A pesquisa sobre a Cultura da Moda e a Cultura do Perfume, desenvolvida pela professora do Bacharelado em Moda do Instituto de Artes e Design da UFJF, Isabela Monken, despertou também o interesse de pessoas não ligadas à área e está ganhando mais fôlego. Nos dias 2 e 3 de abril, acontece a quarta edição do Curso de Extensão “Vestindo os Aromas”. A proposta, que surgiu com o objetivo de edificar a pesquisa sobre a cultura da moda e a cultura do perfume, busca, este ano, despertar olhares de profissionais de várias áreas, e, para isso, reúne 17 palestrantes, entre doutores, mestres, especialistas e graduandos.
O curso acontece na Casa de Cultura da UFJF, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições – gratuitas – já estão abertas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem enviar, até 28 de março, nome completo, telefone, endereço e profissão para o email vestindoaromas2016@gmail.com e aguardar a resposta com a confirmação da inscrição, que será também via email. Haverá certificado de participação para aqueles que tiverem mais de 75% de presença.
Além das reflexões acerca da relação do perfume com a moda, o curso vai trazer à tona outras relações produzidas pelo sentido olfativo. O médico perito e professor da UFJF, Afonso Damião Neto, fala sobre o olfato e as sensações produzidas por ele. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Frederico Braida, aborda os aromas de interiores. Já na palestra de Hermenegildo Giovannoni, do Instituto de Artes e Design, as reflexões giram em torno das relações de sentido entre o olfato e a religião.
Idealizadora e coordenadora do evento, a professora Isabela Monken destaca que este é o diferencial deste ano. “A grande novidade da edição é que teremos palestras que abordam perspectivas diferentes. Vamos falar sobre a meditação do sentido olfativo, sobre a relação entre o olfato e a religião, sobre o perfume inserido no mercado da moda e, até mesmo, pensar o olfato do ponto de vista da arquitetura”. A professora também comemora a evolução do projeto neste sentido. “Este é um assunto que interessa a todos, de formas muito diferentes. Apesar de ser um tema novo, ainda pouco abordado na pesquisa acadêmica, estamos caminhando genuinamente para a ampliação desses estudos, em um trabalho interdisciplinar.”
Histórico do Curso
Em 2012, na primeira edição do Vestindo os Aromas, o objetivo da professora era compartilhar com a comunidade acadêmica os primeiros passos da pesquisa que se iniciou depois que ela percebeu como o tema era pouco explorado. “Foi quando li a obra ‘100 perfumes de sempre’, de Sylvie Girard-Lagorce, que me interessei em desbravar os estudos da linguagem olfativa relacionada à moda. Percebi que havia muitas lacunas acerca do tema e, então, começamos a edificá-lo”.
Para a pesquisadora, o fato de o tema abranger diversas áreas é o que fez despertar o interesse de tantos profissionais. Segundo Isabela, o sucesso do curso está na interdisciplinaridade da questão e na liberdade de desenvolvimento das palestras. “Nossa diretriz é o estudo do olfato ligado à moda, mas ela não é exclusiva. A cada ano surgem novas propostas e os palestrantes têm total liberdade de desenvolvê-las, afinal, o sentido olfativo nos oferece diversas possibilidades e experiências, em vários momentos diferentes”.
Os estudos sobre o tema resultaram no livro “Cultura do Perfume, Cultura da Moda e outros acordes”, lançado em 2015 pela Revista A3, da UFJF. Agora a coordenadora está se unindo novamente aos demais pesquisadores para organizar o segundo volume da obra.
Confira a programação completa:
Casa de Cultura UFJF
Av. Rio Branco, 3.372
Sábado 02/04 – Manhã:
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura: Cultura do Perfume e Cultura de Moda: diário de pesquisa
Profa. Dra. Isabela Monken Velloso (IAD/UFJF)
9h30 – Intervalo
10h às 12h – Perfume: história, anatomia e comercialização
Antônio Nolasco (Rede Essenciale)
Sábado 02/04 – Tarde
14h – Consultoria de Imagem – Moda, perfumes e vivências na construção do estilo
Profa. Esp. Cibele Ramos Lima (Extensão Universitária/UFJF)
14h40 – Um passeio pela linguagem da casa Hermès
Profa. Ms Letícia de Sá Nogueira (CES/JF)
15h20 – O léxico da publicidade em perfumes da casa Hermès
Prof. Ms. Frederico José Magalhães Simão (CES/JF)
16h – Intervalo
16h30 – Incursões: O perfume em Patrick Suskind
Wania Lúcia Giordano Batista (IAD/UFJF)
17h20 – Mapa psico-estético da percepção de perfumes: descrição, aroma e embalagem
Prof. Ms. Ivan Mota Santos (IAD/UFJF)
Profa. Dra. Isabela Monken Velloso (IAD/UFJF)
Adriana Francisca de Oliveira Silva (IAD/UFJF)
Domingo 03/04 – Manhã
8h – Incursões: Opium/Yves Saint Laurent e outras histórias
Profa. Esp. Dalva Soares Pereira Magalhães
8h40 – Os anúncios publicitários de perfumaria no Brasil dos séculos XIX a XXI: um estudo crítico comparativo
Profa. Dra. Christine Ferreira Azzi (IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus)
9h20 – Transitando por sistemas: o perfume Noir, Le Lis – conceitos britânicos na moda masculina brasileira.
Lucas Miranda Nascimento (IAD/UFJF)
Maria Rita da Cunha Vasconcelos (IAD/UFJF)
10h – Intervalo
10h30 – Perfume e religião: relações entre o sentido do olfato e o sagrado
Dr. Hermenegildo Ferreira Giovannoni (IAD/UFJF)
11h10 – Organza/Givenchy: do corpo ao frasco
Jade Caputo Correa (IAD/UFJF)
Domingo 03/04 – Tarde
14h – A influência das práticas sustentáveis nos aspectos conceituais da perfumaria nacional.
Profa. Esp. Wanessa Bittar (Studio Dialeto – Design de Estratégia)
14h40 – Os aromas dos interiores comerciais
Prof. Dr. Frederico Braida (FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFJF)
15h20 – Confort food e memória afetiva
Adriana Francisca de Oliveira Silva (IAD/UFJF)
16h – Intervalo
16h30 – Desautomatização perceptiva: os caminhos do olfato, do perfume e da pesquisa
Profa. Dra. Isabela Monken Velloso (IAD/UFJF)
17h10 – Olfato e atenção plena: sensações, emoções, pensamentos e impulsos
Dr. Afonso Damião Neto (Médico perito – UFJF)
17h50 – Encerramento
Fechando o frasco: ressonância e repercussões
Profa. Dra. Isabela Monken Velloso (IAD/UFJF)