Colaboradores da Campanha Mentes Livres (Foto: Divulgação)

Mais de 50 pessoas acompanharam na noite desta terça-feira, 6, o evento de apresentação dos números da campanha Mentes Livres promovida pela comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A atividade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil contou com a participação do diretor do presídio de Governador Valadares, Fabiano Dutra, e de professores da UFJF-GV, que juntos promoveram discussões sobre remição de pena, direitos humanos, a realidade da mulher encarcerada e o papel da universidade pública neste contexto.

Segundo a professora Juliana Goulart, do Departamento de Administração e uma das organizadoras da campanha, “o evento foi um momento importante de trocas de conhecimentos e experiências diferentes sobre o tema da ressocialização através da leitura. A universidade reafirmou seu papel de contribuir com distintos olhares e atuações através dos projetos e demais ações de extensão nas demandas do município”.

A programação contou também com a apresentação em vídeo de uma detenta do Presídio de Governador Valadares. Gabi, como é conhecida, recitou um poema de autoria própria, em que agradece as doações dos livros e ressalta a importância de projetos como o Mentes Livres. “O momento em que a Gabriela recitou o poema que fez especialmente para o projeto foi um ponto de reflexão e emoção para os que lá estavam. Observar como a leitura pode de fato transportar os encarcerados para a liberdade e novas perspectivas nos faz compreender o quanto a parceria com o presídio está contribuindo com aprendizados não só para os que lá estão, mas também para a comunidade acadêmica”, ressaltou Juliana Goulart.

Um dos estudantes responsáveis pelo evento, Lucas Tosoli, do 8º período de Direito, destacou a variedade de apresentações. “Além do vídeo com a Gabi, tivemos uma palestra com a professora Nayara Medrado, do Departamento de Direito da UFJF-GV, sobre Criminologia Feminista e a forma como a mulher historicamente é encarada pelas das teorias criminológicas; e a exposição feita  pelas colegas estudantes Abab Nino e Nayara de Castro, sobre a trajetória do projeto Mentes Livres, desde a ideia inicial até os resultados finais”.

O evento arrecadou ainda produtos de higiene pessoal que serão doados para as detentas do Presídio de Governador Valadares.