Evento ocorre neste domingo, 25, a partir das 9h

Discutir e construir conhecimento acerca dos problemas ambientais atuais fora de um contexto formal de educação. Essa é a intenção do projeto “Troca de saberes”, que acontece neste domingo, dia 25, na UFJF. Criado a partir da disciplina “Ensino de Educação Ambiental”, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB),  o evento terá como temática “Encontro de Saberes: alimentação, saúde e educação ambiental”.

De acordo com uma das professoras da disciplina que originou o projeto, Simone Cardoso, o objetivo é trocar conhecimento e propiciar a vivência da produção de alimentos saudáveis em diferentes âmbitos (plantio e cozimento), promover a troca de experiências sobre alimentação e saúde através da comunicação de profissionais de diferentes esferas da sociedade e demonstrar aos participantes a importância da educação ambiental no seu dia a dia.

“A ideia da disciplina é sempre fazer alguma coisa com metodologias que envolva mais a prática, mais contato, atividades ao ar livre com a população de um modo geral para pôr em prática os conhecimentos sobre educação ambiental”, explica.

Ainda conforme Simone, um dos destaque do encontro será a discussão sobre o uso de agrotóxicos no Brasil. “O uso no país está bem distante do que acontece no restante do mundo, onde já não são mais utilizados. Além disso, discutiremos as consequências na saúde tanto do ser humano, quanto do ambiente.”

A programação conta com uma mesa-redonda de abertura, que discutirá a lei conhecida como PL do Veneno; três oficinas teórico práticas: Saúde e beleza para educação ambiental,  Horta – Segurança alimentar para todos e PANCS – Alimentação alternativa e saudável. Há ainda uma roda de conversa, que busca discutir todo o conhecimento adquirido durante o evento e uma apresentação musical de encerramento, com o grupo de tambor mineiro Ingoma. O evento, que será totalmente pautado nos princípios da sustentabilidade, é aberto para a comunidade interna e externa da UFJF.

Segundo a também fundadora do projeto, professora Juliane Lopes, a troca de saberes tem como intuito valorizar o conhecimento não formal. “As pessoas que estão na universidade, que produzem conhecimento de forma mais acadêmica, levam para a comunidade e a comunidade traz o conhecimento que eles possuem do dia a dia”.

O evento acontece no Instituto de Ciências Biológicas e começa às 9h.

Outras informações: 2102-3227 – Instituto de Ciências Biológicas