Veículo: Vales de Minas Gerais
Editoria: MGTV
Data: 10/11/2018
Título: UFJF divulga pesquisa de preços em Governador Valadares
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 10/11/2018
Título: Juiz de Fora repete esquema especial de ônibus para locais do segundo dia de provas do Enem 2018
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) repete neste domingo (11) o esquema especial de horários e ônibus extras utilizado na semana passada para os candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estão mantidas as alterações no trânsito na região da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para este segundo dia de prova, as linhas 545 e 555 (Universidade) terão 13 veículos extras operando a partir das 9h. Os ônibus da linha 545, com saída do Centro entre 10h30 e 13h, atenderão também a Faculdade de Engenharia. A linha 755 (Zona Norte-UFJF) sairá do Bairro Santa Lúcia às 10h50.
A linha 221 (Bom Pastor-Santa Catarina), que leva até o Colégio de Aplicação João XXIII, sairá do Bairro Bom Pastor às 11h45, com veículo extra.
Atendendo a Faculdade Machado Sobrinho, as linhas 213 e 215 (Cruzeiro do Sul) sairão do Bairu às 11h04, 11h18, 11h33, 11h47 e 12h02.
Alterações de trânsito
Nos dois dias do Enem, as alterações do trânsito próximo à UFJF ocorrem das 12h às 19h:
- A Rua José Lourenço Kelmer opera em mão única, entre o portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção;
- A Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido;
- Os veículos provenientes do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer;
- Os ônibus provenientes do Centro com destino ao Bairro São Pedro transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva;
- Os ônibus provenientes do Centro com destino à UFJF transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/11/2018
Título: Tour de combate ao câncer de pele realiza cem atendimentos em JF
Cerca de cem atendimentos médicos gratuitos foram realizados pelo Tour de Combate ao Câncer da Pele, neste sábado (10), em Juiz de Fora. A ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a La Roche-Posay, incluiu ações de prevenção do câncer. O caminhão que circula há dez anos por todo o país durante a campanha Dezembro Laranja, mês de conscientização da doença, incluiu a cidade na sua rota e fez sua parada na Praça Cívica da UFJF, das 9h às 15h.
Durante o período, a equipe realizou atendimentos individuais em três consultórios montados no caminhão e ofereceu amostras de protetor solar facial e corporal, além de folderes informativos com esclarecimentos sobre cuidados e prevenção do câncer da pele.
Dezembro Laranja
Está agendada para 1º de dezembro uma ação tradicional do Dezembro Laranja, também realizado anualmente em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Equipes do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) – unidade Dom Bosco, durante toda a manhã, irão disponibilizar profissionais e acadêmicos para atender cerca de 300 pessoas em cada unidade.
A ação visa dar apoio diagnóstico a suspeita de câncer de pele e fazer avaliação de possíveis lesões cancerígenas. Não serão realizadas outras avaliações dermatológicas.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/11/2018
Título: Enem: provas de Ciências e Matemática acontecem neste domingo
Os mais de 19 mil inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 em Juiz de Fora irão testar os conhecimentos em Ciências da Natureza e em Matemática no segundo dia de prova, que acontece neste domingo (11). Os portões nos locais de avaliação abrem ao meio-dia e fecham às 13h, sendo que o exame está marcado para iniciar às 13h30. Os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões.
As regras para o segundo dia de prova são as mesmas do primeiro, que ocorreu em 4 de novembro. É obrigatório levar documento oficial de identificação original com foto. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto não serão aceitos. Em caso de perda ou roubo, o candidato deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial de, no máximo, 90 dias em relação ao primeiro domingo de aplicação do exame. Além da documentação, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, isto porque a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, estando vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está proibido, ainda, o uso de borracha, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, além de impressos, anotações livros e manuais. Conforme o Ministério da Educação (MEC), os gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no dia 14 de novembro, no site do Enem, enquanto os resultados devem ser divulgados em janeiro de 2019.
UFJF
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFJF utiliza o Enem como forma de seleção para estudantes que desejam ingressar na instituição. Após a divulgação das notas da avaliação, que acontece em janeiro de 2019, os candidatos podem se inscrever no programa, desde que não tenham zerado a prova de redação. O aluno pode escolher até dois cursos pelo Sisu, definindo se irá concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso por cotas. Ao encerrar o período de inscrições, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2018.
Menor índice de ausentes
No primeiro dia de aplicação do Enem, 24,9% candidatos em todo o Brasil não compareceram, de um total próximo a 5,5 milhões de inscritos. Segundo o Inep, este foi o menor percentual de ausentes desde 2009, quando o exame passou a ter dois dias de aplicação. Em Minas Gerais, 24,2% faltaram às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.
Apesar do índice baixo de ausentes no primeiro dia de prova, o MEC alerta para uma mudança no exame. Os estudantes que contaram com direito à isenção da taxa de inscrição deste ano devem comparecer, ao menos, em um dos dois dias de provas para não precisarem pagar para realização do Enem em 2019. Caso não seja possível o comparecimento, os candidatos devem apresentar uma justificativa de ausência para manter o direito à gratuidade no próximo ano.
Trânsito modificado para realização do Enem
O trânsito na região da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será modificado, neste domingo, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para realização do Enem.
A alteração na circulação de veículos acontece entre 12h e 19h. A Rua José Lourenço Kelmer irá operar em mão única, entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido. Os veículos que partem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.
Além das mudanças no trânsito, serão disponibilizados horários e ônibus extras para os candidatos. As linhas 545 e 555 (Universidade) irão contar com 13 veículos a mais, que passam a operar a partir das 9h. Os ônibus da linha 545, com saída do Centro entre 10h30 e 13h, irão atender, também, à Faculdade de Engenharia.
A linha 755 (Zona Norte/UFJF) oferecerá suporte especial, saindo do Bairro Santa Lúcia às 10h50. Já a linha 221 (Bom Pastor) realizará atendimento ao Colégio João XXIII, com saída às 11h45 do bairro, com veículo extra. Para atender à Faculdade Machado Sobrinho, as linhas 213 e 215 (Cruzeiro do Sul) sairão do Bairu a partir de 11h04, 11h18, 11h33, 11h47 e 12h02.
Os ônibus que se destinam ao Bairro São Pedro devem transitar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva, enquanto os coletivos com destino à UFJF devem passar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, até a Universidade.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Notícias
Data: 11/11/2018
Título: Prefeitura de São João Nepomuceno abre inscrições para o transporte de candidatos ao Pism da UFJF
Começa nesta segunda-feira (12), em São João Nepomuceno, as inscrições para o transporte de estudantes que farão as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro em Juiz de Fora.
Para fazer a inscrição os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Governador Valadares, 138, Centro (ao lado do Museu Municipal), com a Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, das 13h30 às 16h30.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cesar Romero
Data: 11/11/2018
Título: Fala Quem Sabe: Prenchedores, volumizadores no combate ao envelhecimento facial
Fala Quem Sabe: Prenchedores, volumizadores no combate ao envelhecimento facial
O sentimento de se tornar mais belo e rejuvenescido leva os indivíduos a recorrerem, a qualquer custo, a produtos perigosos para a saúde do corpo e a procurarem profissionais pouco capacitados a realizar procedimentos minimamente invasivos.
Atualmente existe um número expressivo de preenchedores dérmicos injetáveis para ampliação dos tecidos moles, sejam eles temporários ou definitivos, que tem como objetivo retardar o envelhecimento e melhorar a aparência e o contorno corporal.
Preenchedores à base de ácido hialurônico, ácidopoliláctico (APL), hidroxiapatita de cálcio e colágeno podem ser utilizados. Além desses, os enxertos de gordura autóloga, também são uma opção para preencher sulcos da face. Tudo isso é fruto de pesquisas científicas longas e continuadas, o que acarreta preços mais elevados a esses materiais e procedimentos.
O silicone líquido começou a ser utilizado na década de 1950 e, várias preparações foram amplamente utilizadas até que seu uso foi suspenso, devido aos efeitos tóxicos, as reações de corpo estranho e a migração pelo organismo. Apesar de serem contra indicados no arsenal terapêutico, muitos indivíduos recorrem ao uso desses materiais, por terem custo baixo, serem facilmente adquiridos sem nenhuma restrição ou vigilância.
A nossa intenção é esclarecer quanto aos riscos imediatos e tardios do uso de produtos inadequados por profissionais inexperientes e inabilitados a realizar os procedimentos.
Procure se informar quanto ao material a ser utilizado e pesquise também a formação profissional do médico escolhido.
(Marilho Tadeu Dornelas é professor da UFJF, cirurgião plástico e leitor convidado)
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 11/11/2018
Título: Seminário debate futuro dos resíduos sólidos
A Prefeitura de Juiz de Fora concluiu, nessa sexta-feira (9), mais uma etapa do projeto participativo previsto na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com o Seminário de Tecnologias de Gestão de Resíduos. A atividade contou com a presença de diversas instituições relacionadas com o setor de resíduos sólidos com o objetivo de apresentar novas tecnologias e práticas que estão sendo realizadas em âmbito local e nacional. “Foram apresentadas iniciativas de Embrapa, Paraibuna Embalagens e UFJF e outras ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil. Essas iniciativas permitiram confirmar alguns dados de diagnóstico e vislumbrar ações e medidas a serem incorporadas no prognóstico”, disse a arquiteta e urbanista gerente do Departamento de Integração e Articulação de Políticas Setoriais, Lívia Delgado Rodrigues.
De acordo com Lívia, é preciso ampliar o conceito de coleta seletiva, assim como o tratamento do resíduo, para diminuir a destinação aos aterros sanitários. “Um dos principais pontos que precisamos trabalhar é a mudança de tratamento dado ao lixo orgânico, que representa cerca de 43% do resíduo geral, responsável pela maior emissão de gases poluentes. Hoje, avançamos em técnicas de resíduos, como plástico, mas há muito a fazer em relação ao resíduo orgânico.” Ela reforça a importância de uma conscientização de cada cidadão e de que a mudança deve começar dentro de casa.
O seminário considerou blocos temáticos: regionalização e regulação dos serviços de limpeza urbana; coleta seletiva e reciclagem; gestão de resíduos em instituições públicas, resíduos orgânicos; resíduos da construção civil; recuperação energética a partir dos resíduos e resíduos dos serviços de saúde. O diagnóstico está em fase de análise e conclusão, e a próxima etapa é a de prognóstico, nos dias 28 e 29 de novembro.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cesar Romero
Data: 11/11/2018
Título: Som no Museu
A Orquestra Acadêmica da UFJF se apresenta, dia 23, na Galeria Maria Amália, do Museu Mariano Procópio. O objetivo é resgatar a presença da música na galeria, que já foi cenário de diversas apresentações.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/11/2018
Título: UFJF divulga esquema de trânsito e segurança para Pism
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou os esquemas operacionais, de segurança e de trânsito para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019. Os exames vão ocorrer nos dias 1º e 2 de dezembro, das 13h às 17h30.
Além disso, junto a representantes da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Transporte e Trânsito, a universidade também discutiu as mobilizações para atendimentos especiais e médico emergencial.
No Campus da UFJF, o trânsito vai sofrer alterações similares às do último exame. Os ônibus e carros de passeio poderão acessar todo o anel viário, mas somente as rotas que levam, de um lado, ao complexo das faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem, e do outro, ao Instituto de Artes e Design (IAD). Motoristas poderão estacionar apenas no estacionamento da Reitoria e na Praça Cívica. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.
O reforço no transporte coletivo também foi garantido pela Settra, que se comprometeu a aumentar o número de carros disponíveis para o campus, onde haverá grande volume de candidatos. Nos locais de provas nas regiões central, Norte e Nordeste também haverá controle de tráfego.
Orientações no campus
Uma equipe uniformizada irá orientar os candidatos que farão provas no campus. Os assistentes também estarão espalhados nos ônibus circulares, facilitando a localização dos locais de prova. Além disso, o processo seletivo contará com dez setores de atendimento médico emergencial, com médico, unidade móvel e kit de emergência. Quatro deles funcionarão dentro do campus, próximos aos institutos de Ciências Exatas e Ciências Humanas e às faculdades de Letras, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Os outros seis ficarão em pontos fora do campus, onde haverá grande número de candidatos.
Locais de prova e comprovante de inscrição
Os locais de prova e os comprovantes definitivos de inscrição serão divulgados a partir do dia 20 de novembro. No comprovante, é possível verificar o local exato onde o candidato fará o exame.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 12/11/2018
Título: Torneio de futsal feminino da UFJF reúne dez equipes
No último sábado (10) aconteceu a primeira rodada do Torneio Dom da Bola de Futsal Feminino, na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. O primeiro dia reuniu dez equipes em cinco jogos e foi marcado por placares apertados e um empate. No sub-15, o time da casa UFJF venceu Matias Barbosa por 2 a 1. Os dois times também se enfrentaram na categoria sub-17 e empataram por 3 a 3. Na mesma categoria, São Bernardo superou o Buscapé por 3 a 2. Entre as adultas, Bortezzine goleou Alpha F. F por 4 a 1, e São Bernardo venceu a UFJF por 4 a 3.
O evento é uma realização do projeto de extensão Futsal Feminino UFJF, com o apoio da Universidade e do projeto de extensão Dom da Bola. As equipes voltam a se enfrentar na próxima rodada, que está agendada para 26 de novembro. A tabela dos jogos deve ser divulgada pelo Facebook e Instagram.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/11/2018
Título: Ação marca Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita
A cada dois minutos uma pessoa é vítima de morte súbita no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. Além disso, conforme destaca o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da UFJF (HU/UFJF), Hélio Lima Brito Júnior, as doenças do coração são a causa número um de morte natural na população mundial, inclusive em Juiz de Fora.
Para chamar a atenção para a prevenção e o tratamento destas alterações cardíacas e seus agravos, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e integrantes da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFJF fizeram, durante a manhã desta segunda-feira (12), uma campanha preventiva para marcar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A ação aconteceu no pátio da Santa Casa de Misericórdia. No último sábado (10), o Campus da UFJF também recebeu a campanha.
A iniciativa Coração na Batida Certa procurou demonstrar o procedimento de massagem cardíaca e dar orientações a pessoas leigas sobre como proceder enquanto aguardam a chegada da equipe do Samu para socorrer a vítima de parada cardíaca. Além disso, a equipe fez aferição de pressão arterial, peso e medida abdominal dos presentes e distribuição de folderes informativos.
Arritmias cardíacas
Sintomas como cansaço, palpitações, sensação de desmaios, tontura, confusão mental, fraqueza ou dificuldade ao caminhar, pressão baixa e dor no peito indicam que algo não vai bem com o coração. Segundo Hélio, ao apresentar estes sintomas, a pessoa deve procurar assistência de um cardiologista, pois há chances de o paciente ter uma arritmia cardíaca ou outra disfunção no coração.
“As arritmias cardíacas são disfunções no coração que, às vezes, as pessoas já nascem com elas. Ou, a partir de alguma alteração congênita, o aparecimento de arritmias é favorecido e adquirido ao longo da vida por doenças que acometem o coração. Neste caso, deve ser diagnosticado se o paciente não tem alguma alteração na estrutura do coração que possa gerar arritmias que culminem em uma possível parada cardíaca e eventual morte. A maioria das doenças do coração é passível de tratamento, inclusive, as arritmias podem ser curadas por meio de procedimentos simples”, destaca o médico sobre a importância da prevenção.
— —