Terminam nesta quarta-feira, 19, as inscrições para o curso de extensão “Técnicas de prospecção estratigráfica em paredes (janela de prospecção)”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O conteúdo se refere a uma técnica para remoção, camada por camada, de cada sobre-pintura de uma parede até sua base e pode ser um método mecânico ou químico. As aulas são destinadas aos alunos da FAU, do curso de Bacharelado em Artes e Design da UFJF e aos profissionais formados. Para se inscrever é preciso preencher o formulário online.
A facilitadora do curso é a coordenadora de Restauro da Villa Iracema (Rua Espírito Santo, 677, Centro de Juiz de Fora), Flávia Duque Estrada. As vagas são limitadas e serão preenchidas, conforme o edital, por meio de sorteio. O resultado será divulgado no dia 19 nas instalações da FAU. O curso faz parte das atividades do programa Jornada Integradora, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau). As aulas vão ocorrer no dia 22 de setembro em dois grupos, um das 9h às 12h, e outro das 13h às 16h. O local será definido e informado por e-mail aos sorteados.
De acordo com o coordenador de Relações Internas do Cacau e aluno do 9º período do curso, Cleyton Luiz da Silva Rosa, o objetivo do curso é “antecipar a prática de uma técnica que só é vista na formação como teoria, possibilitando a sedimentação do conhecimento aos estudantes e a formação continuada aos profissionais”. A prospecção abordada nas aulas, segundo ele, será direcionada à restauração.
“A facilitadora vai apresentar alguns conceitos, mostrando a importância do patrimônio público, dos bens de interesse social, e do restauro. Para isso, há uma série de protocolos a serem seguidos, como enumeração das camadas para identificá-las e a possibilidade de usar elementos químicos para a saturação da pintura.” Nesse sentido, Rosa explica que a metodologia permite “formar uma janela em uma parede para mostrar as acamadas através do tempo, identificar as cores presentes e evidenciá-las”.
Outras informações
(32) 2102-6307 – Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo