Evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece na terça-feira, 25 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, na próxima terça-feira, 25, às 17h, em seu auditório, a peça “La France contre les robots” (A França contra os robôs). Fruto de uma parceria entre a Faculdade e a Aliança Francesa, o evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no local, no dia da apresentação.

A peça, toda em francês, com legenda projetada em português, é baseada no livro de mesmo nome e em outros textos do escritor francês Georges Bernanos, que viveu no Brasil de 1938 a 1945, na cidade de Barbacena (MG), onde sua casa foi transformada em museu. A França comemora este ano o centenário do nascimento do autor e a apresentação teatral percorre todo o Brasil, com escalas em São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Ouro Preto.  

Exilado no Brasil, de 1938 a 1945, Bernanos observa o nascimento de um novo mundo e faz uma crítica violenta ao liberalismo. Ele contesta o exercício da liberdade na sociedade industrial ao observar o desaparecimento da vida interior e a perda da espiritualidade do homem. A peça é considerada uma evocação da visão antecipada de Bernanos sobre o século XXI. A adaptação para o teatro é de Jean-Baptiste Sastre, único ator em cena, e de Gilles Bernanos, sobrinho do autor, que acompanha as apresentações no Brasil.

A presença dá direito a certificado de participação.