Um momento para apreciar releituras de clássicos da música, como Edward Elgar, Antonín Dvorák e Igor Stravinky. Este é o objetivo do concerto realizado pela Orquestra do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na próxima sexta-feira, dia 23, às 15h, na Galeria Maria Amália, no prédio do Museu Mariano Procópio.

O repertório foi trabalhado ao longo do semestre letivo nas tardes de quintas e sextas, como atividade da disciplina “Orquestra Acadêmica da UFJF”, lecionada pela professora Bruna Caroline de Souza Berbert. De acordo com Bruna, o programa a ser executado inclui obras conhecidas do público e contemporâneas. Segundo a professora, os arranjos são versões reduzidas e adaptadas dos originais. “A ideia é apresentar as diversas facetas da música orquestral. Nos preparamos muito e esperamos realizar um bom concerto”.

Atualmente a Orquestra Acadêmica conta com cerca de 20 músicos instrumentistas  (dentre alunos do curso de Música e voluntários da comunidade externa) e cinco regentes.  O projeto, como explica Bruna, consiste em um laboratório musical interdisciplinar, que agrega instrumentistas de cordas, madeiras, metais, percussão, piano e alunos de regência.

A iniciativa, que visa promover, divulgar e valorizar o espaço histórico-cultural através da música, é organizada em parceria com o Museu Mariano Procópio. Para Bruna, será um espaço para que as pessoas possam ter maior contato com as diversas artes, incluindo a música erudita. “Em Juiz de Fora há uma grande tradição de orquestra de cordas, mas orquestra sinfônica com o nível de repertório que vamos apresentar é raro. Então é uma oportunidade de despertar nas pessoas o gosto por este tipo de evento”.

A apresentação é aberta ao público e a entrada é franca. Para participar não é necessária nenhuma inscrição prévia. Entretanto, devido à limitação do local, o número de espectadores não poderá ultrapassar a 60 pessoas.

Recital de formatura

Também na sexta-feira, 23, o estudante Victor Cassemiro Leite do curso de Bacharelado em Música, com habilitação em piano, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza seu recital de formatura. A apresentação acontece às 20h, no Teatro Pró-Música, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2329, Centro.

No repertório, artistas como Chopin, Claude Debussy, Heitor Villa Lobos, Astor Piazzolla e Tom Jobim. Segundo Victor, a escolha das músicas foi acompanhada pelo seu orientador, o professor Fernando Vago Santana.

“A apresentação é um pouco diferente, porque apesar de ser um recital, é uma apresentação de trabalho de conclusão de curso. Vou ser avaliado por uma banca com três professores”. O instrumentista acredita que é um  momento de muita satisfação, mas confessa que irá sentir saudades. “ É uma sensação boa, ao mesmo tempo vou sentir falta dos amigos que fiz ao longo do curso, e da Universidade que é uma fonte de conhecimento inesgotável”.

Outras informações: (32) 3690-2027 – Museu Mariano Procópio