A prática esportiva e a  presença de valores como a amizade e o respeito pelo próximo foram celebrados por crianças e adultos na manhã deste sábado, 8, com o IV Festival de Mini Basquetebol, realizado no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é organizado pelos bolsistas e estagiários do projeto de extensão “Mini Basquetebol – uma iniciação esportiva positiva”, em parceria com a Federação Mineira de Basketball (FMB) e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFJF.

Festival acontece trimestralmente e tem como finalidade mostrar aos pais e familiares as atividades realizadas durante as aulas do projeto de extensão (Foto: Maria Otávia Rezende)

O ginásio da Faefid foi dividido em três quadras menores e itens como a cesta de basquete e as bolas foram redimensionadas, com o propósito de adequarem-se ao tamanho dos participantes. Estavam no local cerca de 100 crianças, que foram divididas em 12 equipes, com idades de 9 a 12 anos, e quatro com idades entre 7 a 8 anos. Todos os jogos aconteceram simultaneamente, com descanso de 10 minutos entre uma e outra partida.

Além de Juiz de Fora, que contou com a participação das crianças do projeto de extensão e do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF), outras 12 equipes do Estado do Rio de Janeiro também compareceram ao evento: Três Rios, Valença e Paty dos Alferes.

O Festival de Mini Basquete acontece trimestralmente e tem como finalidade mostrar  aos pais e familiares as atividades realizadas durante as aulas do projeto de extensão. Atualmente, a iniciativa atende 60 crianças, de forma gratuita, com aulas realizadas três vezes por semana. Segundo o professor e coordenador da iniciativa, Dilson Borges, o objetivo do evento não é estimular a competição, mas incentivar os alunos. “Não há contagem de pontos; nossa intenção é celebrar a prática esportiva. A reação dos pais diante do evento é fantástica e nós constatamos o entusiasmo dos alunos diariamente, no nosso projeto. Eles saem daqui com mais motivação para continuar praticando”.

No total, o projeto de extensão conta com doze bolsistas, que se revezam no auxílio aos alunos. O estudante do curso de Educação Física, Edson de Oliveira, é um deles e destaca a importância do Festival. “É muito satisfatório ver a alegria das crianças e o orgulho de estarem jogando. Elas sempre ficam animadas e criam muitas expectativas. Nós procuramos sempre organizar bem os times para criar esse clima alegre e festivo”, pondera.

Benefícios da prática esportiva

Mãe do pequeno Luan, de 12 anos, Michele Abritta conta que, desde que começou a participar do projeto, seu filho evoluiu bastante, em diversos aspectos. “Ele estava fora do peso. Fazer esse esporte foi importante, pois ajudou muito ele, além de favorecer na parte social, com a construção de novas amizades”.

Aline Ribas veio diretamente de Três Rios para acompanhar seu filho no Festival. Segundo ela, o esporte ajuda no desenvolvimento da criança, nesta faixa etária “O basquete é  importante, pois incentiva a criança a respeitar o limite do próximo e ensina que ganhar ou perder faz parte da vida. Quanto mais cedo eles aprendem, melhor”. Admirador do esporte, seu filho, Yago Ribas, tem 9 anos e é torcedor do time de basquetebol norte americano, Orlando Magic. Entusiasmado, ele já traça planos para o futuro. “Eu gosto, porque tenho um amor muito grande pelo basquete. Pretendo seguir a carreira e ser um grande jogador, futuramente”, afirma.

O representante da Federação Mineira de Basketball (FMB), Adilson José Mattos, esteve presente no local e elogiou iniciativa. Segundo o profissional, “o principal benefício deste evento é trazer a criança para a prática do esporte e, em se tratando do basquetebol, é legal apresentá-lo não apenas como um esporte, mas também como ferramenta social, cultural e esportiva”.

Ao final do evento, foi oferecida uma mesa com pipoca, picolé e frutas para as crianças, além de medalhas de participação. Os pais também puderam participaram de uma gincana, com diversos prêmios e brindes, como bolas de basquete.

O projeto

O Projeto Mini Basquetebol é gratuito e recebe crianças dos 7 aos 12 anos, contando hoje com cerca de 50 participantes. A iniciativa é voltada para a comunidade e, para participar, basta fazer a inscrição no ginásio da Faefid, durante os treinos às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h.