Estudantes de graduação, mestrado e doutorado do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora se reuniram nesta terça, 4, para as atividades do Seminário de pós-graduação em Educação Física. Além das palestras e debates do primeiro dia, ministradas por três docentes das Universidades de Santiago e Santo Tomás, no Chile, o evento continua nesta quarta, 5, com três minicursos gratuitos sobre temáticas da saúde e tecnologias das atividades físicas.
Durante a abertura da atividade, o diretor-geral da UFJF-GV reconheceu o empenho do Departamento de Educação Física em promover eventos e projetos transversais, para agregar ao campus como um todo, e ainda destacou a recente conquista do programa de Doutorado em Educação Física para a Universidade. “O Departamento tem um destaque institucional por mérito próprio, e eventos como este, com parceria e participação de docentes chilenos, nos deixa muito satisfeitos”.
Em sua fala, o docente da Universidade de Santiago, no Chile, prof. Esteban Aedo-Muñoz, abordou indicadores e recomendações biomecânicas em pacientes obesos. Ele apresentou dados sobre o impacto negativo dos hábitos de pessoas obesas e sedentárias no aparelho locomotor.
Na sequência, o debate teve como tema o treinamento intervalado de alta intensidade e sua aplicação na saúde, com palestra de Tomás Herrera Valenzuela, também da Universidade de Santiago. Ele abordou formas de “organizar o treinamento intermitente de alta intensidade considerando variáveis não somente físicas, mas sociais e psicológicas; é impossível entender o exercício somente fisicamente, é preciso analisar de forma integral”, comentou.
O primeiro dia do Seminário contou, ainda, com palestra do docente da Universidade chilena de Santo Tomás, Fabio Del Bello, que compartilhou conhecimentos acerca das responsabilidades multidisciplinares sobre lesões, processos e tempos de reabilitação associados à atividade física e ao esporte. A palestra analisou as “responsabilidades multidisciplinares dos profissionais, sejam da saúde, do esporte, e das ciências básicas, dentro do processo de lesão, reabilitação e de retorno às atividades dos atletas de alto rendimento ou pessoas que fazem atividade física”. Segundo o professor, está “mais do que comprovado que o trabalho em equipe multidisciplinar melhora muito o processo, otimiza o resultado e faz com que a pessoa retorne mais saudável à atividade que estava acostumada a fazer”.
Para Keveenrick Ferreira, egresso da graduação e estudante do Mestrado em Educação Física da UFJF-GV, o evento promove um panorama amplo sobre a temática da saúde e da atividade física. “Dá uma visão coletiva de várias áreas da saúde para tratamento e reabilitação física. Além disso, o acesso a palestrantes internacionais, que participam de comitês olímpicos e dão aulas em instituições do exterior, colabora muito para que os estudantes possam ter acesso a mais informações e oportunidades de pesquisa”.
Atividades continuam nesta quarta, 5
No segundo dia de evento, serão oferecidos três minicursos gratuitos, que abordarão os seguintes temas: “Sistema de captura de vídeo em 2D e sua aplicação no esporte”, com o professor Esteban Aedo-Muñoz; “Monitoramento do treinamento por GPS nos esportes”, a ser ministrado pelo docente Tomás Herrera Valenzuela, e ainda “O uso da eletromiografia em situações esportivas”, com o professor Fabio Del Bello.
Segundo o coordenador do evento e chefe do Departamento de Educação Física, Ciro José Brito, “foram convidados palestrantes que atuam em áreas da saúde interligadas com a Educação Física, para abordar assuntos que interessam profissionais da Educação Física, mas também de outras áreas, como Medicina e Fisioterapia; pensamos um evento que atendesse diferentes estudantes e profissionais”.
Ciro destaca ainda a relevância dos temas dos minicursos no que tange às novas tecnologias utilizadas atualmente: “a ideia do seminário é trabalhar com tecnologias avançadas, ou seja, conhecimentos que possam agregar ao que é aprendido na Graduação. Nossos estudantes precisam estar antenados nas novas tecnologias que surgem, para tornar a prescrição do exercício e o atendimento da saúde mais ajustados e precisos em termos da qualidade do atendimento”, finalizou.
Todo o evento é gratuito e gera certificado aos participantes. As inscrições serão realizadas na porta do evento. As atividades desta quarta começam às 13h30 no auditório da Unipac. Participe!