Tour Nacional prestará atendimento dermatológico gratuito a toda a comunidade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste sábado, 10, o Tour Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Um caminhão equipado com dois consultórios de atendimento, uma sala de espera e equipamentos próprios para exames de pele estará estacionado na Praça Cívica, das 8h às 16h. A expectativa é realizar 300 atendimentos gratuitos a estudantes, professores, técnico-administrativos, terceirizados e comunidade em geral. O evento também tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de pele.

Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada por 30 profissionais entre professores, médicos e residentes da Faculdade de Medicina da UFJF e da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora Suprema. A cidade foi uma das 10 escolhidas para receber o consultório itinerante, por ser referência no tratamento da enfermidade no país.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 novos casos de câncer da pele não melanoma.

O responsável pelo planejamento do tour em Juiz de Fora, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário (HU) da UFJF, Aloisio Gamonal, destaca a importância da iniciativa, diante dos dados apresentados. “Esta ação propicia à população atendimento médico especializado para identificar real ou futuros casos de câncer de pele. Em campanhas como essa, atendemos aproximadamente 300 pessoas, sendo que 10%, 30 pacientes em média, têm lesões cancerígenas. Por isso a informação é fundamental.”

Os atendimentos serão feitos prioritariamente em pacientes que apresentem alguma anomalia na pele. Casos com complexidade maior serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS). No final das consultas, os pacientes ganharão amostras de filtro solar para o rosto e corpo, além de fôlderes informativos sobre a prevenção do câncer de pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a empresa de cosméticos La Roche são as organizadoras do evento, em parceria com a UFJF. O projeto existe desde 2009 e realizou mais de 1.722 diagnósticos de câncer de pele.