Estão abertas as inscrições para o 3º Colóquio do Núcleo de Geografia, Espaço e Ação (Nugea), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro apresenta as pesquisas e atividades desenvolvidas no núcleo a partir da concepção do espaço como importante elemento nas práticas dos sujeitos sociais. O evento gratuito é aberto a toda comunidade e conta com a participação de professores e alunos integrantes do núcleo, oficinas e palestrantes convidados.

As atividades ocorrem nos dias 3 e 4 de outubro no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da UFJF. As inscrições para as oficinas devem ser feitas até o dia 30 de setembro; já para as palestras é possível se inscrever até o dia 2 de outubro.

O credenciamento será aberto no dia 3 a partir das 10h. Caso houver vagas, serão feitas inscrições no dia e local do evento. A programação segue durante a tarde com as oficinas a partir das 14h. Os participantes devem escolher um tema no momento da inscrição: “Pesquisa e intervenção com crianças e adolescentes quilombolas: desafios éticos políticos e metodológicos”; “Derivas pelo centro comercial de Juiz de Fora”; “Do direito à educação ao direito à cidade: a experiência do cursinho popular da escola municipal Santa Cândida”; e “Vídeo e pesquisa em Ciências Humanas”.

A conferência de abertura, que acontece às 19h, irá abordar o tema “A Geografia e a Educação entre a práxis e o Direito”, com o professor de Geografia convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Conde Veiga.

A professora coordenadora do Nugea, Clarice Nassab, esclarece a relevância da discussão e da relação entre Geografia, Espaço e Ação. “Não é possível pensar no espaço sem pensar o sujeito. Damos centralidade aos sujeitos produtores do espaço, seja ele jovem, quilombola, urbano, agrário-rural, sujeito dos movimentos sociais, enfim.” Para ela, a participação no Colóquio contribui para a formação dos interessados, “à medida em que eles terão contato com diferentes perspectivas, práticas e temáticas em torno dessa relação, que é particular, própria e essencial à Geografia”.

A participação nas oficinas ou nas palestras confere certificado.

Confira a programação completa.

Outras informações: 3º Colóquio o Núcleo de Geografia, Espaço e Ação