Dando prosseguimento ao projeto de reestruturação do Portal da UFJF, a Diretoria de Comunicação lançou nesta quinta-feira, 31 de março, o Portal do Estudante, mais uma das quatro páginas que compõem sua nova estrutura. A intenção é de que os alunos tenham este portal como referência para acesso direto a informações institucionais, serviços e notícias relacionadas aos seus interesses. A iniciativa, que procura contemplar as principais sugestões recebidas dos próprios discentes, seguindo a proposta de construção conjunta, busca assim atender à demanda de um canal que fale diretamente à comunidade estudantil.
No topo da página, o usuário encontra um menu com as principais utilidades, entre elas, os links para o Siga e a Biblioteca. Organizadas dessa forma, as informações que antes estavam dispersas por vários sites da Universidade agora estão reunidas em um só local, como por exemplo, as bolsas. O portal traz ainda informações sobre transporte público e sobre as linhas de ônibus da própria UFJF, disponibiliza o regulamento e o calendário acadêmico, assim como os contatos de diretórios e centros acadêmicos, associações atléticas dos alunos e outros links voltados para a comunidade discente.
Além das utilidades, o site aborda um conteúdo de notícias mais específico, dando preferência a assuntos do universo estudantil. É possível que os próprios alunos entrem em contato através do email estudante@comunicacao.ufjf.br, para sugerir a publicação de eventos, oportunidades ou, ainda, para demandar mais informações sobre determinado assunto. Uma das novidades é a publicação de oportunidades em editais de bolsas, já que eram recorrentes sugestões para maior visibilidade dos editais de seleção dentro da Universidade, até então fixados geralmente apenas nos quadros de avisos das unidades. O cardápio do Restaurante Universitário (RU) também poderá ser visualizado na página principal do Portal do Estudante, tendo o usuário a opção de escolher entre o menu de Juiz de Fora ou o de Governador Valadares.
O desenvolvimento deste portal, assim como os demais, foi pensado para atender os usuários de smartphones e tablets, considerando o grande número de acessos por meio desse tipo de dispositivo.