Veículo: Minas Hoje
Editoria: Notícias
Data: 25/03/2016
Link: http://minashoje.com/2016/03/juiz-de-fora-discute-autismo-durante-semana-de-conscientizacao/
Juiz de Fora discute autismo durante semana de conscientização
A Associação de Pais e Amigos do Autista de Juiz de Fora (Apaa-JF) e a Prefeitura vão oferecer uma programação especial dedicada à Semana da Conscientização do Autismo.
O evento, que vai acontecer entre a próxima segunda-feira (28) e o dia 3 de abril, em diversos locais da cidade, vai oferecer palestras, atividades de lazer para as crianças, estande de informações, exposição de desenhos e um “Piquenique da Inclusão”.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público e, já a partir do primeiro dia do evento, o Morro do Cristo vai receber iluminação azul, estimulando a difusão da ideia e a participação e da população.
Na terça-feira (29), a partir das 19h, haverá o encontro de abertura da exposição “Sob o Olhar do Autista”, no Centro Universitário Estácio, onde serão exibidos desenhos feitos pelos atendidos pela Apaa-JF.
Em seguida, a presidente da instituição, Fabíola Torres, vai realizar a palestra “O que é o Autismo”, para esclarecer os participantes sobre o tema. A exposição vai ficar aberta até o sábado (2), na Avenida Presidente João Goulart, nº 600, no Bairro Cruzeiro do Sul.
Na terça-feira (30), será celebrada uma missa dedicada aos autistas e seus familiares, às 19 horas, na Igreja Santa Rita, no Bairro Bonfim.
Na quarta-feira (31), haverá uma mesa redonda sobre “Autismo e Inclusão”, a partir das 18h30, no auditório da Vigilância em Saúde, que fica na Avenida dos Andradas, no Bairro Morro da Glória. Um terapeuta ocupacional, uma psicóloga e uma psiquiatra infantil vão intermediar uma conversa interativa em que o público poderá esclarecer dúvidas sobre o autismo.
Já na sexta-feira (2), o Museu Mariano Procópio será sede do “Piquenique da Inclusão”, com atrações musicais e teatrais, a partir das 15h.
Para finalizar a semana de conscientização, no sábado (3), um grupo de terapeutas e professores vai orientar atividades de esporte e lazer em frente à Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), das 8h às 13h.
Paralelo às atividades, nos dias 28 e 30 de março e no dia 1º de abril, uma equipe vai distribuir cartilhas com informações sobre o autismo, fitinhas e balões, em um estande no calçadão da Rua Halfeld, no Centro da cidade, das 8h às 16h.
___________________
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 27/03/2016
Encerra nesta segunda inscrição para curso sobre aromas na UFJF
Terminam nesta segunda-feira (28) as inscrições para a quarta edição do curso “Vestindo os Aromas”. O evento acontece no sábado (2) e domingo (3) no Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As atividades surgiram de uma pesquisa sobre a Cultura da Moda e a Cultura do Perfume, da professora do Instituto de Artes e Design (IAD), Isabela Monken. A proposta atual é despertar olhares de profissionais de várias áreas, com palestras que abordam perspectivas diferentes.
O curso vai trazer à tona relações produzidas entre o perfume, o sentido olfativo e as sensações produzidas por eles, aromas de interiores e as relações de sentido entre olfato e a religião.
O evento conta com 17 palestrantes, entre doutores, mestres, especialistas e graduandos da universidade e acontece entre 8h e 12h e das 14h às 18h, nos dois dias. O Fórum da Cultura fica na Avenida Barão do Rio Branco, número 3.372, no Centro da cidade.
Confira a programação:
Sábado (2):
8h – Credenciamento
8h30m – “Cultura do Perfume e Cultura de Moda: diário de pesquisa”, com a professora Isabela Monken Velloso
10h – “Perfume: história, anatomia e comercialização”, com Antônio Nolasco
14h – “Consultoria de Imagem – Moda, perfumes e vivências na construção do estilo”, coma professora Cibele Ramos Lima
14h40m – “Um passeio pela linguagem da casa Hermès”, com a professora Letícia de Sá Nogueira
15h20m – “O léxico da publicidade em perfumes da casa Hermès”, com o professor Frederico José Magalhães Simão
16h30m – “Incursões: O perfume em Patrick Suskind”, com Wania Lúcia Giordano Batista
17h20m – “Mapa psico-estético da percepção de perfumes: descrição, aroma e embalagem”, com os professores Ivan Mota Santos, Isabela Monken Velloso e Adriana Francisca de Oliveira Silva.
Domingo (3):
8h – “Incursões: Opium/Yves Saint Laurent e outras histórias”, com a professora Dalva Soares Pereira Magalhães
8h40m – “Os anúncios publicitários de perfumaria no Brasil dos séculos XIX a XXI: um estudo crítico comparativo”, com a professora Christine Ferreira Azzi, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
9h20m – “Transitando por sistemas: o perfume Noir, Le Lis – conceitos britânicos na moda masculina brasileira”, com Lucas Miranda Nascimento e Maria Rita da Cunha Vasconcelos
10h30m – “Perfume e religião: relações entre o sentido do olfato e o sagrado”, com Hermenegildo Ferreira Giovannoni
11h10m – “Organza/Givenchy: do corpo ao frasco”, com Jade Caputo Correa
14h – “A influência das práticas sustentáveis nos aspectos conceituais da perfumaria nacional”, com a professora Wanessa Bittar
14h40m – “Os aromas dos interiores comerciais”, com o professor Frederico Braida
15h20m – “Confort food e memória afetiva”, com Adriana Francisca de Oliveira Silva
16h30m – “Desautomatização perceptiva: os caminhos do olfato, do perfume e da pesquisa”, com a professora Isabela Monken Velloso
17h10m – “Olfato e atenção plena: sensações, emoções, pensamentos e impulsos”, com o médico perito Afonso Damião Neto
17h50 – “Fechando o frasco: ressonância e repercussões”, com a professora Isabela Monken Velloso