Com a análise de que as manchetes de grandes grupos de mídia brasileiros produzem discursos ideológicos que estabelecem relações de dominação, a jornalista Michelle Oliveira Valle defendeu a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação de Comunicação (PPGCOM). A pesquisa intitulada “Literacia midiática no Facebook: uma análise da página Caneta Desmanipuladora” evidencia a importância de uma reflexão crítica a respeito das relações entre tecnologia, comunicação e sociedade.
O termo Literacia Midiática ainda é pouco conhecido no Brasil, porém, na Europa e nos Estados Unidos o assunto já vem sendo estudado há algum tempo. Segundo a acadêmica, a expressão define-se como a capacidade para acessar, analisar, avaliar, criar conteúdos midiáticos e classificar a confiança da informação que o indivíduo recebe da mídia, sobretudo em ambiente digital.
De acordo com a jornalista, a Era Digital alterou a vida social, quebrando paradigmas comunicacionais e hábitos de consumo. Como parte dessa transformação, as redes sociais contribuíram para a interatividade e para a participação do público na produção de conteúdos. “A literacia midiática ajuda-nos a compreender o papel da mídia na sociedade e fornece os instrumentos necessários para o exercício de uma cidadania ativa e para a inclusão do indivíduo na Sociedade da Informação”, avalia.
A professora orientadora, Gabriela Borges Martins Caravela, ressalta que o estudo propõe o debate sobre a importância da reflexão relativa às produções midiáticas. “É uma forma de pensarmos criticamente a comunicação e o que vêm sendo produzido para as diferentes mídias. O estudo se propõe, também, a analisar e refletir sobre a produção criativa na internet, que é um trabalho, na maior parte das vezes, feito por pessoas comuns, que não são profissionais da área. Daí a importância de se saber fazer uma leitura crítica daquilo que está sendo veiculado, a fim de difundir mensagens que sejam úteis, interventivas e, em última instância, mensagens que agreguem valor à vida das pessoas.”
Contatos:
Michelle Oliveira Valle (mestranda)
chellevalle@gmail.com
Gabriela Borges Martins Caravela (orientadora – UFJF)
gabriela.borges@ufjf.edu.br
Banca Examinadora:
Prof. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Marcio de Oliveira Guerra – (UFJF)
Prof. Dra. Melissa Ribeiro Almeida – (Centro Universitário Estácio – Juiz de Fora)
Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação