O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, leva pesquisadores para bares da cidade para discutir a ciência de uma maneira informal, mais próxima a todos os públicos. Em 2018, a primeira edição do evento em Juiz de Fora reuniu mais de mil boêmios ao longo dos seus três dias de duração, discutindo temas como fake news, células-tronco e drogas. Agora, em 2019, os interessados estão convidados para retornar aos bares e, desta vez, conversar com especialistas sobre temas como segurança pública, transgênicos, envelhecimento, CSI, física do Universo e buracos negros. A programação completa está disponível online.
O Pint of Science está marcado para os dias 20, 21 e 22 de maio (segunda, terça e quarta-feira, respectivamente), e acontece de 19h30 às 21h30. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição, sendo respeitada a capacidade de lotação de cada bar. A proposta dos bate-papos é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nas áreas do conhecimento que serão abordadas. É uma oportunidade única de conversar com cientistas de forma descontraída, compreender como funciona a pesquisa científica e descobrir as dificuldades e belezas da ciência.
“O Pint tem uma projeção mundial e, em escala nacional, tem uma visibilidade muito grande”, afirma o organizador do Ciência ao Bar e do Pint of Science, Lucas Miranda. O festival internacional surgiu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico. Neste ano, o Brasil é o país com o maior número de cidades participantes – no total, são 87. Já ao redor do mundo, são, ao todo, 24 países que recebem o evento.
“É o maior festival de divulgação científica em um época em que a ciência vem sendo descredibilizada. Então, é uma ocasião bastante importante para divulgar o papel da ciência na sociedade, o quanto ela influencia a vida de cada um de nós, para que, assim, cada vez mais pessoas possam defendê-la”, pondera Miranda.
O Pint of Science é organizado por meio de uma parceria entre o projeto de extensão Ciência ao Bar e a Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, ambos vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além de contar com vários pesquisadores vinculados à Universidade na programação, cientistas convidados também se apresentam no festival, como o professor do Marc Casals Casanellas, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Vinicius Silva.
Clique e confira aqui todos os temas do Pint of Science 2019 em Juiz de Fora