Estudantes se transformaram em maquiadoras e manicures. Teve professora de cowgirl e servidora técnica arriscando passos de dança. O motorista virou músico e deu o tom de uma ação realizada no último sábado, 25. Membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) deixaram para trás suas ocupações habituais por um motivo muito especial: proporcionar um final de semana diferente e mais feliz para os internos da Associação Santa Luzia. Cerca de 100 pessoas – a maioria idosos – dançaram, cantaram, tiveram acesso a cortes de cabelo, aferição de pressão, terapia Reiki, sorteios de brindes e outras atividades, que contaram com a participação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Medicina, Odontologia e Educação Física.
A iniciativa faz parte do “Imposto de Renda Solidário”. Trata-se de um curso promovido por professores do Departamento de Ciências Contábeis, que ensina a preencher a declaração tributária anual; em troca, cada participante contribui com fraldas descartáveis, que são doadas para instituições da cidade. Esta quinta edição do curso arrecadou cerca de 200 pacotes, que, pela primeira vez, foram destinados para a Santa Luzia.
Para a coordenadora do projeto, Schirley Policário, a atividade do último sábado significou um “momento único”, não apenas para as pessoas atendidas pela instituição, mas para todos os participantes, “que puderam dividir essa alegria com eles [internos]”.
Esse sentimento de satisfação e dever cumprido era o mesmo da estudante Brunna Lisboa. “A gente quis trazer um pouco de felicidade para eles. Eu acho isso muito importante porque às vezes eles se sentem sozinhos”. Aluna do 4º período de Ciências Contábeis, ela foi uma das responsáveis por fazer as unhas e a maquiagem das internas, e, com bom humor, comemora o sucesso da atividade: “Têm umas aqui que adoraram, já estão até falando em casar”.
O motorista do campus, Geraldo Araújo da Silva, participou pela primeira vez da ação. Ele trocou o volante dos carros da universidade pelo violão. O funcionário ficou muito grato por conduzir a parte musical do evento e espera poder participar mais vezes.
E quem avaliou de forma positiva a ação social foi a servidora da Extensão – setor responsável pela relação entre a UFJF-GV e a sociedade da região. Segundo Devani Tomaz Domingues, o Imposto de Renda Solidário e os demais projetos envolvidos na atividade do último sábado contribuem para “trazer todos os conhecimentos produzidos na universidade para a comunidade”.
Uma das enfermeiras da associação explica que a iniciativa da UFJF-GV “é muito gratificante, porque eles [internos] recebem não como uma ação social, mas como uma visita mesmo. É um apoio, é um acolhimento. Eles adoram esse tipo de visita”. Marcela Cardoso também destaca que o evento também é uma forma de divulgar o trabalho da Santa Luzia e atrair doações da comunidade, que segundo a enfermeira, são necessárias. “É muito importante esse papel que vocês estão desenvolvendo dentro da nossa instituição”, afirma.