A partir de abril, as 32 revistas científicas produzidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão ser encontradas em único portal. Essa reunião busca ampliar o alcance da ciência produzida na Universidade, aumentando a visibilidade das publicações e oferecendo recursos que auxiliem as equipes editoriais.
Essa aproximação foi oficializada, nesta segunda-feira, 11, com o encontro de representantes desses periódicos para discutir a transição para o novo portal. Abrigadas em um servidor externo, os periódicos estarão hospedados no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO – UFJF) e, com isso, passam a dispor de diversos recursos oferecidos pela Universidade.
Conforme a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, essa iniciativa foi um passo para que possamos formular uma política institucional vinculada à excelência para as revistas científicas da UFJF. Algo que será construído em conjunto com os editores dos periódicos. “Nosso objetivo é chegar ao nível de excelência da pós-graduação (aos conceitos seis e sete da Capes). Para isso, é importante apoiar os processos de expansão das revistas para que possam contribuir com a visibilidade da produção científica dos Programas de Pós-graduação.”
A coordenadora do atual Em nuvens, Priscila Faria Pinto, explicou que a primeira etapa do trabalho consiste em organizar as revistas, individualmente, para uniformizar os recursos disponíveis. “Quando oferecemos instrumentos que facilitem o trabalho dos editores, conseguimos melhorar o qualis das revistas [a classificação de qualidade dos periódicos, determinada pela Capes]. Então sempre que reunimos os editores, conseguimos socializar as informações e superar os obstáculos. E, com isso, aumentamos não só o volume de textos publicados como, também, a visibilidade dos materiais, alimentando todo esse circuito.”
Na transição para o novo portal, os periódicos poderão contar também com a incubadora: o suporte oferecido pela Editora da UFJF na revisão de língua portuguesa e de normas dos textos, na formulação de projetos gráficos e na diagramação das revistas. Conforme o diretor da Editora, Jorge Carlos Felz, o trabalho será de “construir uma cultura editorial interna da Universidade, auxiliando com nossa expertise e capacitando as equipes de cada revista para continuar esses trabalhos, posteriormente”.
Junto desses esforços, o Centro de Difusão do Conhecimento vai atribuir “identificadores digitais” aos textos disponíveis no portal. Conforme a bibliotecária Adriana Oliveira, por meio desse código (o identificador de objeto digital – DOI), é possível garantir o endereço dessas publicações. “Mesmo que o site onde esses periódicos estão hospedados mude, o usuário continua podendo utilizar o DOI para localizar os periódicos. Além disso, os identificadores auxiliam na indexação das revistas em bases de dados importantes, ampliando sua visibilidade.”