representa uma experiência de diálogo e troca entre a arte, o artista e o público presente.

Conectadas neste recorte da Bienal, estão 40 obras que englobam a criação do argentino Alejandro Corujeira, da alemã Andrea Büttner e do espanhol Antonio Ballester Moreno em relação aos trabalhos de um time de brasileiros que inclui Ana Prata, Bruno Dunley, Bruno Moreschi, Sofia Borges e o prestigiado escultor, desenhista, cenógrafo e artista gráfico fluminense Waltercio Caldas.

Ações paralelas
Ao receber o recorte de itinerância concebido especialmente para o Mamm como parte das “Afinidades afetivas” que permearam a 33ª edição da Bienal, a Universidade abriga uma seleção de obras, pensamentos e artistas que se aproxima do ideal de educação para todos. As ações que acontecem paralelamente à mostra têm um sentido amplo, que permite multiplicar o conhecimento sobre a arte e suas inúmeras linguagens.

Integrante da equipe de apoio à ação de difusão que acontece nesta terça-feira, a auxiliar de agente de Cultura e Lazer, Ana Luísa Affonso, analisa que receber a itinerância da Bienal significa trazer para o Mamm muito do que se discute na arte contemporânea em âmbito internacional. “Com a Bienal tendo um setor educativo que é referência há muitos anos, a troca de experiências e aprendizados entre os espaços fica ainda maior.” Esta é a quarta vez que o Mamm abre suas portas para a Bienal (2011, 2013, 2015 e 2019), com uma seleção de obras que reflete muito além da pura apreciação estética, alcançando a educação como um todo. Receber uma parte dessa grande mostra que sacudiu o país, com reflexos no exterior, integra a UFJF ao todo, impactando de muitas formas. Uma delas, talvez a mais importante, se concretiza na oportunidade que se abre diante do novo e de suas experimentações.

Até o final da tarde desta segunda-feira, 95 pessoas já haviam se programado para aceitar o “Convite à atenção”. A entrada é franca, mas as inscrições devem ser feitas até o início da palestra.

O Mamm fica localizado à Rua Benjamin Constant, 790, Centro.

Outras informações
(32) 2102-3964/9070 (Mamm)