Equipe sub-15 venceu o Guarani por 3 x 1 (Foto: Portal Toque de Bola)

Os meninos do Projeto de Extensão Futebol UFJF estrearam com o pé direito no Campeonato Mineiro de 2019. No último sábado, dia 4, as equipes sub-17 e sub-15 enfrentaram o time do Guarani de Divinópolis no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, vencendo por 2 x 0 e 3 x 1, respectivamente. O próximo compromisso dos garotos será no próximo sábado, 11, em São Sebastião da Bela Vista, contra o Santarritense Futebol Clube. O projeto é uma parceria com o Tupynambas.

Os primeiros a entrarem em campo no dia foram os atletas do sub-15, às 9h. Logo no começo da partida, um susto por parte dos visitantes. Aos oito minutos, Davi abriu o placar para a equipe do Guarani. No entanto, a ansiedade de sair atrás do placar seria logo substituída pela euforia do empate. O lateral direito Icaro marcou quatro minutos depois, aos 12, dando uma maior tranquilidade para os donos da casa. No segundo tempo, a equipe do Tupynambas/UFJF tomou as rédeas da partida e não largou mais. Logo aos cinco  minutos, Matheus garantiu a virada dos garotos, que ainda teria Ricardo marcando aos 16 minutos e dando números finais para o duelo.

A equipe sub-17 veio a campo às 11h, logo depois do final da outra partida. Com mais experiência e preparo do que os garotos do sub-15, a equipe juizforana controlou o jogo inteiro, não dando chances ao adversário. Alugando o campo do Guarani, os garotos dominaram a partida com volume de jogo.  O destaque ficou para o meio campo e camisa 10 da equipe, Sa, que marcou dois gols, um em cada tempo, garantindo a vitória do Tupynambas/UFJF.

Gabriel Sa marcou dois gols pelo sub 17 (Foto: Divulgação)

Apesar de os jogos de estreia sempre trazerem consigo uma maior dose de nervosismo, os meninos não poderiam ter correspondido melhor dentro de campo. O coordenador do projeto, Marcelo Matta, destacou que as partidas foram uma grata surpresa devido à postura da equipe. “Por serem jogos de estreia, superaram muito as expectativas. Tínhamos muitos atletas começando no projeto agora, vindos de outra cidade, então foram muito boas as partidas. As duas categorias conseguiram controlar os jogos e se sobressair, principalmente fisicamente.”

No próximo sábado, 11, as equipes viajam até o sul de Minas, em São Sebastião da Bela Vista. O adversário da vez será o Santarritense Futebol Clube, que obteve uma vitória de 3 x 2 contra o União Luziense no sub-17 e uma derrota de 6 x 0 contra a mesma equipe no sub-15. Para Matta, a competição agora mostrará a evolução dos atletas e trará oportunidades para que se aprimorem cada vez mais. “A expectativa agora é de gerar experiências novas para os meninos. Queremos cada vez mais que eles tenham estímulos para atingirem as suas capacidades.”

O projeto

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Futebol na UFJF, e é desenvolvido na Faefid desde 2014, já tendo firmado parcerias com outras equipes locais, como o Uberabinha e a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel). No último ano, o projeto conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro na categoria sub-17. A equipe sub-15 terminou a competição em sexto lugar.

O Futebol UFJF conta com a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, que desenvolvem treinamento, arbitragem e preparação física, além de integrarem a comissão técnica. Os conhecimentos dos graduandos é aplicado junto aos jovens dos bairros do entorno da Universidade – Dom Bosco e São Pedro, principalmente – que compõem as equipes.

Outras informações: (32) 2102-3293 (Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)