Professor Sérgio Louro, do Departamento de Ciências Econômicas, é um dos organizadores da atividade (Foto: Dante Rodrigues)

Estudantes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas acompanharam nesta sexta-feira, 24, atividades da 2ª Semana de Educação Financeira do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Cerca de 60 pessoas assistiram palestras sobre Noções de Educação Financeira e Opções de Investimento, ministradas por estudantes do projeto de extensão “Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas: construindo jovens cidadãos” e da disciplina “Mercado de Capitais”.

As atividades buscaram fomentar a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro e do consumo consciente. “A inclusão do tema educação financeira em cursos de graduação e no ensino médio tem sido significativa nos últimos dez anos. Esta é uma necessidade já identificada pelo Banco Central e que agora começa a ser efetivada através de atividades como essa que realizamos hoje”, destacou Sérgio Louro Borges, professor do departamento de Ciências Econômicas e vice-coordenador do projeto de extensão.

Bruna e Tainara são bolsistas do projeto de Extensão (Foto: Dante Rodrigues)

Criado há quatro anos, o projeto de extensão “Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas: construindo jovens cidadãos” faz visitas regulares a escolas públicas de Governador Valadares para apresentar discussões relacionadas à educação financeira, conjuntura econômica e políticas públicas. Espera-se, com isso, munir os alunos de ensino médio com as ferramentas necessárias à tomada de decisão consciente, além de proporcionar maior interação entre universidade e a sociedade. “A gente procura instruir aos jovens como eles podem planejar seus gastos de acordo com o orçamento disponível”, afirmou a bolsista do projeto e estudante do quinto período de Ciências Econômicas, Bruna da Silva Queiroz.

Também bolsista do projeto, Tainara da Silva utiliza o aprendizado sobre educação financeira para organizar os seus gastos pessoais. Natural de São Geraldo da Piedade, a estudante do curso de Ciências Econômicas planeja bem os gastos para se manter em Governador Valadares durante a graduação. “Mudou minha relação com o dinheiro. Eu aprendi a me controlar. Como eu sou de fora e tenho uma série de despesas, eu tive que aprender a escolher aquilo que é prioridade em minha vida”.