Veículo: TV Integração – Globo
Editoria: MGTV
Data: 10/09/2018
Título: UFJF abriga Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, mas local está fechado
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 10/09/2018
Título: Semana ‘Qualifique-se’ chega a sua quarta edição com diversos cursos gratuitos em Juiz de Fora
Estão abertas as inscrições para as atividades oferecidas na semana “Qualifique-se” do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt-UFJF), que começa na próxima segunda-feira (17).
O evento, que chega a sua quarta edição, é gratuito e aberto à população. As atividades serão realizadas até a sexta-feira (21) na sede do Critt, que fica no campus de Juiz de Fora, perto da Faculdade de Engenharia.
Estão sendo oferecidas cerca de duas mil vagas em cursos, palestras e workshops das áreas de empreendedorismo e inovação. Entre as atividades estão: Start: comece a empreender agora!; Consultoria: desafios e oportunidades; e Excelência em vendas: como convencer meu cliente.
Os interessados devem fazer as inscrições online e levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal, fubá e farinha) no dia das atividades.
Segundo a gestora de Pessoas do Critt e responsável pelo programa, Débora Lipp, o evento faz parte do calendário anual do Critt e oferece atividades práticas que estimulam os participantes a inovarem, criarem e sugerirem novas propostas que podem se transformar em negócios.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 10/09/2018
Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/11-09-2018/jf-volei-perde-a-terceira-no-mineiro.html
Título: JF Vôlei perde a terceira no Mineiro
Em atuação pela terceira rodada do Campeonato Mineiro na noite desta terça-feira (11), o JF Vôlei foi até o Ginásio Poliesportivo Pelezão, em Três Corações (MG), e acabou novamente derrotado pelo Minas Tênis Clube. Se no último domingo (9) os juiz-foranos venceram o primeiro set, mas sofreram a virada, no segundo duelo os locais acabaram superados por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/17 e 25/14.
Desta forma, o JF Vôlei segue sem vencer na temporada após cinco partidas – duas pelo Campeonato Carioca e três do Mineiro. O próximo compromisso da equipe comandada pelo técnico Marcão acontece no domingo (16), contra o Flamengo, às 17h, no Rio de Janeiro.
— —
Veículo: Globo Esporte
Editoria: Minas Gerais
Data: 10/09/2018
Título: JF Vôlei tenta primeira vitória no Mineiro em Três Corações
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 10/09/2018
Título: JF Vôlei busca revanche com o Minas em Três Corações
O JF Vôlei volta à quadra na noite desta terça-feira (11), às 20h, para encarar o Minas Tênis Clube pela terceira rodada do Campeonato Mineiro no Ginásio Poliesportivo Pelezão, em Três Corações (MG). As equipes se reencontram após vitória belorizontina nesse domingo (9), no Ginásio da UFJF, por 3 sets a 1 (parciais de 25/23, 19/25, 17/25 e 18/25). Para que o resultado seja o oposto do primeiro duelo, os locais irão contar com uma inspiração diferente de um central.
Aos 21 anos, Lucas de Oliveira, o Lucão, voltará à sua cidade natal após longas temporadas atrás do sonho de se tornar jogador, conquistado no último ano, quando defendeu o Super Vôlei Santo André (SP). “Sou de Três Corações e comecei o vôlei lá. Será especial para mim porque faz seis anos que não jogo lá e depois de tudo, as categorias de base, o segundo campeonato adulto em seguida, é muito importante para mim ver o feedback da galera que me apoiou que está comigo desde quando eu era mais novo e que me incentivou para que eu pudesse estar aqui hoje. Vou procurar dar o meu melhor para me tornar um jogador importante no Brasil”, conta o jovem.
Em meio às lembranças da infância, o central contou que estará em um de seus lugares favoritos. “Lá tem uma praça que a galera vai bastante. Eu gostava de tomar açaí lá, mas ficava o dia inteiro mesmo é no Pelezão, treinando, onde será o jogo”, relata. Toda a família de Lucão segue em Três Corações. Em especial uma dupla é muito aguardada na arquibancada. “Minha família inteira mora lá, mãe e pai (Alexsander e Joseane), então será muito importante para mim, especial demais porque faz muito tempo que eles não me veem jogando.”
Esta será a terceira partida do JF Vôlei em apenas cinco dias. Além do jogo do último domingo, na sexta (7) o time local foi derrotado pelo Sada Cruzeiro por 3 sets a 0, também em Juiz de Fora, na estreia do Estadual. A sessão de partidas, para o meio de rede, é de extrema importância na preparação da equipe para a Superliga B, que deve começar apenas em janeiro de 2019.
“Quando os jogos são muito próximos assim costumamos pegar um ritmo maior. Desta forma estaremos em um nível melhor para os outros jogos, como contra Lavras”, destaca o atleta, ao citar o confronto direto no Mineiro marcado para o próximo dia 19. Nesta competição, as quatro equipes participantes se enfrentam em turno e returno, com todas se classificando para as semifinais. O dono da melhor campanha na primeira fase enfrenta o pior colocado em casa. O segundo colocado também tem o direito de atuar diante do torcedor, mas contra o terceiro lugar. Para a partida, o técnico Marcão deve mandar o JF Vôlei em quadra com o levantador Tarik, o oposto Tosim, os pontas Antony e Thiago, e os centrais Symon e Lucão, com Athos de líbero.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 10/09/2018
Título: JF Vôlei perde segundo jogo no Mineiro
Após sair derrotada pelo Sada Cruzeiro, na sexta-feira (7), pela estreia do Campeonato Mineiro, a equipe do JF Vôlei acumulou mais uma derrota na competição. Neste domingo (10), no Ginásio da UFJF, o time de Juiz de Fora perdeu o confronto para o Fiat-Minas, pela segunda rodada.Com outro ânimo em relação ao jogo de abertura da competição, a equipe da casa mostrou vontade em superar o resultado anterior e saiu a frente na partida. O primeiro set terminou 25 a 23 para o time da casa. Mesmo assim, a vitória parcial não foi suficiente e a equipe não conseguiu manter o rendimento nos outros sets. O Fiat-Minas conquistou a vitória com parciais de 19/25, 17/25 e 18/25.
As duas equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira (11), mas desta vez o confronto será em Três Corações, às 20h.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 10/09/2018
Título: Grupo quer Museu Mariano Procópio reaberto até 2021
Lição, a tragédia com o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, ajuda a escrever novos caminhos, quando a reescrita ainda encontra-se soterrada em cinzas. Envolvendo 11 órgãos do Governo estadual e cerca de 400 instituições relacionadas à memória, uma força-tarefa foi iniciada nesta segunda, 10, com o intuito de vistoriar os espaços e propor medidas de segurança. Em Juiz de Fora, 20 militares do Corpo de Bombeiros visitaram 20 locais, dentre eles o Museu Mariano Procópio e o Fórum da Cultura. A iniciativa, segundo nota, possui caráter educativo, orientando sobre regras de segurança, como a troca programada de extintores, a verificação de sinalização de emergência e a revisão dos planos de prevenção e combate a incêndios e pânico. De acordo com as informações da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros do estado, até o final desta semana será divulgado um diagnóstico sobre o cenário em Minas Gerais.
Nesta mesma segunda, um coletivo autodenominado Amigos Defensores da Cultura, organizado pelo Grupo de Leituras Metamorphosis, publicou um manifesto defendendo a reabertura do Museu Mariano Procópio. O encontrou que reuniu mais de 50 pessoas no Parque do museu no domingo, 9, das 10h ao meio-dia, deu origem ao “Manifesto Museu Mariano Procópio te quero vivo!”, que elenca, em 11 pontos, expectativas acerca do lugar, como a reabertura completa em 2021, ano de seu centenário.
“Somente quando a comunidade se mobiliza e tem adesão, conseguimos avançar na área cultural, que é tão depreciada na nossa sociedade e, principalmente, pelos governos”, comenta o historiador e professor Raphael Reis, um dos mobilizadores do debate e integrante do Grupo de Leituras Metamorphosis. “É um direito de todo cidadão ter acesso ao conhecimento acumulado. O museu guarda nossa memória coletiva e identidade. Estamos há mais de uma década sem acesso. Há uma geração que nunca entrou no museu”, lamenta ele, que espera “promover e cobrar junto às autoridades competentes a implementação dos
compromissos dispostos no manifesto.”
Força-tarefa precede semana comemorativa
Uma semana depois da força-tarefa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que por sua vez ocorreu uma semana depois do incêndio que devastou o Museu Nacional, começa a 12ª edição de um dos principais eventos museais do país, o “Primavera dos Museus”, cuja programação chega a Juiz de Fora em diferentes endereços da cidade. O evento cujo objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros desembarca em 2018 com o tema “Celebrando a educação em museus”, que comemora a publicação do documento “Caderno da Política Nacional de Educação Museal” (PNEM), lançado em junho com a proposta de balizar as novas políticas públicas do setor.
Na cidade, de 17 a 23 de setembro, o Museu Mariano Procópio se abre para atividades como a exibição do documentário “Vozes da memória” (dia 18), com lembranças de visitantes do espaço, e apresentação do Coro Acadêmico da UFJF (dia 21), ambos na Galeria Maria Amália, além de visitas guiadas à porção do museu aberta ao público. No dia 22, alunos do curso de turismo da UFJF, promovem visitas orientadas aos museus Ferroviário, Mariano Procópio e Murilo Mendes.
Abrindo as portas para que o público conheça seu laboratório de restauração, o Museu de Arte Murilo Mendes (dias 17 e 21) também propõe visitas a suas exposições e palestra do artista Jorge dos Anjos (dia 18), que inaugura nos próximos dias “A ferro e fogo”, mostra que toma os jardins e a galeria Retratos-relâmpago do lugar. O mesmo Ibram responsável por agitar a semana de museus prorrogou, até esta sexta (14), a inscrição para a quarta edição do edital “Modernização de museus”, que deve distribuir R$ 2,8 milhões para 28 projetos (cada um recebendo R$ 100 mil) de atualização de instituições nacionais.
MANIFESTO MUSEU MARIANO TE QUERO VIVO!
1 – Reabrir totalmente o Museu Mariano Procópio até o dia 23 de junho de 2021, ano da comemoração de seu centenário
2 – Elaborar, até 2021, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o Plano Municipal de Preservação da Memória
3 – Abrir imediatamente a Galeria Maria Amália aos finais de semana, para que trabalhadores e estudantes possam acessá-la nesses dias
4 – Alocar no orçamento da Fundação Museu Mariano Procópio a verba devolvida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora à Prefeitura de Juiz Fora nos próximos três anos. Esse valor corresponde anualmente R$ 1 milhão
5 – Abrir processo seletivo através de Concurso Público, já no ano de 2019, buscando adequar o quadro de funcionários do Museu à sua real necessidade, uma vez que a instituição opera abaixo de 1/3 do seu respectivo efetivo
6 – Alocar no orçamento do Museu Mariano Procópio, pelos vereadores, as emendas parlamentares do ano de 2018, que giram em torno de R$ 3 milhão, considerando o total dos recursos pertinentes aos dezenove vereadores
7 – Promover o encontro da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e da Direção do Museu Mariano Procópio com empresários da cidade, assim como com outros possíveis financiadores visando à elaboração de projetos de captação de recursos para o Museu. Também realizar campanha para que pessoas físicas e jurídicas possam repassar parte de seus respectivos impostos (Imposto de Renda) à Fundação Museu Mariano Procópio
8 – Estimular os professores a realizar projetos educativos no Museu Mariano Procópio com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Estadual de Educação
9 – Elaborar agenda cultural mensal com atividades musicais, literárias e artísticas nas dependências do Museu
10 – Realizar parceria com a Polícia Federal para permitir que o terreno próximo ao Museu, pertencente a esse órgão, com o objetivo de que o mesmo seja utilizado como estacionamento para os visitantes;
11 – Transformar o restaurante do parque em um café adequado ao estilo imperial, atraindo, com mais vigor, turistas e clientes
— —
Veículo: Brasil Escola
Editoria: Notícias
Data: 11/09/2018
Título: UFJF divulga locais de prova do Vestibular 2018 para cursos a distância
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou os locais de prova do Vestibular 2018 para cursos a distância (EaD) nesta terça-feira, 11 de setembro. A seleção será realizada no próximo domingo, das 9h às 13h.
O Vestibular será aplicado nas cidades de Boa Esperança, Governador Valadares, Juiz de Fora, Salinas e Sete Lagoas.
Os candidatos precisam levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).
As provas do Vestibular para cursos EaD serão constituídas de 50 questões objetivas de disciplinas do ensino médio.
Enem
Outra modalidade de ingresso nos cursos a distância da UFJF é o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A UFJF aceitou as edições de 2016 e 2017 do Enem para a avaliação.
Resultado e Vagas
O resultado do Vestibular será divulgado em 21 de setembro. As datas das matrículas serão informadas em um edital próprio.
A UFJF oferece neste Vestibular 750 vagas no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade a distância. Destas, a metade é reservada aos estudantes de escolas públicas.
As vagas são para os cursos de Administração Pública, Educação Física, Física, Matemática e Química.
Das vagas oferecidas nos cursos a distância da UFJF, 70% são para o ingresso pela prova tradicional e o restante pela nota do Enem.
Mais informações no Edital.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 11/09/2018
Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/11-09-2018/pism-2019-tem-mais-de-30-mil-inscritos.html
Título: Pism 2019 tem quase 35 mil inscritos
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) superou o recorde de inscrições de todas as edições do processo seletivo, com 34.743 candidatos inscritos. Deste total, 17.480 irão realizar as provas do módulo I, 10.152 participarão do módulo II e 7.111 concorrem às vagas reservadas ao Pism pelo módulo III. Na edição anterior, 29.609 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, o que representa um aumento de cerca de 17% no número de candidatos.
Para o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, o recorde de inscrições reflete a confiança por parte da população no processo seletivo. “O Pism, cada dia mais, se consolida como um acesso diferenciado, e com essa reserva de 50% das vagas, nós temos percebido que fortaleceu ainda mais o interesse das pessoas pelo processo. Além disso, acho que isso representa um prestígio que a UFJF tem, porque não são candidatos só daqui, são de vários lugares do Brasil, e percebemos que hoje é um projeto vitorioso.”
O Pism 2019 vai ofertar 2.323 vagas, sendo 1.908 direcionadas a 62 cursos no campus de Juiz de Fora, e 415 vagas a dez cursos no campus avançado de Governador Valadares. Metade das vagas na instituição é destinada ao módulo III do programa, próprio da universidade, enquanto os outros 50% são reservados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).
Comprovante de inscrição
Os candidatos devem aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na área do candidato (https://ingresso.ufjf.br/), a partir das 15h do dia 20 de novembro. No documento serão indicados os locais de prova, que serão realizadas, além de Juiz de Fora, nas cidades de Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). O processo seletivo acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, das 13h às 17h30.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 12/09/2018
Título: UFJF tem quase 35 mil candidatos inscritos para o Pism 2019
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta terça-feira (11) que a edição 2019 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) contou com 34.743 candidatos inscritos. O número de inscrições é o maior já registrado pela instituição.
De acordo com a UFJF, o processo seletivo contou com um aumento de 17% em relação à última edição, quando foram 29.609 candidatos. O Pism 2019 oferece 2.318 vagas em 72 cursos. Foram 17.480 inscritos no Módulo I; 10.152 candidatos para o Módulo II e 7.111 no Módulo III.
O reitor da instituição, Marcus David, comemorou o recorde, pois segundo ele isto demonstra a credibilidade do processo seletivo realizado pela UFJF e serve como incentivo para ampliar a qualidade dos cursos oferecidos.
O comprovante definitivo de inscrição estará disponível no site da UFJF entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro. Nele estarão as informações sobre o local onde cada candidato vai realizar as provas.
As provas do Pism ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/09/2018
Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/11-09-2018/pism-2019-tem-mais-de-30-mil-inscritos.html
Título: Pism 2019 tem quase 35 mil inscritos
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) superou o recorde de inscrições de todas as edições do processo seletivo, com 34.743 candidatos inscritos. Deste total, 17.480 irão realizar as provas do módulo I, 10.152 participarão do módulo II e 7.111 concorrem às vagas reservadas ao Pism pelo módulo III. Na edição anterior, 29.609 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, o que representa um aumento de cerca de 17% no número de candidatos.
Para o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, o recorde de inscrições reflete a confiança por parte da população no processo seletivo. “O Pism, cada dia mais, se consolida como um acesso diferenciado, e com essa reserva de 50% das vagas, nós temos percebido que fortaleceu ainda mais o interesse das pessoas pelo processo. Além disso, acho que isso representa um prestígio que a UFJF tem, porque não são candidatos só daqui, são de vários lugares do Brasil, e percebemos que hoje é um projeto vitorioso.”
O Pism 2019 vai ofertar 2.323 vagas, sendo 1.908 direcionadas a 62 cursos no campus de Juiz de Fora, e 415 vagas a dez cursos no campus avançado de Governador Valadares. Metade das vagas na instituição é destinada ao módulo III do programa, próprio da universidade, enquanto os outros 50% são reservados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).
Comprovante de inscrição
Os candidatos devem aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na área do candidato (https://ingresso.ufjf.br/), a partir das 15h do dia 20 de novembro. No documento serão indicados os locais de prova, que serão realizadas, além de Juiz de Fora, nas cidades de Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). O processo seletivo acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, das 13h às 17h30.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/09/2018
Título: Professor da UFJF lança livro sobre trajetória de Plínio Salgado
Professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leandro Pereira Gonçalves lança, nesta quarta-feira (12), seu primeiro livro autoral – Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975). Segundo o autor, o propósito do livro, que é resultado de mais de duas décadas de estudos acadêmicos, é fazer uma análise da trajetória política, cultural e religiosa da maior liderança histórica do principal movimento fascista brasileiro – a Ação Integralista Brasileira.
“O livro aborda sua trajetória (de Plínio Salgado), desde seu nascimento, do seu contexto familiar e cotidiano, até a morte. Um dos tópicos centrais desta trajetória é a influência de Portugal: a intelectualidade portuguesa contribuiu muito para a formação do integralismo brasileiro na década 1930, e depois ele, na época do Estado Novo, foi exilado no país. Com seu retorno ao Brasil, em 1946, valores portugueses aparecem na vida política da época”, resume.
O autor visa propor uma reflexão sobre o conservadorismo político brasileiro. “Por ser considerado o principal nome do movimento, Plínio Salgado até hoje é lembrado e idolatrado por neointegralistas espalhados pelo Brasil, que têm como propósito a implantação de uma política incorporada a este discurso”, pontua o professor, que também frisa a importância de contribuições a respeito de movimentos à direita e do conservadorismo brasileiros para a História.
Juiz de Fora foi a cidade escolhida para o lançamento da edição brasileira – o livro foi lançado no ano passado em Portugal, Conforme o autor, o movimento integralista no município foi bastante atuante, e recebeu a visita de Plínio Salgado diversas vezes. O evento acontece a partir das 19h, desta quarta-feira (12), na Planet. Os exemplares estarão disponíveis para compra, no valor de R$ 59.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 12/09/2018
Título: Evento no IAD recebe apresentação do grupo Amplitud
O Grupo de Pesquisa e Criação Amplitud fez uma intervenção no 5º Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF nesta quarta-feira (12). Batizado de “268 dias” e com base nas habilidades do circo, o trabalho parte de uma experiência anterior no qual as cargas, cicatrizes, marcas e cansaço cotidiano são explorados através da força e do equilíbrio. O evento organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens começou na terça (11) e tem o objetivo de contemplar os cruzamentos poéticos que caracterizam cenários contemporâneos. As atividades seguem até sexta (14) no Instituto de Artes e Design (IAD), no Campus da UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 12/09/2018
Título: Quadrangular final do Mineiro do Interior de futsal será em JF
Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (12) que Juiz de Fora irá sediar o quadrangular final do Campeonato Mineiro do Interior adulto marcado para os dias 28, 29 e 30 de setembro no Ginásio do Sport Club JF. A cidade será representada pelo Tupi Futsal no evento, que ainda terá as participações do tradicional Praia Clube, de Uberlândia, do Patrocínio Tênis Clube, de Patrocínio (MG), e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, do município homônimo.
A possibilidade de reunir as principais equipes do interior do estado em casa foi destacada pelo presidente do Tupi Futsal, Rafael Ramos. “Buscamos aproximar o Tupi Futsal da torcida. Historicamente nossa equipe faz bons jogos com a presença nas arquibancadas, e a nossa intenção é sempre trazer mais partidas para a cidade. Nesse ano jogamos contra o Álvares Cabral e o Corinthians (pela Copa do Brasil) e foram partidas espetaculares e de ótima presença dos torcedores. Trazer essa final para Juiz de Fora, inclusive, é bom para dar uma resposta aos patrocinadores, que poderão ver de perto como é a seriedade do nosso trabalho”, avalia o diretor.
A escolha do Sport Club como sede também foi justificada pelo diretor, visto que o Tupi costuma realizar partidas oficiais na UFJF. “A Federal estará ocupada com um evento de crossfit na data. O Sport tem um ginásio que atende todas as solicitações e já abrigou grandes jogos do futsal juiz-forano. É um local histórico e, em conjunto com a diretoria do Sport e a Secretaria de Esportes (SEL), decidimos fazer a final lá”, explica Rafael.
As quatro equipes já estão classificadas para a semifinal do Estadual – competição que contará com as equipes de Belo Horizonte, que deve acontecer em outubro. Logo, a confirmação do quadrangular final encorpa o calendário alvinegro no segundo semestre, repleto de competições agendadas. A próxima, inclusive, já ocorre a partir desta sexta-feira (14), quando o time sub-20 do Galo das quadras vai até Uberlândia para a disputa do quadrangular final do Campeonato Mineiro do Interior da categoria.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Política
Data: 12/09/2018
Título: Justiça Eleitoral faz campanha para combater abstenção
Na tentativa de conscientizar os eleitores sobre a importância da participação no processo eleitoral e incentivá-los a votar, a Justiça Eleitoral tem realizado campanha contra a abstenção nas eleições de 2018. A ação consiste na veiculação de peças publicitárias em emissoras de TV, rádios e redes sociais que alertam sobre a relevância do voto e os impactos do não comparecimento às urnas, da anulação ou da escolha do voto em branco. A preocupação com a participação do eleitorado é justificada pela evolução dos números de ausentes nas últimas eleições presidenciais. Em 2014, o nível de abstenção no país chegou ao patamar mais alto em 16 anos: um total de 27,7 milhões de brasileiros não votaram, o que correspondeu a 19,4% dos 142,8 milhões de eleitores que o país possuía.
Em Juiz de Fora, a abstenção nas eleições presidenciais foi crescente entre 1998 e 2014. Enquanto, no primeiro ano, 14% dos eleitores não compareceram às urnas, no último, o percentual chegou a quase 19%. Para se ter ideia, neste intervalo de 16 anos, a quantidade de juiz-foranos aptos a votar aumentou 30%, passando de 301.199 para 392.193, conforme dados da Justiça Eleitoral. Paralelamente, o número daqueles que não compareceram às urnas subiu 76%, indo de 42.167 para 74.281.
De acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha contra o absenteísmo nas eleições 2018 alerta que “não ir às urnas contribui para a escolha de governantes e legisladores com legitimidade reduzida e baixa representatividade”. A iniciativa também desmitifica boatos de que o pleito pode ser invalidado, caso a maioria vote em branco. “As peças publicitárias enfatizam que voto em branco, aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos, não é mecanismo de protesto e só contribui para a escolha de políticos com um número menor de votos.” O órgão também reforça que “o voto é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental para sua consolidação”.
Desânimo com cenário político
Na análise do cientista político e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Chaloub, o desânimo com o cenário político e o fato da justificativa à ausência nas urnas ser feita de forma simples são os principais fatores que contribuem para a abstenção do eleitorado. Este ano, ele considera que as eleições trazem um aspecto que também pode interferir na participação. “O fato de se ter o candidato que lidera as pesquisas fora da disputa pode implicar na desistência de um número maior de pessoas. A representação política é muito delicada e, quando rompida, o eleitor pode não reconhecer aquela eleição como legítima. Isto não é apenas sobre o Lula, mas qualquer figura política que estivesse nesta situação de ter a maior intenção de votos, mas não concorrer.”
Quanto ao episódio de agressão contra Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, o especialista acredita que não deve interferir na abstenção. “O efeito deve ser contrário, de motivar os eleitores dele a comparecerem às urnas”, pontua. “O que eu não acredito é que possa interferir na rejeição, no sentido de que quem não votaria nele mude de opinião por causa do ocorrido.”
Para Chaloub, a melhor maneira de combater a abstenção é a Justiça Eleitoral informar sobre o funcionamento do sistema político. “É preciso maior compreensão das relações entre os cargos e como funciona a dinâmica política no nosso país. Seria mais eficiente campanhas neste sentido.”
— —