Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou a produção de significados de alunos do ensino médio sobre o conceito de inflação e suas possíveis interpretações na resolução de tarefas. O estudo foi desenvolvido e apresentado pela acadêmica Tamara Lamas Müller, no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.
A pesquisa foi feita por meio de um conjunto de tarefas aplicadas a alunos de uma escola estadual de Juiz de Fora, envolvendo dados reais sobre inflação de preços no Brasil dos últimos 10 anos. Os exercícios eram primeiramente desenvolvidos por escrito e, posteriormente, era realizada uma discussão oral sobre cada uma das questões abordadas. Toda a pesquisa de campo foi gravada e as falas transcritas para a análise. Desta forma, “os alunos puderam analisar, utilizando o pensamento crítico, as mudanças que ocorreram na inflação com o auxílio de medidas estatísticas, como média aritmética e mediana”, ressalta Tamara Müller.
No estudo, foi possível observar que as tarefas com dados estatísticos reais estimularam os alunos a discutir o tema inflação de preços. Nesse contexto, a pesquisadora explica: “eles buscaram não só enxergar os dados, mas também fazer referências a fatos cotidianos e investigaram como as pessoas são afetadas pela inflação”. Ela também afirma que os desafios exercitaram uma visão sobre a influência do aumento dos preços na vida das pessoas. “O assunto explorado faz parte do nosso contexto e de nossos alunos. E, dessa forma, relacionar a Educação Financeira Escolar e Estatística é importante para que os alunos possam explorar seu lado crítico frente a situações que se fazem presentes em nossa sociedade”, enfatiza a acadêmica.
Na opinião de Tamara, a partir desse trabalho, foi possível obter um produto educacional, constituído pelo conjunto de tarefas criado na pesquisa. Para ela, a pesquisa pode ser útil “a professores da Educação Básica que atuam com alunos do ensino médio e têm o interesse de trabalhar questões financeiras e/ou conceitos estatísticos, como média aritmética, mediana e média móvel, com os seus alunos”. O orientador da dissertação, professor Ronaldo Rocha Bastos, reitera: “o estudo mostra o potencial de aliar-se à educação financeira as habilidades e competências de estatística desenvolvidas na escola”.
Contatos:
Tamara Lamas Müller (mestranda)
tamara.muller@hotmail.com
Ronaldo Rocha Bastos (orientador)
ronaldo.bastos@ufjf.edu.br
Banca Examinadora:
Prof Dr Ronaldo Rocha Bastos (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva ( UFJF)
Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL – Universidade Estadual de Londrina)
Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática