Começa, neste sábado, dia 1º, a edição 2019 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, são mais de 34 mil candidatos. Nossa equipe está distribuída pelo campus e em diversos locais da cidade, para garantir aos candidatos e seus familiares as informações e as orientações necessárias. Acompanhe, nesta matéria, o andamento destas ações e demais informações,  que serão atualizadas ao longo do dia.

13h15 – As provas começaram. A UFJF deseja um bom desempenho a todos os candidatos, lembrando que devem permanecer no local de realização dos exames por, pelo menos, uma hora e trinta minutos. O período para realização dos exames termina às 17h30.

13h10 – Faltando cinco minutos para o fechamento dos portões, candidata chega ao local de prova.

12h47 – Candidata chegando ao local de prova

 

12h43 – Últimos momentos antes da prova

12h41 – A organização do Pism informa que haverá tolerância de 15 minutos em todas as cidades onde serão aplicadas as provas.

12h37 – Marcos Felipe Fernandes Bastos, acompanhado de sua mãe, Rosana, foi um dos que solicitaram atendimento especial. Ele fará Pism I na Faculdade de Enfermagem. Ele é de Juiz de Fora

12h35 – Devido ao congestionamento no trânsito provocado pela chuva, será dado 15 minutos de tolerância em todos os locais de prova em Juiz de Fora

12h31 – Candidatas falam da expectativa com relação às provas.

12h29 – Devido ao engarrafamento, alguns alunos tiveram que seguir a pé.

12h19 – Na subida da Faculdade de Engenharia o trânsito está congestionado.

12h15 – Última selfie antes da prova. Igor Abdallah Isabela Ribeiro e Luiz Gustavo Andrade, de Duque de Caxias (RJ) e Juiz de Fora (MG), respectivamente. Os candidatos fazem prova do Pism 3.

 

12h07 – Saída da Universidade sentido Centro congestionada. Ônibus no Pórtico Sul.

12h05 – Abertura dos portões na Faculdade de Engenharia

 

12h: Os portões são abertos

 

 

11h56 – Movimentação grande também em frente ao Instituto Estadual de Educação

11h56 – Candidata Maria Fernanda aguardando com a mãe Maristela a abertura do portão da faculdade de Enfermagem. Elas chegaram cedo de Leopoldina para a prova do PISM I.

 

11h54 – Candidatos já estão se posicionando nos locais corretos de prova. Estudantes sobem o escadão em direção ao Instituto de Ciências Exatas e Faculdade de Engenharia.

11h50 – Grande movimentação na porta do Colégio João XXIII. Candidatos aguardando a abertura dos portões que acontece em 10 minutos.

11h48 – De acordo com informações da equipe de operação da Settra, há grande retenção na região do pórtico Norte da UFJF (bairro São Pedro). Devido às obras na Avenida Pedro Krambeck o trânsito está muito lento neste local. Na entrada pelo Pórtico Sul (Av. Itamar Franco) o fluxo é intenso, mas com volume esperado. Trânsito da região do Estádio Municipal sentido Pórtico Sul apresenta grande retensão. Com a aproximação do horário da prova, a tendência é que o trânsito dique ainda mais complicado. Antecipe sua chegada.

11h45 – Muitos candidatos começam a chegar na Faculdade de Engenharia.

11h43 – Cerca de 180 profissionais já estão a postos no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para receber os 206 candidatos ao Pism com deficiência. São professores, técnico-administrativos em educação (Taes) e estudantes que tiveram treinamento especial, organizado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF. Em Juiz de Fora, a aplicação dos exames para pessoas com deficiência será concentrada  nas faculdades de Enfermagem, Farmácia e Odontologia, visando a favorecer a acessibilidade. O candidato ao Pism 1, Gabriel de Souza, 17 anos, é natural de São João Nepomuceno, a cerca de 70 quilômetros de Juiz de Fora. O estudante já está no campus da UFJF, acompanhado do pai, Rodolfo Souza e da madrasta Núbia Cristina. “Chegamos hoje e voltaremos hoje para São João Nepomuceno. Amanhã repetiremos a viagem. Como é perto, dá para fazer esse ‘bate e volta’.  Muito boa a iniciativa de oferecer a palestra para os pais. Vai ser uma ocupação para a gente, enquanto a gente espera que o Gabriel faça a prova”, disse Rodolfo.

11h33 – Alunos aguardando para fazer as provas nas faculdades de Fisioterapia e Medicina. Lembrando que a abertura dos portões será ao meio-dia e, pontualmente, às 13h os portões serão fechados.

11h31 – Trânsito já está movimentado na Avenida Itamar Franco.

11h23 – É importante lembrar que os candidatos sabatistas terão a oportunidade de fazer as provas em horário especial no sábado, 1º, após o pôr-do-sol, conforme convicção religiosa. Porém, assim como qualquer candidato, terão até as 13h para entrar nos locais de prova – na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) – onde ficarão confinados até o início do exame, às 19h30.

11h19 – Candidatos e familiares aguardando a abertura do portão na Escola Normal.

 

11h14 – A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Katiúscia Vargas, convida aos pais e responsáveis por alunos com deficiência para a palestra que acontecerá logo após o início das provas, na Faculdade de Odontologia. Assista ao vídeo:

11h11 – Atenção candidatos e acompanhantes, algumas cantinas da UFJF já estão abertas e servirão almoço. Elas funcionarão até 12h45. Estão abertas as cantinas das faculdades de Enfermagem, Direito, Educação, Odontologia e dos institutos de Ciências Humanas e Ciências Exatas. Lembrando que a comercialização de produtos, bem como alimentos e bebidas, fora das cantinas é expressamente proibida no campus universitário ao longo do final de semana.

1109 – Ana Carolina Campos Gurgel e Lucas Gonçalves de Oliveira são de Juiz de Fora e candidatos ao curso de História.

1104 – Trânsito  já está muito lento na Avenida dos Andradas

10h53 – A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, e o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, desejam boas-vindas e boas provas a todos os candidatos.

10h46 – Natalie Andrés, de Chiador (MG), 19 anos fará prova no ICE antigo. Chegou cedo para conhecer o local de prova. Quer cursar Medicina Veterinária. Fará prova do Pism 3

 

10h30 – Os acompanhantes devem ficar atentos, pois não é permitido ficar nos corredores dos prédios durante o período de realização das provas.

10h30 – Candidatos de diversas cidades já estão chegando para a prova do primeiro dia do Pism. Em função da chuva e do movimento de carros, os estudantes optaram por chegar com antecedência nos locais de provas.

9h16 – Equipes já estão orientando quem procura informações no Pórtico Norte

9h01 – Thalielson Santos de Souza, 16 anos, vai fazer o Pism II. Ele é de Santana do Deserto (MG) e foi o primeiro a chegar no Colégio de Aplicação João XXIII. E disse estar super ansioso para a prova.