Um estudo de mestrado desenvolvido na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou uma técnica utilizada na engenharia civil para aumentar a rigidez de estruturas de solos. A pesquisa da acadêmica Thaís Fernandes de Souza fez uma avaliação quantitativa e qualitativa do uso de grampos verticais na construção civil e mensurou a eficiência dessa ferramenta para o setor. A dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
De acordo com Thaís, “há algum tempo algumas empresas no Brasil vem inserindo estes grampos verticais dizendo que eles aumentam a rigidez da face da estrutura, porém não havia nenhum estudo que qualificasse ou quantificasse a eficiência destes grampos. Porém, este estudo verifica essa eficiência”. Os resultados da pesquisa apontaram que há efetividade no uso da técnica no solo, no entanto somente para estruturas que possuem uma densidade muito grande de grampos verticais.
Thaís esclarece que colocar grampos no solo é uma técnica simples e com menor custo financeiro e é muito utilizada na engenharia civil para contenção de taludes. Para analisar a eficácia dos grampos, a pesquisadora utilizou softwares de modelagem computacional. O orientador da dissertação, professor Mário Vicente Riccio Filho, destaca que “foi feita uma pesquisa pelo computador mas também pode ser realizada através de experimentos em laboratórios e em terrenos reais.”
O orientador ressalta, ainda, a importância do estudo para a comunidade acadêmica e para a sociedade: “a pesquisa é importante na comunidade acadêmica pois possibilita a continuação de estudos na mesma linha; da mesma forma poderá ser divulgada em revistas e congressos, além de contribuir para os projetos civis de nossa sociedade”.
Contatos:
Thaís Fernandes de Souza (mestranda)
thais.fernandes@enganharia.ufjf.br
Mário Vicente Riccio Filho (orientador – UFJF)
mvrf1000@gmail.com
Banca Examinadora:
Prof. Dr.Mário Vicente Riccio Filho (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Miranda Barros (UFJF)
Prof. Dr. Rafael Cerqueira (UFJF)
Prof. Dr. Maurício Ehrlich (UFRJ)
Outras informações: (32) 2102 – 3456 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil